Posts Recentes

Ideal / Real

11 outubro 2015

Resolvi falar um pouco sobre como a idealização que minha mente projetou, estragou um pouco de mim. Depois de várias sessões terapêuticas, eu e minha psicologa conseguimos concluir que as causas da minha tristeza profunda, era o excesso de idealização que eu tinha em mim. Desde nova, querendo sempre que meus sonhos mais íntimos e exuberantes fossem sendo concretizados. É claro que, quando tais sonhos não se realizaram, a frustração me pegou em cheio e até hoje não consegui eliminar essa parasita da minha vida. E é bem isso mesmo, a frustração é uma parasita que fica em sua cabeça, comendo tudo de bom que temos, incluindo nossos sonhos e metas. Ela é o lado negativo da idealização e uma sanguessuga. 
Talvez seja por causa dessa parasita que tantas pessoas estão tristes e afundadas em uma frustração sem limites. Vejo tanta gente, incluindo eu mesma, projetando uma vida e quando nada daquilo sai conforme planejaram, caem no desespero. Nossa mente inteligente que é, sabe como nos deixar bem, mas também sempre nos projetará ao mal, principalmente a partir do seu estado emocional. A mente tem poderes fortíssimos e isso pode ser usado para o seu bem ou para o seu mal. E a frustração, bem, ela é um mal terrível.

A partir disso, minha psicologa ficou repetindo pra mim o tempo todo, que eu deveria trazer para o real, tirar do imaginário. Comecei a notar em mim essa necessidade de me sentir real. Mas como trazer tudo isso para a realidade? Fazer com que tudo suma da sua cabeça e você comece a perceber coisas que realmente são verdadeiras? É um processo difícil e a longo prazo. A mudança vem de você e a partir disso, você começa a enxergar a mudança nas coisas ao seu redor, nas pessoas, no mundo. Enxergar faz parte de resgatar a realidade, mesmo sem perder sua idealização de vida e mundo. 

Não se torne uma pessoa extremamente realista, porque é ótimo sonhar, mas sempre se lembre de tirar do imaginário as coisas que quer para evitar que parasitas como depressão, ansiedade e a frustração, se alojem em você e devorem tudo o que há de bom em, como dementadores. Exercite sua mente, perceba os detalhes, permita-se olhar ao seu redor sem se deixar trair por um plano incerto e ideal. 
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Anne, seu texto resumiu totalmente o que estou passando na minha vida ultimamente. De uma hora para a outra, fui forçada a encarar o quanto eu estava idealizando/projetando a vida que desejo ter, e o quão pouco tenho feito para torná-la real. Sonhar é fácil, é simples, basta ter um pouquinho de imaginação. Porém, fazer aquilo tudo dar certo não é... É daí que vêm as frustrações, depressões, crises de identidade e tudo que só funciona para nos colocar pra baixo. Espero que tanto eu quanto você consigamos superar isso e tornar aquilo que sonhamos real, mesmo que seja aos poucos. A falta de coragem, no meu caso, foi o maior impedimento, mas espero de verdade vencê-la. Adorei de verdade o seu relato <3

    ResponderExcluir
  2. Gosto do seu blog porque ele é meigo e nerd ao mesmo tempo, desmitificando que para ser uma garota geek eu tenho que falar 'como meninos' (não que não goste nisso também).

    Bem, não sou assídua, sou nova nessas coisas de blog, mas gostei do texto e trazer as coisas para nossa realidade é o melhor que fazemos porque podemos trabalhar nela e construir algo que dependa de nós e não de nossos sonhos. Mas também sou "dreammer, but i'm not the only one" =)

    ResponderExcluir