Posts Recentes

Heroínas, de Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares

10 setembro 2018


Heroínas é uma antologia, onde as autoras trouxeram adaptações das famosas histórias de Os três mosqueteiros, O rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda e Robin Hood.

O primeiro conto do livro é da Laura Conrado, onde ela adaptou a história dos Três mosqueteiros. Então no conto Uma por todas, todas por uma, conhecemos Daniela D'artgnan que uma adolescente que ama os animais e pretende cursar veterinária. Daniela decide ser voluntária na ONG, cujo nome é Mosqueteiros. A garota não consegue entrar de primeira na ONG, pois a vaga de voluntário está aberta para estagiários e Daniela ainda não está na faculdade. Mas o destino se encarregará de colocar as pessoas certas em seu caminho e assim, Daniela e as mosqueteiras terão que salvar a ONG, já que o dono está pretendendo fechá-la.

Esse não foi o meu conto preferido dos três, mas eu gostei. A autora fez um ótimo trabalho na adaptação da história. Esse é o único conto que é narrado em primeira pessoa. As personagens do conto realmente amam os animais e o trabalho que fazem e juntas retribuem esse amor a ONG. E ainda teve uma pitadinha de romance, que ficou bem fofo.

- Quem ama os animais costuma não decepcionar as pessoas - digo com um pequeno sorriso no rosto.

O segundo conto foi escrito pela Pam Gonçalves, onde teve que adaptar a historia de O rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda. O conto se chama Formandos da távola redonda, e conhecemos a história de Marina. Marina está no último ano do colégio, namora o Guilherme, e recebeu uma missão. O dinheiro que o terceiro ano possuía para bancar a festa de formatura foi roubado, e agora Marina e seu colegas terão que arrecadar uma verba para que eles tenham uma festa digna.

Eu adorei esse conto, foi bem divertido ver os alunos se unindo para conseguir o dinheiro. Aqui também temos romance, mas foi bem diferente e o final maravilhoso. Não conheço a história do Rei Arthur, então não posso fazer comparações.

- As pessoas sempre vão falar alguma coisa. É você quem decide como vai ouvir.

Já o terceiro e último conto, foi escrito pela Ray Tavares que adaptou a história de Robin Hood. Este conto é intitulado de Robin, a proscrita. Somos apresentados a Roberta, uma garota bem inteligente e que é considerada uma cracker, uma espécie de hacker criminoso. Roberta e outros amigos, desviam dinheiro da conta de Pastor Felizzi para ajudar ONGs, instituições carentes, ou seja, quem realmente necessita. Roberta decide participar de um concurso onde os participantes terão que criar um programa, mas isso pode ser uma grande armadilha para pegar Roberta.

Eu já li livros da Laura e da Pam, mas não conhecia o trabalho da Ray, e foi uma surpresa positiva. Dos três esse foi o meu conto favorito. Adorei a ideia que a Ray criou, adaptando o conto original para os dias atuais. Foi muito divertido, ri bastante, teve muita ação. E mais uma vez, um pouquinho de romance que me encantou, fiquei torcendo pelo casal.

Ficha Técnica:
Título: Heroínas | Autoras: Laura Conrado, Pam Gonçalves e Ray Tavares | Ano: 2018 | Páginas: 256 | Idioma: português | Editora: Galera Record

No geral, eu adorei o livro e o mais importante é que as três histórias são protagonizadas por mulheres, onde os contos originais os personagens são homens. Então, na minha visão isso mostrou que a mulher pode estar em qualquer lugar, basta ela querer.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário