Posts Recentes

[RESENHA] Trono de Vidro, Sarah J. Mass

20 novembro 2015

Título: Trono de Vidro
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2013
Sinopse: Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida.
Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela… Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor.
Então um dos outros concorrentes aparece morto rapidamente seguido por outros… Pode Celaena descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a nova vítima? A medida que a investigação da jovem assassina se desenrola a busca por respostas a leva descobrir um destino maior do que ela jamais poderia ter imaginado.
A minha ressaca literária foi bem malvada comigo no mês de outubro e no início de novembro e isso me parar de ler qualquer coisa que eu tivesse na estante. Mas me forcei a ler, porque estava interessada na história. E o meu gênero favorito no mundo da literatura, é fantasia. Elfos, cavaleiros, castelos, criaturas místicas, mundos cheio de mistérios e magia. Quando soube da existência de Trono de Vidro da Sarah J. Mass, logo fiquei interessada. Seja por essa capa misteriosa e bonita, seja pela sinopse instigante. Demorei pra ler e me arrependo disso amargamente, pois Trono de Vidro entrou em meus favoritos do ano. 

Trono de Vidro conta a história de Celeana Sardothien, uma assassina que após ser capturada e forçada a trabalhar nas minas de sal de Endovier, é convidada pelo príncipe a participar de um concurso e se tornar a campeã do rei, ser a assassina real. Com sua vitória, Celeana ganharia liberdade e em 5 anos estaria livre. Celeana passa a treinar com Chaol, o cavaleiro, amigo, servo do rei e guarda costas do príncipe Dorian, e começa a ficar em forma e mostrar a todos o porque de ser considerada a maior assassina dos últimos tempos.

Sarah J. Mass me surpreendeu de uma forma muito positiva. No ano de 2015, li poucas fantasias, porque queria explorar novos gêneros, e ter lido Trono de Vidro foi muito bom para me lembrar o por que de ser meu gênero literário favorito. A escrita da autora é gostosa e detalhada, gostei da forma como ela descreveu os momentos, as confusões, as sensações dos personagens. Maas praticamente pegou em minha mão e me guiou pelo castelo, pelos campos e pelas montanhas ambientadas na história. 

O desenvolvimento dos personagens não foi o ponto alto da história, no entanto, pouco me incomodou. Celeana e Chaol são os meus personagens favoritos e até o secundário como Nox me encantou. Para mim, Sarah soube como criar personalidades incríveis, mas não soube exatamente como aprofundar - alguns - personagens. Para mim, o personagem que menos chamou a atenção e protagonizou um certo triângulo amoroso, foi o príncipe Dorian. Talvez o meu problema em relação a ele seja puramente culpa minha, mas que eu achei ele chatinho, eu achei.
 "– Aprender com graciosidade não fez parte do seu treinamento?    – Não – respondeu Celaena, com amargura. – Aerobynn me dizia que o segundo lugar é apenas um título bonitinho para o primeiro perdedor.”

Falando em triângulo amoroso, sim, ele existe na história, mas não acho que tenha sido a maior coisa que acontece. O universo é bem instigante e toda a competição de quem será o campeão do rei é muito mais interessante que o romance. No entanto, acho que Sarah forçou um pouco a barra ao fazer sentimentos aparecerem em horas impróprias. 

Celeana é uma personagem marcante e de personalidade forte. Adoro protagonistas fortes e que são independentes, mesmo que se envolvam em romances. Gosto de como a autora a descreve, principalmente seus conflitos internos. O mistério que paira sobre ela, que te faz querer saber todos os segredos que ela carrega. Ainda bem que somos expectadores e podemos saber os seus segredos, imagina se fôssemos alguém de dentro da história? 

Mas isso que eu contei é apenas a camada superficial dessa grande história. Existem mais personagens, mais mistérios e mais coisas que aconteceram e me fizeram amar essa obra. Trono de Vidro é uma grande história, protagonizada por uma grande personagem. Se você procura ler algo de fantasia, mas que não seja pesado, mas também não seja raso, essa é a opção certa. Se você leu, me conta o que achou nos comentários! Até mais.
Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Todo mundo fala deste livro pra mim, já coloquei ele no topo da minha lista kkkk pretendo comprar em breve <3

    ResponderExcluir
  2. Oiee.
    Não sou fã de fantasia, então o livro não me agradou.
    Maas claro que para quem gosta é um prato cheio.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho muita certeza se quero ler esse livro. A parte que você comentou que o desenvolvimento do personagem não foi feito muito bem me deixa com um pé atrás. O universo precisa ser muito bem construído pra sustentar a coisa toda. Ele é contado em primeira ou terceira pessoa?

    http://criptografandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu ainda não li esse livro, mas a premissa dele me chama muito a atenção e tenho vontade de lê-lo; ótima resenha.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Já o conhecia, mas não sabia da premissa. Gostei dele, apesar de fantasia não ser meu gênero favorito. Por ser da Galera Record, eu não leria no momento, pois eles são muito relapsos quanto à revisão e edição. Mas quem sabe mais adiante...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu curto fantasia, mas a questão do romance, mesmo que de leve na história meio que quebrou minha vontade de ler... =T

    ResponderExcluir
  7. Quero pra ontem! Muitos falam tão bem que não estou resistindo.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. eu quero muito ler esse livro mas cade o dinheiro? sou louca pela série desde o lançamento do primeiro, no caso esse.

    ResponderExcluir
  9. Oiie gata!

    Como tá?

    Gosto de fantasias, mas mais infantil kkk sabe, sou medrosa quanto a coisas de morte, medo, me sinto dentro do livro e não consigo nem ler direito de tanto medo kkk até a capa me deu medo rs gosto mais de romance. .

    beiejos

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor!
    Ai que resenha hein.. só fez aumentar a minha curiosidade e vontade de ler esse livro. Comprei ele recentemente e não vejo a hora de ler, mas como a lista de leitura desse ano está feita eu coloquei na miha cabeça que iria deixa-lo para ler em Janeiro, e agora lendo a sua resenha acredito que alguém irá furar a fila haha..
    Muito bom saber que a autora não puxou para o lado do romance, não sou muito fã de romances em livros de fantasia, não sei porque rs' apesar de adorar romances. complicada né? haha...
    Já gostei da Celeana, forte e determinada, independente isso logo me cativa nos personagens. Opa, eu ouvi segredos? adoro segredos rs' e iria ficar louca se não pudesse saber haha..
    Assim que ler o livro irei comentar com você mais sobre o que achei. Adorei a sua resenha e seu cantinho"

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem!?
    Sua resenha está fantástica, mas sabe que esse livro nunca chamou muito a minha atenção? Mesmo com todas as resenhas positivas, eu não consigo me apegar a nada da história para ter vontade de ler!! E mesmo que o triângulo amoroso não seja o ponto forte da história, ele acabaria me incomodando um pouco! (sou chata neh?! haha)
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de fantasia e essa parece ser bem interessante, não para mim, mas para dar de presente, adorei a indicação, vi o presenteado em cada palavra que ia lendo, mesmo com o triangulo amoroso.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Esse não é o gênero que costumo ler e confesso que antes não tinha tanta vontade de ler essa história, mas depois da sua resenha fiquei bem animada o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Tenho uma relação de amor e ódio com esse livro. Ainda não o li, mas estou dividida entre alguns que leram e gostaram e outros que leram e odiaram. E eu estou nesse embalo hahaha acho que vou deixar a fase dessa série passar para eu poder ler sem me deixar influenciar por opiniões aleatórias.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso ler esse livro. Só leio críticas positivas. O que mais me chama atenção é o fato de ter uma protagonista forte. Isso ainda é difícil de acontecer em livros do gênero. Por tudo o que você falou, só me deixou com mais vontade de ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Anelise,
    Ao contrário de você que ama fantasia, eu já sou bem cética...
    Tem que ter muitos outros elementos desenvolvidos além de puramente fantasia para me cativar e essa série, chamou minha atenção depois que uma amiga elogiou HORRORES hahahah
    Então comprei o primeiro e o último livro ( que peguei em uma promoção) mas como me falta o segundo ainda não li.
    Depois da sua resenha me deu ainda mais vontade de ler, por essa protagonista forte e decidida e pelo triangulo, que eu amo, mesmo torcendo sempre pelo cara errado hahahah

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  17. Oiiie
    Noossa, ouço falar tão bem desse livro mas nunca tive curiosidade, a capa não atrai e o gênero menos ainda, porém, sua resenha está ótima e espero indicar para pessoas que gostam haha boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sua resenha e super tenho interesse na leitura desse livro. Amo fantasia também.
    Beijo.
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  19. Estou louca para ler esse livro!! Mas, como já estou com muitas series e trilogias em aberto, irei esperar concluir alguma antes de pegar esse. Mas a ansiedade não é pouca! Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu preciso muito ler essa série. Droga, todo mundo fala tão bem dela e eu ainda não acredito que eu não li. Pelo amor de Deus!


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Anelise!
    Sempre li comentários maravilhosos a respeito desse livro e, claro, curiosidade sempre ia a mil! Há cerca de 1 mês uma amiga minha leu e ela amou! Acredite: ela ficou quase 15 dias numa ressaca literária daquelas, só pensando nesse livro.
    Acho que a grande sacada da autora, além da agilidade da escrita, foi não ter focado tanto no romance e deixado a ação tomar conta. Estou doida pra ler!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  22. abe qual é a sensação? Fanfic.
    Eu não achei que a história fluiu bem, no fim acabei sentindo que parecia com tantos outros livros e que deixava a desejar, posso dizer que Graceling é quase impossível de não comparar.
    Mas os outros livros melhoram horrores, o terceiro me deixou extremamente feliz!^^

    ResponderExcluir