Comportamento Altamente Ilógico, do autor John Corey Whaley e trazido para o Brasil pela Editora Rocco foi lançado no ano passado, mas só tive a oportunidade de lê-lo agora. Confesso que iniciei a leitura sem saber muito a respeito do que se tratava a história, o que de certa forma foi bom, pois não nutri muitas expectativas.
Ficha Técnica:
Título: Comportamento Altamente Ilógico | Autor: John Corey Whaley | Ano: 2017 | Páginas: 256 | Idioma: Português | Editora: Rocco Jovens Leitores
Neste conhecemos três jovens: Solomon, um garoto recluso de 16 anos; Lisa, uma jovem determinada e que sonha deixar o mais rápido possível o lugar que mora; e Clark, namorado de Lisa e um jovem um tanto engraçado. A história se desenrola em terceira pessoa e os capítulos são alternados a partir da perspectiva de Solomon e Lisa.
Tudo começa há três anos, quando Solomon em um surto passa por um episódio constrangedor e traumático em público, desde então este não sai de casa por nada. Sol possui um grave transtorno de ansiedade e agorafobia, então acredita que só estará seguro caso mantiver-se dentro de casa. Dessa forma, estuda em casa e passa seus dias intercalando entre livros, filmes e séries.
Após o episódio da fonte, ele entendeu o que deveria fazer: afastando-se de tudo que lhe traz pânico, você não entrará em pânico.
Lisa é uma jovem que está no último ano do Ensino Médio e preparando-se para entrar em uma renomada universidade de Psicologia, e para isso, precisa escrever sobre suas experiências com doenças mentais. É quando lhe surge a ideia de procurar por Solomon, ela presenciou o acontecimento traumático há três anos e desde então sempre pensa sobre o que poderia ter acontecido com ele. Assim, Lisa acredita que pode curar Sol e ao mesmo tempo garantir sua vaga na universidade.
A partir disso, Lisa e Clark tornam-se íntimos de Sol, e até conseguem fazer com que o mesmo melhore em alguns aspectos. É bonita a forma que o autor trata a amizade desenvolvida entre eles, mostrando o quão importante é ter por perto pessoas que te influenciem a progredir e o poder que elas têm em sua vida.
Com personagens extremamente carismáticos, uma narrativa fluída e capítulos curtos é um livro que pode ser lido rapidamente. Entretanto, traz consigo assuntos sérios, sem deixar que seja uma leitura carregada de tensão. De forma geral, o indico para quem esteja procurando uma leitura rápida e engraçada, mas que traz consigo temas de importante reflexão.
Não importa o quanto você se esconda, o mundo te encontra e te dá motivos para sair das sombras.
Olá!
ResponderExcluirSempre gostei da capa desse livro mas nunca tinha procurado saber sobre o que ele tratava. Depois da sua resenha, fiquei com vontade de ler pois tenho lido bastante nessa temática séria de um jeito mais "descontraído" e adoro uma boa amizade <3
Beijos,
http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeira vez te visitando. <3
Gostei da resenha! Esse livro parece fofo e divertido. =)
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi! Não conhecia o livro, e achei muito bacana a premissa. Gosto muito de livros com temática adolescente, e este, embora tenha temas de reflexão, traz também a simplicidade e a importância de termos por perto pessoas boas que nos fazem bem. Achei a capa muito bonita e gostei dos personagens. Achei Sol parecido comigo, não tenho transtornos, mas também não sou chegada a sair de casa, prefiro ficar sossegada como ele. Obrigada!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com
Nossa, agorafobia é uma coisa triste que passei pro um tempo, mas não consigo me imaginar vivendo sempre assim. Mas está cada vez mais sendo descrito em livros pois é normal ver isso e em jovens também.
ResponderExcluirOlá, acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro e já vou colocá-lo nos meus desejados, pois é justamente o tipo de livro que gosto, achei super bacana isso de ele mostrar como a amizade pode fazer diferença.
ResponderExcluirNão sabia da existia do livro e já me apaixonei pela capa super colorida.
ResponderExcluirA sinopse me chamou bem a atenção e amei saber mais sobre a historia, acho que vai ser uma leitura gostosa pra tirar daquela ressaca que as vezes nos pega.
Amei a dica.
Beijos.
Adoro livros que mostram amizade desse jeito. Fiquei bem empolgada pela trama e estou louca para ler! Não tinha visto nada sobre esse livro ainda, vou dar uma pesquisada e comprar!
ResponderExcluirbeijos
Olá!
ResponderExcluirLegal esse livro. Gostei de saber que autor conseguiu tratar de assuntos séries com uma dose de leveza na narrativa. Deixando bem mais prazerosa.
Não conhecia o autor mas fiquei curiosa para ler.
Beijos!
Camila de Moraes
Oi Marilena,
ResponderExcluirEste é um livro que tenho muita vontade de ler. Ele foi muito elogiado na época do lançamento. Adorei sua resenha e a foto.
Com amor, André
Garotos Perdidos
Eu gosto muito disso: livro com linguagem fluida, personagens carismáticos e ainda por cima, assuntos que nos fazem pensar. Eu ainda não conhecia o livro e agora estou mega empolgada pra ler por causa da sua resenha.
ResponderExcluirbeijos
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirNossa, fiquei bem curiosa para ler esse livro! Eu já tinha visto a capa dele por aí, mas nunca tinha parado para ler a sinopse. Eu simplesmente adorei, o quão magnífica e engraçada deve ser essa história. Dica anotada com todo carinho.
Beijos!
http://www.manuscritoliterario.com.br
Olá! Tudo bom?
ResponderExcluirEu adorei a capa! Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem curiosa sobre. Gostei de saber que apesar de ser uma leitura rápida, ele aborda temas sérios e com uma narrativa fluída. Ultimamente eu ando buscando muitos esses livros mais rápidos, então já anotei a dica aqui e espero ter diversão ao ler ♥
Beijos
Oi Mari meu amô!
ResponderExcluirEu amo quando o livro é leve, mas aborda assuntos mais sérios e interessantes, acho que isso é bom para atingir outros públicos, principalmente os mais novos <3 Anotei a dica por aqui!
beijuuu