Posts Recentes

A Duquesa Feia, de Eloisa James (Contos de Fadas #3)

13 agosto 2018


A Duquesa Feia é o terceiro livro da série Conto de Fadas da  autora Eloisa James. O livro foi publicado pela Editora Arqueiro em 2018 e conta a história de Helen e Rhys, sendo baseado na história do Patinho Feio.

Como ela ousa achar que ele a ama, quando Londres inteira a chama de Duquesa Feia?
Theodora Saxby é a última mulher com quem se poderia esperar que o lindo James Ryburn, herdeiro do ducado de Ashbrook, se casasse. Mas depois de um pedido romântico feito na frente do próprio príncipe, até a realista Theo se convence de que o futuro duque está apaixonado. Ainda assim, os tablóides dizem que a união não durará mais do que seis meses. Em seu íntimo, Theo acredita que os dois ficarão juntos para sempre… até que ela descobre que o que James desejava não era seu amor, mas seu dote.E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação. Agora James precisará enfrentar a batalha de sua vida para convencer Theo que ele amava a patinha feia antes que ela se transformasse em cisne. E Theo logo descobrirá que, para um homem com alma de pirata, vale tudo no amor – e na guerra.

Ficha Técnica:
Título: A Duquesa Feia | Autora: Eloisa James | Ano: 2018 | Páginas: 272 | Idioma: português
  | Editora: Arqueiro | Tradução: Lúcia Brito
Livro cedido em parceria.

Esse é o meu terceiro livro lido da Eloisa James, mais um romance de época para a minha conta. Como já havia lido os outros dois volumes da série, eu já tinha uma ideia do que encontrar aqui. Apesar do nome ter me deixado com um desconforto, porque não acredito no termo "feio" para julgar pessoas, eu li, gostei, mas poderia ter gostado mais.

A narrativa da Eloisa James é muito fluída, ela tem um jeito muito engraçado de construir seus personagens e suas histórias. Aqui temos uma protagonista que é muito a frente do seu tempo, leve, engraçada, com muito potencial, que não acredita nas convenções da sociedade (até um certo ponto), mas que se tornou uma pessoa fria e dura devido às desilusões da vida. Em contrapartida, temos James, um personagem que tinha um enorme potencial de desenvolvimento, mas que acabou não sendo desenvolvido como deveria. 

Quando alguém se apaixonar por mim, e isso vai acontecer, porque a vida é longa e este casamento acabou, ele vai me amar por quem eu sou, não pelo meu rosto. Ele será capaz de ver dentro de mim e irá me querer por razões que irão além do meu dote ou do fato de eu poder ser transformada em uma prostituta sem sequer entender minha própria humilhação. 

O meu maior problema do livro está na sua parte final. O primeiro arco da história é extremamente legal, leve e cheio de personagens vivos. A autora não se apressou para mostrar a vida dos protagonistas antes do ACONTECIMENTO. No entanto, na parte final, parece que a autora economizou as palavras e simplesmente se apressou em terminar o livro. Quando chegou a última parte antes do epílogo, eu fiquei "mas, é isso?". Eu sentia que poderia ter sido melhor explorada a reconciliação dos personagens, porque a personagem Theodora tinha uma bagagem tão grande acumulada, que necessitava muito mais desenvolvimento, assim como a vida de James

No entanto, até a metade do livro, eu realmente me diverti, ansiei e torci para o casal a ponto de ter lido mais da metade em apenas 1 hora. O livro fala sobre a importância da confiança, da lealdade e de como não se deve, em nenhum momento, julgar ninguém. E é aqui que entra o segundo problema, a história lembra muito pouco O Patinho Feio, porque realmente não senti quase nada da inspiração aqui. Claro que conseguimos tirar algumas lições de vida, mas nada do que eu esperava de fato encontrar.

- você é lindo e eu não. Mas sabe de uma coisa, James? Prefiro mil vezes ser eu. Porque, quando me apaixonei por você, foi com sinceridade.

Em suma, eu esperava mais de A Duquesa Feia. Foi uma leitura gostosa, mas de longe é o livro que eu menos gostei da série. Mas se você está procurando uma série de romance de época, eu indico a série até momento, mas não sei se você irá gostar dessa história em específico, mas cada leitor tem uma percepção, então vá a diante e leia também! Depois me conte o que achou.
Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Pelo título do livro achei que a história seria mais convincente, no caso de superação, ter confiança, lealdade, mas uma pena que não superou suas expectativas..

    ResponderExcluir
  2. Eu também dou uma reviradinha de olhos pra esse título, acho tão apelativo e nada "profissional" pra uma obra, sabe? Mas pelo que vejo a série tem feito muito sucesso, uma pena que o final não tenha sido tão agradável assim. A gente vai com as expectativas a mil e quando esse tipo de coisa acaba acontecendo é frustrante.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou adorando os livros dessa série. Não foi o meu preferido até agora, mas esse volume conseguiu me encantar também. Gostei muito da trama e personagens. A autora consegue nos envolver de uma forma muito bacana na história.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas resenhas deste livro. Ele parece mesmo ser uma obra muito boa, só ouvi coisas boas a respeito. Acho que a sua é a primeira que não ficou tão empolgada com o final da história. Mas ainda sim tenho interesse em ler

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  5. Eu amo romances de época e estou muito curiosa com essa série. Esse livro me desperta muito interesse, mas esse final pode ser um problema pra mim também, mas acho que posso não me incomodar tanto com ele. É tão ruim quando o livro é todo muito bem desenvolvido e chega no final é uma correria.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tive as mesmas impressões que você. A primeira parte dessa história é linda, gostosa de ler e nem percebemos o final, mas ai na outra parte foi quase um parto pra finalizar, achei que a Eloisa se perdeu na escrita, inseriu tantas passagens de tempo e deu uma guinada aos personagens que não me agradou.
    Enfim, esperei muito desse livro e me decepcionei.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anelise!

