Posts Recentes

As Crônicas de Marte, de George R. R. Martin e Gardner Dozois

28 fevereiro 2018


As Crônicas de Marte é uma coletânea de contos, organizado pelos autores George R. R. Martin e Gardner Dozois e lançada no Brasil pela Editora Arqueiro no ano de 2018. O livros conta com contos de diversos autores, abordando uma única temática: o Planeta Marte.

Uma princesa de Marte e As crônicas marcianas, dos mestres Edgar Rice Burroughs e Ray Bradbury, foram clássicos que influenciaram a imaginação de milhões de leitores e mostraram que aventuras espaciais não precisavam se passar numa galáxia distante, a anos-luz da Terra, para serem emocionantes. Elas poderiam ser travadas logo ali, no planeta vizinho.
Antes mesmo do programa Mariner e da corrida espacial, a imaginação povoava nosso sistema solar com seres estranhos e civilizações ancestrais, nem sempre dispostos a fazer contato amigável com a Terra. E nesse período, de todos os planetas que orbitavam o nosso Sol, nenhum tinha uma aura de maior romantismo, mistério e aventura do que Marte.

Com contos escolhidos e editados por George R. R. Martin e Gardner Dozois, As crônicas de Marte retoma esse sentimento ao celebrar a Era de Ouro da ficção científica, um período recheado de histórias sobre colonizações interplanetárias e conflitos antigos. Para essa missão, autores consagrados como Michael Moorcock, Mike Resnick, Joe R. Lansdale, S. M. Stirling, Mary Rosenblum, Ian McDonald, Liz Williams e James S. A. Corey foram convidados a regressar ao misterioso planeta vermelho, aqui representado como um destino exótico, com canais ancestrais, desertos, cidades em ruínas, civilizações impressionantes... e, é lógico, perigos inimagináveis. Enfim, o bom e velho Marte está de volta.

Ficha Técnica:
ISBN-13: 9788580418033 | Nome: As crônicas de Marte | Autores: vários | Páginas: 496 | Ano: 2018 
Livro cedido em parceria com a editora

Sou uma amante de Marte e todos sabem disso. 
Amo ficção científica e fantasia, portanto, fiquei muito empolgada quando vi o anúncio desse livro. Apesar de contos não serem meu tipo favorito de leitura, confiei nos organizadores (também organizaram O Príncipe de Westeros, um livro de contos que traz fantasia e medievalismo). No entanto, foram poucos os contos que me chamaram a atenção. 

A introdução de George Martin, titulada como "A triste música do planeta vermelho" é o grande destaque dessa obra. Acho que é a minha parte favorita e se favoritou no meu coração. A paixão, a devoção que Martin colocou em suas palavras, além do grande teor de conhecimento sobre o assunto, me deixaram extasiada. No entanto, apenas "Sangue de Marciano", "Espada de Zar-tu-Kan" e "Os manuscritos do fundo do mar morto", foram os contos que também me marcaram de alguma maneira.

Por ser um livro eclético, mesmo contendo sua própria temática, qualquer pessoa pode lê-lo e se surpreender com o que encontrar. Coletâneas sempre causam diferentes sensações em diferentes pessoas, porque alguns contos despertam mais sentimentos e pensamentos para uns que para outros e isso é uma das coisas incríveis. Neste livro, temos uma variedade de pensamentos, estilo de escrita e narrativa, capazes de cativar diversos públicos. 

Apesar de ter sido uma leitura que eu realizei aos poucos, lendo dois ou três contos por dia, no conjunto da obra, foi uma leitura rápida e fluída. Não encontrei problemas de narrativa no meio do caminho, nem contos enfadonhos e entediantes, então fiquem tranquilos. Além disso, a diagramação está perfeita, como sempre, e temos uma capa muito linda e texturizada. Fonte confortável e páginas grossas. 

Em suma, se você uma busca uma leitura que te prenda de diversas maneiras e tenha uma tema tanto legal quando Marte, esse livro é perfeito para você. Não hesite em comprar. 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Oiee,
    A capa é fabulosa e sua foto está maravilhosa!
    Também sou apaixonada por ficção-cientifica mas até o presente momento só assisti aos filmes, vou me aventurar em uma leitura agora HAHAHA.
    Gostei muito da sua resenha e me causou curiosidade a forma como o livro foi organizada, irá para lista!

    https://amorpeloslivrosapl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir