Posts Recentes

#32 A Guardiã de Histórias, Victoria Schwab

09 maio 2016

A Guardiã de Histórias
Série: The Archived # 1
Autora: V. E. Schwab
Ano: 2016
Páginas: 322
Idioma: português 
Editora: Bertrand Brasil
Livro cedido em parceria com a editora.
Sinopse: Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.
Classificação: 5/5 

O primeiro livro da série The Archived, A Guardiã de Histórias, escrito pela Victoria Schwab foi publicado no Brasil pela Bertrand Brasil e conta a história de Mackenzie Bishop, uma guardiã de Histórias. Mac e sua família se mudaram para o Coronado para tentar uma vida nova, principalmente após a morte de seu irmão Ben. O prédio novo é super velho e cheio de histórias e nesse universo criado pela Schwab, Histórias são os mortos e elas precisam estar no Arquivo. A função de um guardião é cuidar dessas Histórias para que elas não fujam do Arquivo. Mas como nada é perfeito, alguém está perturbando e tentando alterar as Histórias e apagando trechos que são essenciais e Mac precisa desvendar o mistério, unir as peças para que o Arquivo não sofra as consequências.

Quando vi o lançamento desse livro, é óbvio que me interessei de cara. Além de ter uma premissa bem interessante, ele também é escrito por uma autora que recebe muitos elogios. Então A Guardiã de Histórias entrou para a minha lista de leituras e fiquei super satisfeita com o resultado.

Imagina só um universo totalmente novo em suas mãos, esperando para ser lido. Pois bem, antes de começar a falar sobre as minhas impressões vocês precisam saber que essas Histórias, são os mortos. E Mac, nossa protagonista, é a guardiã deles, ou seja, ela tem a responsabilidade de cuidar de uma História toda vez que ela está perdida e precisa voltar para casa. Seu trabalho se concentra no Arquivo, termo utilizado para o lugar onde as Histórias estão. 

Eu achei muito corajosa a atitude da autora em escrever sobre algo tão teoricamente sensível como a vida após a morte, para onde as almas vão, etc e tal. A construção da história se da de uma forma muito sutil e tranquila, de forma que a gente vai se moldando em meio as informações delicadamente colocadas e nos deleitando com a ambientação arrepiante e incrível que Schwab nos presenteia.
"Diminuo os passos ao atravessar o átrio. O Vitral está escuro, como se o céu por cima dele, caso houvesse um céu, tivesse sido tomado pela noite; ainda assim, o Arquivo brilha, iluminado apesar da ausência de luz. Caminhar por lá é como atravessar uma piscina. Água fresca, cristalina, bela. Faz a gente andar devagar, nos segurando e encarchando. Deslumbrando." Pág. 110 - Capítulo -10
Os personagens são muito bem apresentados e colocados no momento certo da História. Além da protagonista, Mac, ser uma personagem muito interessante e por vezes um pouco complexa, vemos os coadjuvantes tendo uma importância valiosa para o sucesso e conclusão da trama. Eu não irei falar muito sobre esses personagens, pois acho muito válido a descoberta deles em meio a história e quais são suas representatividades. 

Confesso que fiquei bem surpresa com o final. Não que no meio da história a gente já não tivesse desvendado algumas coisas, mas gostei muito do que a autora fez com a história e da maneira como ela conduziu e concluiu o primeiro volume dessa série. O mistério, o suspense, o romance leve, a família, os amigos.. O recomeço. Esse livro trata de tantos assuntos e é impossível não tirarmos algo bom dele.

A diagramação está ótima. As páginas são amareladas e a fonte está em um tamanho bom para a leitura. O livro não é grande e por isso a leitura fluiu super bem e quando vi já o tinha terminado. É uma história fantástica, em um universo totalmente original e bem construído, com personagens interessantes e e bem aproveitados. A Autora conseguiu criar um universo que há muito tempo eu não via por ai. 




Comentários
25 Comentários

25 comentários :

  1. Oi Anelise, eu também li esse livro recentemente e adorei a escrita da autora. Ah, eu também fiquei bem surpresa com o final e estou curiosa pelo proximo volume. É uma leitura bem rápida mesmo e tudo é muito intrigante nesse cenário né?! Concordo sobre a diagramação, a editora está de parabéns.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fiquei muito interessada sobre o assunto vida apos à morte, muito mais intrigante.
    Obrigada pela dica!

    Aguardo a sua visita!
    Muitos Livros e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, nossa, eu já estou curiosa com essa história e quando vejo resenhas dela fico ainda mais empolgada, pois todo mundo está gostando. QUe bacana ver que o livro foi bom para você e que te surpreendeu, gostei de saber que é conduzida de uma forma leve e que temos vários temas como família e amigos na história, acho que irei gostar, espero poder ler logo

    ResponderExcluir
  4. Oi Anne, desde que começaram a divulgar este livro aqui, não me interessei muito. Achei original a questão de abordar o universo dos mortos, mas ainda não senti aquela fisgada para realizar a leitura. Que bacana que mesmo você sacando o final, ainda assim foi surpreendente.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, tudo bem?
    Vi esse livro entre os lançamentos da Bertrand e fiquei bem interessada por ele!
    Achei a premissa da história super diferente e atrativa.
    A autora realmente foi bem corajosa por falar sobre um assunto tão delicado.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa e empolgada para realizar essa leitura e eu espero ler esse livro muito em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii!!

    Eu não conhecia esse livro ainda e achei muito legal que esse livro seja cheio de significado assim. Acho que livros devem mesmo mexer conosco e nos fazer refletir e obras que fazem isso são as melhores.
    Adorei a dica e achei a capa linda!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler esse livro! Acho a premissa simplesmente perfeita e quero ver como a autora desenvolve tudo isso... Acho que irei adorar a leitura, então espero fazê-la logo. Amei saber tua opinião e sua resenha ficou ótima!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  8. Oiee Anelise ^^
    Acho a capa desse livro tão lindinha! Estou curiosa para lê-lo desde que o vi nos lançamentos da editora, mas acabei não o solicitando *-* Saber que você gostou tanto está me fazendo ficar arrependida por não tê-lo pedido...hehe' não imaginei que a história seria tão encantadora e original assim, parece que me enganei *-* Gostei bastante da sua resenha, e o livro já foi para a listinha!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane,
    gostei da premissa da obra, e a sua resenha me fez ficar muito curiosa por fazer essa leitura, adoro obras com essa pegada que você descreveu e acho que iria adorar me envolver nessa história. Pra completar achei a capa legal também, bem diferente do padrão da Bertrand até. O Livro entrou pra minha lista, beijos

    ResponderExcluir
  10. Amei a premissa!
    Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei bastante curiosa com a trama.
    É muito bom quando mesmo que já tenhamos descobrido os mistérios, a autora ainda consegue nos surpreender com o final! A capa é linda também.
    Obrigada pela dica! Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Nossa Anelise!

    Achei o enredo bem criativo, nunca li nada parecido... Só por isso a história já me ganhou. Imaginei que o livro se referia a alguém que guardava um grande livro da qual só ela poderia contar a história kkkk Nada vê.

    Gostei bastante de sua resenha e fiquei como muita vontade de ler esse livro!

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI Anne!

    Como sempre o universo literário vem me surpreendendo, a cada dia conheço um autor diferente, uma estória única e universos distintos. Achei a sinopse muito interessante e a princípio achei que o nome Mac era referente a homem, a autora foi perpiscaz em trabalhar com um tema sutil e complexo. Já me vejo navegando nesse universos paralelo e tentando descobrir quem está apagando os "arquivos" e pq.Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie! Eu conheci o livro através da lista de lançamentos da editora, mas apesar de já ter lido algumas resenhas positivas, o enredo não me atraiu. Achei interessante o tema utilizado pela autora e a forma como ela criou tudo, mas mesmo assim não leria. Além do mais, não sei se me agradaria acompanhar uma série apenas disso. Seria mais agradável, para mim, que este fosse um livro único. De qualquer forma, achei legal a ideia de que os mortos precisam ir para o Arquivo e fiquei curiosa para saber um pouco sobre o que a protagonista precisará fazer. Que bom que a leitura foi satisfatória para você. :3 Sobre o final ser fantástico, acho que essa é a parte que mais empolga qualquer leitor, heheh.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  14. Oi *--*

    Você está de cantinho novooooo adorei mulher.

    Sobre esse livro cara quero ler desde que vi o lançamento. Sério é muito genial toda essa estória da menina ser guardião de cadavers que são estórias. Confesso que fiquei muito mais empolgada pois essa é a primeira resenha que vejo do livro e ver que você gostou tanto me empolga ainda mais por ter te surpreendido o final. Muito mais ansiosa agora.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Anelise, eu vou ler esse livro, só estou esperando chegar. Menina eu estou super curiosa, sua resenha me deixou mais animada ainda. Também achei bem diferente essa trama e parece ser super contagiante. Não vejo a hora de conferir esse mistério que me deixa curiosíssima! ahaha

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Achei bem interessante a premissa do livro, não havia visto nenhum com a temática dessa maneira. E acho legal a autora estar explorando um universo diferente, dessa forma são mais chances de fazer uma estória legal e que não fique parecida com nenhuma outra já criada. Com certeza eu leria este livro!


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  17. Esse livro vai ser a minha próxima leitura! To muito ansiosa! A história parece ser muito diferente e fascinante e até agora só escutei elogios. Tenho certeza que vai ser daqueles livros que a gente começa e ler e não consegue largar até chegar na última página e depois fica se sentindo mal, achando que deveria ter lido mais devagar e aproveitado mais o momento

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  18. Foi essa ambientação que realmente pensei que fosse ser arrepiante que me fez resolver não ler o livro por enquanto... rs... Mas é algo bem diferente e inovador, escrever sobre vida após a morte muita gente escreve, só que isso de Histórias e Arquivo é algo que não me lembra de nada que já tenha visto, então um dia vou acabar me rendendo à obra. Fico feliz de saber que você gostou da forma como o livro foi trabalhado, acredito que lerei depois que a série for finalizada.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu vi esse lançamento e fiquei curiosa com ele também, mas como não é muito do gênero que leio, acabei deixando passar, sabe? Mas agora lendo sua resenha fiquei um tanto arrependida por ter deixado passar essa leitura, porque parece ser bem bacana mesmo, é um universo bem diferente e novo mesmo e fiquei feliz ao ver que a autora sobre desenvolver bem tudo. Enfim, gostei bastante da sua resenha e vou tentar ler esse livro algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Tenho muito interesse e curiosidade por esse livro. Acho muito interessante esse negócio de uma guardiã que cuida das histórias dos mortos. Gosto dessa pegada sobrenatural. Já tinha lido algumas resenhas da obra e em todas fiquei mais e mais interessada. A sua resenha só fez aguçar essa vontade de ler. Farei isso em breve. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Oie, confesso que não conhecia o livro, mas a capa me deixou totalmente curiosa sobre ele. E uau! Já está adicionado na lista. Espero poder gostar da leitura. O livro parece ser do tipo que irá me prender do começo ao fim. O mundo criado pela autora me parece bem interessante. Ansiosa para leitura. Obrigado pela dica.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  22. Eu já estava empolgada para ler esse livro, sua resenha me fez ficar pensando por que motivo ele ainda está parado ao lado da cama e não na pilha de lidos?
    Gostei muito de saber que a história é original e bem construída, até porque meio que confirma o que eu já espero do livro - espero gostar tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Nossa, sua resenha me deixou com muita vontade de conferir essa história! O universo que a autora criou é diferente de tudo o que já li, sem contar que ela foi mesmo corajosa por encarar um tema delicado como esse. Saber que os personagens são complexos e bem construídos me anima ainda mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá Anelise,
    Adorei sua resenha! Estou encantada com a premissa da história. Como você disse, bem inusitado da parte da autora abordar esse tema, mas acho que ela fez isso muito bem.
    Legal o final ter sido inusitado e a leitura te agradado.
    Enfim, anotei a dica e espero curtir tanto quanto você.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele já me conquistou, creio que seja uma leitura fascinante. Achei o tema bem criativo, diferente do que já li, e pela sua resenha deu pra perceber que vale mesmo a pena a leitura, é como se livros fossem pessoas, ou pessoas fossem livros. Dica mais que anotada! Gostei bastante da resenha.

    ResponderExcluir