    Eu estou querendo muito ler a série, pois sou apaixonada por contos de fadas! Com todo o meu coração. Tanto que este mês adquiri um box dos contos dos irmãos Grimm e um outro de releituras de contos de fadas.rs Só aguardando a oportunidade de comprar essa série da Eloisa James!

    Eu li uma outra resenha em que a blogueira comentava algo assim: que o livro é bom até a primeira parte. Que quando ele chega nos acontecimentos posteriores as coisas desandam. Isso faz com que eu já tenha em mente que talvez não irei gostar, mas lerei mesmo assim!kkkkkkkk...

    Confesso que tenho inúmeros problemas com a história do Patinho Feio. A original, do Hans Christian Andersen. Mas, considerando que o livro sequer tem muitas semelhanças com o conto, lerei sem problemas.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Eu vejo algumas pessoas falando dessa série, mas eu ainda não li nada da autora. Parece ser uma série maravilhosa, ainda mais por ser baseada em contos de fadas! Eu gosto bastante de romances de época, apesar de não ler tanto quanto gostaria, e gosto quando a mocinha é bem a frente de seu tempo. Não sei se gostarei tanto assim desse livro, visto que não curto muito a história do patinho feio e o problema com a segunda parte do livro, mas vou dar uma chance, quem sabe eu acabe gostado da história.

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  9. Assim que li que o livro se baseava no conto do Patinho Feio me entusiasmei , adoro esse conto. Mas conforme fui lendo sua resenha meu nível de empolgação baixou um pouco, por conta dos vários fatoresinhos que você citou . Mas ainda assim, pela série em si eu continuo entusiasmada, vou procurar para ler . Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    De cara eu já iria ficar com o pé atrás com esse título, porém, quando você disse que era uma adaptação de Patinho Feio, fiquei mais aliviada - eu também não gosto de julgar as pessoas assim. Entretanto, é uma pena que a autora não tenha desenvolvido, pelo menos a parte final, de maneira satisfatória. É ruim quando nos empolgamos com a primeira parte da narrativa e, depois, acabamos nos frustrando no final. As minhas expectativas baixaram um pouco depois disso e, se eu resolver ler, já terei em mente que o final pode me chatear.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá Anne,
    Eu tenho muita vontade de ler os livros dessa autora/série, mas fiquei preocupada com esse título. Não gosto do uso da palavra "feia/feio" em títulos, então, estou com o pé meio atrás.
    É uma pena que a história tenha deixado a desejar para você, mas é bacana que o primeiro arco da história tenha sido legal. Acho que vou começar a ler essa série pelo primeiro volume e, quanto chegar a vez desse, vejo se ainda quero ler ou se tenho medo rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Então, adorei os dois primeiros livros dessa série, mas esse terceiro não funcionou muito bem para mim. Mesmo tendo sido uma leitura fluida, também senti falta de desenvolvimento do personagem masculino e no final em si. É exatamente o que descreveu, parece que a autora se encheu da história e pensou: "bem, vou terminar isso rápido e passar para o próximo". Além disso, acho que Theo merecia alguém melhor que James! rs
    Ótima resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ane!!!
    Eu ainda não li nada da autora, mas admito que essa é uma série que estou muito curiosa de dar uma chance.
    Eu vi algumas resenhas sobre esse terceiro volume e ele tem dividido opiniões mesmo, porém é como você diz cada leitor tira uma perspectiva do mesmo.
    Eu não sei como foi que a autora adaptou a história do "Patinho Feio", mas talvez o fato da personagem não se sentir bonita tenha algo haver aí e só conferindo mesmo.
    Espero que os outros livros da autora que se sigam sejam melhores que esse para você ^^
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Ane,
    eu ainda não li nada dessa autora mas essa série já está na minha lista de desejados, inclusive vi que o próximo já está prestes a sair, mais um estímulo para iniciar a leitura logo né? Quanto a essa história, sinto que não tenha sido tão boa quanto o esperado, também costumo me incomodar com livros que terminam bruscamente e deixam a sensação de que poderiam ter sido melhor trabalhados.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá Anelise, tudo bem?

    Eu cheguei a solicitar à editora o primeiro livro da série, mas acabei não me encantando pelo enredo, o que foi uma pena, pois eu estava com as expectativas lá no alto :/
    Acho que foi mais ou menos o mesmo que aconteceu com você né? E o pior é que não é a primeira crítica de que esperavam bem mais deste. Mas a gente sempre espera que o próximo possa suprir nossas necessidades literárias, rs.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir