Posts Recentes

COMO EU APRENDI INGLÊS SOZINHA | DICAS

02 junho 2016


Oi gente, o post de hoje será bem diferenciado do que estamos acostumados por aqui. Recentemente, coloquei em meu currículo "inglês avançado", pois realmente estou em um nível da língua bem avançado, o que faz com que me comunique bem melhor com falantes do inglês. Quando disse que aprendi tudo sozinha, muita gente ficou curiosa em saber meus métodos de aprendizagem e por isso vou fazer esse post, para repassar as dicas para vocês leitores que possuem essa vontade de dominar a língua inglesa sozinhos. Lembrando que eu segui uma linha do tempo de estudos e me dediquei bastante.  Se tiverem perguntas, responderei em vídeo! 

1. INTERESSE E DEDICAÇÃO
Bem gente, isso é o óbvio. Para aprender inglês, eu usei muito do meu tempo vago para aprender e explorar a língua inglesa. Portanto, é preciso que realmente haja interesse em gastar o teu tempo se dedicando a aprendizagem.

2. VÍDEOS AULAS
Uma das ferramentes que eu utilizei para aprender e tirar dúvidas, foi o youtube e seus vídeos aulas. Como na escola regular de inglês eu não achava o método tão interessante assim, pude buscar professores no youtube que ensinavam de um modo mais dinâmico e divertido. Para mim, funcionou perfeitamente, pois eu aprendi espontaneamente. Um dos canais que eu indico é o da Carina "English in Brazil". Ela é professora de inglês e ensina de um jeito muito fácil de entender. 

3. MATERIAL DE ESTUDO
É muito importante que você tenha o material correto para estudo. Você pode buscar livros de gramática em livrarias e sites especializados, dicionários, listas de exercícios, CDs com áudio entre outras coisas que julgar necessário. Esse material é o de apoio e ele é essencial para você aprender a parte básica da língua inglesa. Preposições, pronomes, conjunções, verbo to be, entre outras coisas que aprendemos no início. Deixe a pronunciação quando estiver em um estágio mais avançado, porque dai você irá focar apenas nas pronúncias e conversação. 
4. PRATIQUE
Uma das dicas mais infalíveis é com certeza essa: praticar. A gente pode saber a teoria de cor e salteado, mas sem a prática, não vamos muito longe. Comece escrevendo frases em inglês, qualquer coisa, depois comece a aumentar o tamanho e escreva textos, crônicas, faça um diário, qualquer coisa que te faça escrever na língua inglesa. Em um estágio mais avançado, pratique a fala também, aprenda a pronúncia das palavras e fale sozinho, converse com o cachorro, treine em frente ao espelho, se apresente par você mesmo. Aqui o importante é praticar e treinar, pois é assim que vamos gravar e perder o medo de falar e escrever. 

5. CONSUMA PRODUTOS EM INGLÊS: FILMES, SÉRIES, MÚSICAS E LIVROS
Aqui talvez seja a dica que mais valeu para mim. Desde muito nova, eu consumi esses produtos na língua inglesa. As músicas possuem um poder enorme de nos ensinar inglês, pois aprendemos as pronúncias e captamos expressões, frases e etc. Apesar dela parecer o suficiente, não fique somente decorando esses versos, pois DECORAR NÃO É APRENDER. Isso também vale para séries e filmes, você aprende a pronúncia e conhece expressões, mas não decore. E livros são ótimos para você treinar a sua compreensão e interpretação de texto.

6. NÃO DESISTA
Você vai se cansar e vai querer desistir, mas lembre-se do seu objetivo. Aprender inglês é um processo demorado e a longo prazo. Requer dedicação e paciência, pois estamos falando de uma língua bem diferente da nossa. Vai parecer que você nunca vai conseguir aprender, mas não se engane, o ser humano tem muita capacidade de aprender, só é preciso dedicação e se desenvolver. 

7. NÃO TENHA VERGONHA DE PEDIR AJUDA
Se você não sabe, pergunte, busque ajuda. Não há vergonha alguma em não entender um assunto e buscar informações com quem já sabe e/ou é especializado. Isso vai fazer com que sua duvida seja sanada de uma forma correta e não há chances de você aprender errado.

Bem gente, essas foram as minhas dicas para você que quer aprender inglês sozinho. Eu segui elas e hoje em dia consigo me comunicar normalmente com pessoas que possuem a língua inglesa como nativa. Se vocês tiverem algum dúvida, é só deixar nos comentários ou nas redes sociais, que responderei em vídeo. ♥
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Ótimas dicas, Anne! O mais importante realmente é não desistir e não ter medo de praticar quando tiver oportunidade. No último ano tive infinitas oportunidades de me comunicar com pessoas fluentes na língua ou mesmo com nativos, e não desperdicei elas. A gente fica com medo de falar, mas a verdade é que eles entendem que você está aprendendo e até te ajudam, caso precise.

    A gente tem é que se arriscar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua dica!
    Meu maior sonho é falar ingles fluentemente.
    Eu realmente AMO o idioma, e tenho muita vontade e sonho de estar dominando a lingua inglesa.
    Vou estudar sozinha!!!

    ResponderExcluir