Posts Recentes

Apenas uma garota, Meredith Russo

28 setembro 2017


Resultado de imagem para apenas uma garota meredith russo

Sinopse: Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino. Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata o processo de transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada em suas próprias experiências. Enquanto traz à tona questões difíceis como dilemas existenciais, preconceito e bullying, o livro também fala de forma esperançosa e leve sobre amizade, descobertas e autoaceitação.

Desde que “Apenas uma garota” foi lançado lá fora com o título original “If I was your girl” estive esperando ansiosamente para que fosse traduzido aqui no Brasil. Meredith Russo acertou em cheio na história escolhida para a sua estreia, a temática abordada pela autora neste livro despertou em mim um interesse gigantesco.

Narrado em primeira pessoa, conhecemos a Amanda Hardy, uma jovem que deveria estar enfrentando os dilemas comuns da adolescência, porém seus problemas vão bem além. Acontece que Amanda nem sempre foi Amanda, e sim já foi também Andrew.

Agora em uma nova escola ela pretende recomeçar, enterrar fantasma de seu passado por definitivo. Aos poucos, ela vai conquistando o seu espaço, conquista novos amigos e até surge um interesse amoroso por um garoto, o Grant. Porém, como nem tudo é tão simples em sua vida, mais do que nunca ela sente a pressão em contar sobre seu passado, sobre já ter sido Andrew, mesmo que nunca tenha se identificado como mesmo.

Durante alguns capítulos somos levados até o passado de Amanda, antes de sua mudança, quando ainda era Andrew. Nesses, fica visível o quanto a jovem sofria. Não somente por estar em um corpo que não sente ser seu, mas também pela falta de apoio dos pais e o bullying que sofria principalmente na escola. E, para mim, foi um choque gigantesco! É óbvio que é um fato que transgêneros sofrem desde o primeiro momento e até depois da mudança, porém se torna ainda mais doloroso e real quando podemos acompanhar o cotidiano dessas como no livro.

Apenas uma garota é um livro leve, mas que ao mesmo tempo nos traz uma temática necessária e que é um tabu ainda em nossa sociedade: a transexualidade. Nos faz refletir sobre questões que muitas vezes acabamos deixando de lado. Além de retratar as dificuldades em que Amanda passa, nos faz ver também como as pessoas não transgêneros lidam com a transexualidade. Além disso, acredito que um dos motivos desse livro é nos fazer não apenas refletir, como também ter maior empatia com o próximo, pois nunca sabemos realmente pelo o que ele está passando ou teve que passar durante a sua vida. 

Ainda, algo que me encantou muito é o fato da autora ser transgênero, ou seja, ela realmente pôde abordar a temática com propriedade, explorando até algumas vivências próprias. Confesso que isso me deu mais de confiança sobre tudo relatado no livro, porque é sempre mais real quando uma história vem de alguém que vivenciou aquilo.

Enfim, o recomendo para todas as pessoas, sem maior especificidade, pois acredito que é uma temática em que todos os tabus existentes devem ser quebrados e o conhecimento é a melhor forma para isso. Além de ser uma leitura agradável e envolvente. 

FICHA TÉCNICA:
ISBN-10: 8551002015
 Título: Apenas uma garota
 Autora: Meredith Russo
 Ano: 2017
 Páginas: 240
 Idioma: Português
 Editora: Intrínseca
Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Olá, como vai?

    Eu não conhecia a obra e nem a autora, mas adorei ser apresentada. Como você mesmo diz, a obra aborda um tema que ainda é um tabu, e o conhecimento sobre o assunto é a melhor forma de exterminar qualquer tipo de preconceito.Fiquei bastante interessada para conhecer mais da vida de Amanda, e suas ótimas considerações me deixaram ainda mais curiosa. O fato da autora ser transgênero, traz ainda mais veracidade ao livro, já que ela pode tratar o assunto com mais propriedade e sensibilidade. Adorei a dica!

    Beijos! Parabéns pela bela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari!
    Não fazia ideia que o livro tinha como tema os transgêneros. :O Fiquei bastante interessada agora. Até achei que fosse um thriller. O livro parece muito tocante e sensível. Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Então, eu adorei a premissa do livro, é realmente interessante, ainda mais por causa que a autora compreende a personagem, então isso definitivamente atiça a curiosidade do leitor pra entender mais sobre. Enfim, eu adorei a resenha ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Quando eu vi a capa desse livro, imaginei que seria mais um falando sobre mulheres que sofrem abusos e coisas do tipo. Quando li a premissa eu me surpreendi, é um tema maravilhoso e o fato da autora ser trans faz com que o livro sirva de base para entendimento, né?
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Desde que esse livro foi lançado, estou de olho nele, principalmente por falar de um assunto que está em alta e que eu não compreendo. Acho muito legal quando um livro abordar um assunto tabu, porque, além de combater o preconceito, esclarece dúvidas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláa, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e conferir tua opinião sobre a obra. Desde o lançamento coloquei na lista de desejados, mas ainda não tive a oportunidade de adquirir e ler o livro, porém é algo que quero fazer o mais breve possível. Adoro a premissa e tenho o sentimento de que essa será uma leitura realmente maravilhosa! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir