Posts Recentes

[RESENHA] O Beijo Das Sombras - Richelle Mead (Academia de Vampiros)

12 outubro 2015

Título: O Beijo das Sombras
Autor: Richelle Mead
Ano: 2009
Páginas: 309
Idioma: português
Editora: Agir, Nova Fronteira
Gênero: Literatura Estrangeira, romance
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma vampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi, os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Então eu finalmente li o primeiro livro da famosa série Academia de Vampiros, escrita pela Richelle Mead. Depois de Crepúsculo me traumatizar, eu nunca mais li nada sobre nossos sanguessugas, mas como a vontade de ler algo do tipo me assombrou e eu achei O beijo das Sombras barato para comprar, decidi que seria esse mesmo que eu leria. 
O beijo da sombras conta a história de Vasilisa Dragomir, mais conhecida como Lissa, e de sua guardiã, melhor amiga dampira, Rose Hathaway, que após um ''acontecimento'', fogem da Escola e passam a viver no mundo humano. Lissa sendo da realeza, sempre teve olhares indesejados sobre si, e, até o meio do livro, nós não sabíamos exatamente o que tinha acontecido para que ambas cometessem um ato tão imprudente como fugir de um lugar seguro para se aventurar na calamidade do mundo humano.

Até a página 100, eu pouco estava entendendo o que havia acontecido e o que estava acontecendo ali. Acredito que como meio de deixar o leitor fisgado e curioso, Richelle foi nos jogando pequenos fragmentos de respostas, mas nada concreto a ponto de descobrirmos o que de fato aconteceu e o por que disso ter acontecido. Ela sempre se refere "àquilo'' e isso me incomodou pouco. No entanto, um personagem me fez continuar a leitura... Seu nome é Dimitri. Nosso guardião, treinador lindo e charmoso. 
Sim, o Dimitri foi o personagem responsável por me fazer continuar a leitura. Eu pouco estava me interessando devido a falta de informação que a autora apresentava, mas a partir do meio do livro, as coisas começaram a se ajeitar e devido as ações dos personagens, os seus pensamentos, eu fui começando a entender a proposta e a gostar da leitura. Além do maravilhoso Dimitri, adorei como as amigas Lissa e Rose foram construídas durante a trama. Lissa em seu tom melancólico e depressivo, lutando para entender o motivo de coisas sinistras e ruins acontecerem com ela, puxando toda a áurea sombria sobre si mesma. Já Rose, determinada, altruísta, que fazia tudo pela amiga. Motivada a ser a melhor guardiã, sempre preocupada com Liss e sempre se abdicando para poder proteger a pessoa que ama. Personagens marcantes, cada um a sua maneira.

Caminhando para o final, começamos a ter respostas, pelo menos algumas delas. Percebemos o quão inteligente foi a abordagem da autora perante tudo o que girava em torno da personagem Lissa, que mesmo não sendo a protagonista, era o centro da história. Começamos a nos dar conta que tudo realmente tinha um motivo para ter acontecido. Os mistérios que rondavam a Escola e a família Dragomir, a curiosidade em saber o que tinha acontecido com Liss e Rose para elas fugirem. Os personagens como Natalia, Mia, Jesse, Victor... Todos eles foram fundamentais - literalmente - para a construção dessa trama.

Com um final surpreendente e até arriscado, Richelle nos entregou uma obra boa e com o arco principal fechado. Sei que os primeiros livros de séries tendem a ser introdutórios e O beijo das sombras não fugiu disso. Dei 3 estrelas pelas primeiras 100 páginas que não me cativaram, mas é com certeza uma história instigante e que me fará ler os outros da série. Se você, assim como eu, busca livros de vampiros que não sejam tão chatinhos e melosos, eu indico O Beijo das Sombras. Espero que sua leitura seja tão boa quando a minha foi. Até a próxima!

Comentários
27 Comentários

27 comentários :

  1. Olha tenho que dizer que sempre tive curiosidade de conhecer essa série, mas
    depois de saber a quantidade de livros que tem acabei desanimando rs
    Mas espero poder ler assim que tiver chance, porque cada livro nos trás uma estória bastante interessante e isso eu acho muito legal. Mas seilá, eu acho que não vou ler séries tão cedo não viu? Mas espero poder conhecer qualquer hora.

    Quanto a sua resenha, gostei de tudo que você abordou sobre a estória.
    Adorei suas impressões também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nos.html

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a série completa, mas nunca li. Não sou fã de vampiros e Crepúsculo me fez odiar mais ainda os sanguessugas.

    Gostei da sua resenha.
    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quando decidi entrar em um desafio de leituras eu pesquisei alguns livros e conheci esse, mais sei lá, não conegui me empolgar muito. Mas parece que engrena no final

    www.poyozodance.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Assim como você, li toda a série Crepúsculo e me decepcionei. Mas, diferente de você, não tenho coragem de ler outro desse gênero. O trauma foi grande. Gostei da sinceridade exposta na resenha. Tomara que você também goste dos próximos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou literalmente correndo dos dentuços..rs
    Brincadeiras à parte, que bom ter sido uma ótima leitura.
    No momento leio o Sonho febril de R.R.Martin, mas ainda sim, sem muito entusiasmo pelos vampiros.

    http://www.letrascomcafeina.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ane, tudo bom? Já tinha visto várias críticas positivas sobre a obra, mas nunca havia lido uma resenha. Fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre os personagens, principalmente Dimitri, que você falou tão bem. Sem contar que estou me roendo para saber o que Liss e Rose fizeram para ter de vir para o mundo humano. Aliás, existem mundo paralelos?
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá. Diferente de você eu não parei de ler esse tipo de livro por trauma de Crepúsculo, até porque li quando tinha 14/15 anos e tava bom pra mim naquela época. Mas agora tô com quase 22 anos e sei que não desceria direito. Eu já tinha visto esse livro e fiquei meio incomodada. Mesmo com a sua resenha, acho que só leria se realmente ganhasse de alguém. Não me arriscaria a comprar e correr o risco de não gostar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. oie como vai?
    eu nunca li a série e confesso não ter o menor interesse, acho a série meio clichê.

    ResponderExcluir
  9. não tenho interesse algum de ler a série justamente por tbm ser traumatizada com os vampiros de Meyer. xD
    Ultimamente, o que tem de livro sobre vampiros nessa vibe não é brincadeira, e isso me deixa em depressão profunda, pois gosto demais dos vampiros clássicos, e não desses que se apaixonam...
    ainda mais pra história passar a ter ritmo, levar 100 páginas??? prefiro deixar passar...

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não gosto de vampiros >< Não li crepúsculo neeem tenho vontade sinceramente, mas é porque eu travo durante esses enredos. Fiquei meio assim com o fato de levar 100 páginas até ficar interessante mesmo. Se fosse eu, já tinha desistido da leitura HSUAHSUAHSU. Mas ainda bem que persistiu. Espero que seja uma ótima série :d


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Não me arrisco muito no gênero vampiros mas já ouvi falar bem desse livro. Assim como a Ana Paula aqui de cima eu teria parado a leitura também mas confesso que eu odeio esse tipo de coisa, gosto de ser persiste e me surpreender

    ResponderExcluir
  12. Ola, tudo bem?
    Eu, infelizmente, só vi o filme e achei bem interessante. Até tive vontade de comprar o livro para ler, mas sempre acabo deixando para depois.
    Gostei muito da sua resenha, bem explicativa.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já li esse livro e gostei bastante, Dimitri é o cara rs' A Lisa me irritava um pouco e a Rose é uma comédia e uma amiga incrível!
    Parei no terceiro livro da série não sei porque, mas pretendo continuar a leitura. A cada livro uma surpresa e essa série é boa. Espero continuar lendo!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Anelise, eu li essa série um tempo atrás, e menina eu me apaixonei demais! Ainda quero reler ela para relembrar alguns acontecimentos, mas te digo que você vai amar todos os livros, continue que quero ver as resenhas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu vejo bons comentários sobre a série, mas sinceramente, não me animo a ler. Quem sabe futuramente por curiosidade... mas no momento eu passo.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ane, tudo bem?
    Minha amiga já leu essa série inteira, e adorou!
    Ainda não tenho os livros, mas tenho interesse nessa leitura. Uma pena que as 100 primeiras páginas tenho sido chatas para você, mas que bom que o resto do livro compensou...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Hey,

    Já li esse livro e não me interessou muito pela série. Motivo pelo qual eu não fiz nenhum esforço para ler os outros. para que isso aconteça vai depender muito da sorte mesmo. Lembro que o início também foi algo que não me empolgou nenhum pouco.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Eu não tenho a mínima vontade de ler esses livros. Na verdade nem sei o porquê. Eu não sabia nada da história até ler a sua resenha. Até que achei algumas coisas interessantes, mas não é livro pra mim.

    Bju

    ResponderExcluir
  19. Anelise, eu ainda não li o livro, mas tenho muita vontade, pois já li opiniões bem diversas sobre.
    Assisti ao filme e nele foi o Dimitri que fez eu continuar assistindo e pelo visto no livro ele também é bem interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Eu já li esse livro e amei! Ainda não busquei ler os outros, mas tenho certeza que irei gostar tanto quanto desse. Que bom que mesmo com as primeiras páginas tendo sido um porre para você depois a leitura fluiu.
    Gostei muito da resenha!
    Falemos sobre os próximos volumes mais tarde haha

    Beijoos
    Barb
    Toca dos Livros

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem.
    Estou louca para ler essa série pois todos que leram falam maravilhas dela, quero ler para tirar minhas conclusões. Acho que vou me dar bem pois não gosto de vampiros melosos.
    Parabéns pelo post ficou ótimo.
    Bjs Mary!
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho a série toda, mas não tive a oportunidade de ler os livros. Quando vi o filme fiquei com mais vontade de ler os livros.
    Adorei a sua resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Anelise!
    Eu gosto muito de vampiros e teve um tempo que eu lia tudo que podia sobre esse seres. Só li os primeiros três livros dessa série e gostei muito, ainda quero ler os outros e concluir a série, mas não sei quando porque são tantas séries para concluir que acabo deixando algumas de lado. :)

    Beijos,

    Rafa [blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  24. Devo dizer que Academia de Vampiros é uma saga que, mesmo sem nada de extraordinário no início, sua originalidade e personagens te prendem na história e te faz ansiar pelo próximo livro. Adorei sua resenha, e concordo com a lentidão do inicio! ^^ Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Essa é uma das séries que mais tenho vontade de conhecer. Já coleciono os livros e sonho em ler toda a série pelo tanto que falam dela. Já vou começar a série sabendo desse tom introdutório.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. A leitura premissa parece ser bem legal mesmo, mas livros com vampiros, vou deixar passar um pouco, quem sabe quando eu voltar a me interessar por eles!!

    Beijos

    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá

    Eu gosto de livros de vampiros,gostei da série Traída,pelos menos até agora,pois só li o primeiro, nem qualquer livro de vampiros que me chama atenção,gostei da premissa desse,mesmo com algumas ressalvas que você citou sobre a leitura no início ser meio arrastada eu daria uma chance a série.

    Bjss

    ResponderExcluir