Posts Recentes

O Amor Nos Tempos Do Cólera, Gabriel García Márquez

21 junho 2018



Olá leitores, hoje vou falar um pouco sobre O Amor no Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez. Nessa obra, o aclamado autor colombiano e vencedor de diversos prêmios, inclusive do Prêmio Nobel de 1982, conta uma intensa e turbulenta história de amor, que foi inspirada em seus pais.

O amor nos tempos do cólera é um clássico e sempre tive vontade de ler, mas ficava receosa pelo fato de ser um livro um tanto quanto denso. Confesso que demorei um pouco para gostar da leitura, pois a narrativa quase não tem diálogos e é mais voltada para a descrição dos personagens. Mas me surpreendi! Ao longo da história a leitura fluiu e meu coração pegava fogo a cada capítulo.


Ficha Técnica:
Título: O amor nos tempos do cólera | Autor: Gabriela García Márquez | Ano: 2016 | Páginas: 397 | Idioma: português | Editora: Record


O romance conta a história do amor platônico de Florentino Ariza por Fermina Daza, onde ele está há cinquenta anos apaixonado por ela. A história se inicia com os personagens já envelhecidos, mas ao longo da narrativa conhecemos o passado, presente e futuro do casal.

Florentino um jovem humilde, músico e poeta se encanta pela moça de boa família, Fermina. Entrentanto, o pai da jovem proíbe o romance e leva a filha para longe, os jovens continuam a trocar diversas cartas de amor, mas o pai de Fermina continua fazendo de tudo para manter a distância entre os dois.

Durante o tempo separados, Fermina Daza conhece o médico Juvenal, no qual acaba se casando e mantendo uma relação durante cinquenta anos. Ao longo do relacionamento controem o que acham de ser o amor. Quando ele morre de uma forma trágica, em seu enterro, Florentino Ariza aparece inesperadamente, declarando amor eterno à Fermina. Inicialmente ela o rejeita, mas ao longo da história descobre o que seu pai fizera para separá-los, bem como as traições de seu marido falecido. Assim, decide dar uma nova chance ao amor de sua adolescência. 

Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeira à ele e depois à mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas de amor são os mesmos que a cólera.
Era ainda jovem demais para saber que a memória do coração elimina as más lembranças e enaltece as boas e que graças a esse artifício conseguimos suportar o passado.
Não se havia passado um dia sem que acontecesse alguma coisa que o fizesse lembrar-se dela.

O amor nos tempos do cólera prende o leitor a cada página, impossível não se apaixonar pelo amor genuíno entre Florentino e Fermina. Um amor imensurável, que apesar das dificuldades e desencontros se mantém durante anos.

O autor faz uma análise profunda e cruel dos personagens, conseguindo realizar uma ambientação perfeita. Além disso, utiliza de diversos elementos linguísticos, fazendo com que o leitor conheça o passado, presente e futuro dos personagens, bem como o passar de suas vidas. Confesso que essa habilidade do autor foi um dos fatores que mais me deixaram intrigada!

Algo que me incomodou foi que o amor romântico, na minha perspectiva, se tornou um tanto quanto obsessivo, afinal, Florentino fica cinquenta anos literalmente obcecado por Fermina, e em nenhum momento se questiona acerca de sua realidade social, onde as pessoas estão morrendo de um surto de cólera e possuem péssimas condições básicas de saúde. Achei genuíno, mas um tanto quanto tóxico, afinal, um amor que te cega, limita e individualiza é saudável?

O livro é profundo e vai te fazer pensar em varias questões, inclusive o amor profundo e sincero que perdurou por anos. É preciso um pouco de paciência para a leitura, mas com certeza vale a pena!
Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Oie ;)
    Sem dúvidas o amor entre Florentino e Fermina. é lindo de acompanhar, quando li o livro fiquei bem encantada. Mas vou ser honesta, eu não curto a narrativa do autor.. Todo mundo fala muito dele e tudo mais, mas pra mim a narrativa dele não funciona.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela!
    Como você antes da leitura, também tenho muito interesse em ler algo do Gabriel Garcia Marquez, tanto para conhecer a sua escrita quanto as suas histórias. Apesar de você ter falado que esse é bem denso, acredito que seja um bom livro para começar a ler os seus livros.
    Mas gostei bastante da reflexão que você traz no final da resenha, sobre esse amor ser ou não ser tóxico.
    Parabéns pela resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser tão emocionante e, sei lá, meio complicado por causa do romance hahaha. Eu gosto de histórias assim! Tá na listinha já <3
    https://porvarioslugares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Realmente um amor com essa profundidade beira a obsessão. 50 anos e ainda com esse sentimento? Enfim, de um modo geral acredito que a história trás uma perspectiva que deve agradar aqueles que gostam de romance. Com um final interessante e um enredo que deve despertar emoções no leitor, é um livro que não deve deixar alguém indiferente.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi tudo bem? Já tinha ouvido falar do livro e do autor, o enredo é muito bom, parece aquelas histórias de amor além do tempo, mas o que não gostei foi ter que passar 50 anos para ficarem juntos é injusto isso kkk, não é um livro que leria agora, mas vou anotar a dica, quem sabe mais a frente dou uma chance, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro desse autor. Eu tinha Cem Anos de Solidão, mas me desfiz do livro sem ler... e depois me arrependi.kkkkkkkk... Recentemente comprei uma edição de "Do Amor e Outros Demônios" por causa de um desafio do qual participo e esse será o meu primeiro contato com o autor. Se gostar talvez dê uma chance a outros livros dele... mas vai demorar para apostar em O Amor nos Tempos do Cólera. Já ouvi falar bastante desse livro e não faz o meu estilo. Acho que vou é ficar nauseada com essa história.rsrs

    ResponderExcluir
  7. Olá, do autor já li Cem anos de solidão e gostei bastante, tenho vontade de ler mais livros dele e amei conhecer um pouquinho sobre a história desse livro, interessante essa reflexão que ele lhe trouxe sobre o amor do personagem.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriela, como está?
    Conhecia o autor e ouvi falar muito dessa obra. Inclusive a adaptação mais recente para filme dele, que já tem uns onze anos, tinha três músicas da Shakira na trilha sonora: "Pienso en tí", "Hay amores" e "La Despedida", que eu ouvia direto lá em 2007.
    Honestamente, nãoi tinha pensado que no ponto dos sentimentos, esse livro era tão tenso. Realmente, será que um sentimento desses é realmente saudável?
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir