Posts Recentes

Literalmente, de Lucy Keating

31 julho 2018


Eu sou apaixonada por capas de livros fofinhas e quando a história faz jus a capa é melhor ainda. Em 2016 eu li o primeiro livro da autora Lucy Keating, chamado O garoto dos meus sonhos, me apaixonei por essa história e inclusive, comprei o livro na versão original e em português. Então, no ano passado a autora lançou mais um livro e com certeza eu queria muito ler. Ainda bem que a editora Globo Alt lançou o livro por aqui.

Mas, às vezes, a vida tem outros planos. Às vezes, as pessoas levam um tempo pra se revelar.

Literalmente, conta a história de Annabelle que é uma garota super organizada com a sua vida. Ela tem um quadro de post-its com todas as suas tarefas e cada cor do post-it representa um assunto. A vida de AB também é super regrada e certinha, podemos dizer que a única coisa que não vai tão bem, são suas notas na aula de escrita criativa.

Para bagunçar a vida perfeita de AB, os pais dela comunicam que vão se divorciar. Depois disso, parece que o melhor amigo do seu irmão está se interessando por ela. Será? Com todas essas novidades, AB vai para a escola e as surpresas continuam. Um novo garoto lindo e perfeito entrou na sua turma, e AB fica encantada com o Will.

A professora da matéria de escrita criativa convida uma autora, a Lucy Keating para palestrar aos alunos. Lucy começa contando um pouco sobre o seu processo de escrita, fala sobre os seus romances publicados, e então conta um pouco sobre o novo livro que está escrevendo, é aí que Annabelle se interessa mais pelas palavras de Lucy. Aparentemente Lucy está descrevendo a sua vida atual, e AB fica com a dúvida se ela é real ou apenas uma personagem dos livros de Lucy Keating.

Ficha Técnica: 
Título: Literalmente | Autora: Lucy Keating | Ano: 2018 | Páginas: 208 | Idioma: português | Editora: Globo Alt | Tradução: Alice Klesck

O enredo dessa história não tem nada de mais, é verdade, mas ainda assim foi um livro que me conquistou. A narrativa é feita em primeira pessoa e a escrita da autora é muito fluída, por isso terminei tão rápido. Eu amei cada personagem da história, inclusive a própria autora que foi inserida como um personagem e essa inserção foi a inovação que a autora conseguiu trazer para o livro.

Adorei o final, apesar de que eu queria que AB ficasse com outra pessoa, mas mesmo assim foi bem divertido. Além do romance, a autora mostra um pouco do relacionamento familiar da adolescente e como ela vai lidar com a separação de seus pais. Temos ainda um pouquinho de fantasia, é só um pouquinho mesmo, pois para imaginar uma autora dentro da história e AB como um personagem dentro do personagem é preciso fantasiar um pouco. Outro ponto que gostei bastante, foi como a autora foi inserindo a palavra literalmente durante a história, achei bem interessante.

- Acho que a mensagem que quero transmitir aos meus colegas de classe é essa: nós frequentemente sentimos alguma pressão em nossos ombros e, às vezes, nem notamos que esse peso está ali. Portanto, eu gostaria de dar a vocês este conselho: não tenham medo de se surpreender.

Se você quer ler uma história divertida e leve, Literalmente é uma boa escolha.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. As vezes esse tipo de livro parece meio "bobinho", mas a leitura é tão gostosa que acaba deixando a gente envolvido demais.
    Eu particularmente gosto de livros assim, ajuda a passar o tempo.


    Blog Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir