Posts Recentes

| RESENHA #168 | UMA LONGA JORNADA PARA CASA, SAROO BRIERLY

15 março 2017

ISBN-10: 8501108421
Título: Uma Longa Jornada para Casa
Autor: Saroo Brierly
Ano: 2017
Páginas: 229
Idioma: português 
Editora: Record
Gênero: biografia, memórias
Nota: 4/5
Livro recebido da editora.
Sinopse: A história que deu origem ao filme Lion: uma jornada para casa, com Dev Patel. Aos 5 anos, Saroo pede ao irmão mais velho que o deixe acompanhá-lo à cidade onde ele passava os dias em busca de dinheiro e comida. Durante a viagem, o menino adormece. Ao despertar, confuso, se vê sozinho na estação de trem. Ele não sabe onde está o irmão, mas vê um trem parado. Imaginando que Guddu poderia estar lá dentro, Saroo embarca no vagão, e isso o faz atravessar a Índia. Sem saber ler nem escrever, e sem ideia do nome de sua cidade natal ou do próprio sobrenome, ele é obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá até ser levado para uma agência de adoção e ser escolhido por um casal australiano. Os anos se passam e, ainda que se sinta extremamente agradecido pela nova oportunidade que os Brierleys lhe proporcionaram, Saroo não esquece suas origens. Até que, com o advento do Google Earth, ele tem a oportunidade de procurar pela agulha no palheiro que costumava chamar de casa, e investiga nas imagens de satélite os marcos que poderia reconhecer do pouco que se lembra de sua cidade. Um dia, depois de muito tempo de procura, Saroo encontra o que buscava, mas o que acreditava ser o fim da jornada é apenas um novo começo.
Uma longa Jornada para casa conta a história de Saroo Brierly, um homem que em sua infância acabou se perdendo de sua família e sendo adotado por um casal australiano. Em seu livro auto biográfico, Saroo nos conta sobre tudo o que se lembra, tudo o que passou, períodos de adaptação, de tristeza, de incertezas, o reencontro com a família biológica e muito mais. 

Em uma narrativa leve, fluída e muito sensível, vamos sendo guiados por toda sua trajetória de vida. Um jovem indiano que foi adotado por um casal australiano. Um idioma diferente, uma vida totalmente diferente, visto que na Índia, Saroo não tinha condições muito favoráveis, pois sua mãe foi abandonada pelo marido e pai de Saroo, tendo que enfrentar todas as dificuldades sozinha para sustentar seus filhos. 

Quando Saroo desapareceu, ele estava com o seu irmão brincando. Quando percebeu que estava perdido, não sabendo seu sobrenome, onde morava, nem onde estava, Saroo foi parar em abrigo e depois disso, bem, vocês já sabem. 

O que eu mais gostei no livro, foi o toque sensível, mas forte, que o autor impôs ao contar sua própria história. Não há excessos, é simples, objetivo, contando o que realmente era importante para ser contado. Isso resultou em uma leitura muito rápida e deliciosa, pois conhecer sua história foi um prazer imenso. Apesar das circunstâncias pesadas, como o desaparecimento de uma criança, o livro carrega muita reflexão, muita sensibilidade e empatia e isso vale muito a pena. 

Recentemente o livro foi adaptado para o cinema, com o Dev Patel protagonizando e levando o título de "Lion: uma jornada para casa". O filme foi indicado como melhor filme, melhor roteiro adaptado, mas não levou o prêmio. Ter lido o livro foi muito importante para entender melhor uma cultura diferente da minha. Tenho o privilégio e a sorte de nunca ter passado por algo parecido, mas a sensação de cuidado e empatia que a história me criou, valeu muito a pena. 

Em síntese, Uma Longa Jornada para casa é um livro que merece ser lido, pois sua história merece ser compartilhada. A edição da Editora Record está simples, mas muito bem diagramada. Temos fotos do Saroo criança, adulto, reencontrando sua família, seus pais adotivos, isso tornou também muito mais vívida e real a leitura. Portanto, se você busca livros biográficos sensíveis, esse é um deles. 
Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Ola
    Tenho muita curiosidade em fazer essa leitura, e só assim poder assistir ao filme. Imagino mesmo que tenha muita sensibilidade nessas páginas e compreendo bem sua importância diante dos compartilhamentos dessa história. Adorei poder ler suas impressões a respeito e espero ler logo!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Já uma crítica sobre a adaptação cinematográfica desse livro e achei bem interessante. Até então a sua resenha foi a primeira que li do livro e achei maravilhosa. As páginas parecem ser transbordadas de sensibilidade e tudo parece ser bem emocionante. Estou louco para assistir o filme, mas irei ler o livro primeiro! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Eu não sabia que tinha livro dessa história incrível. Já tinha ficado interessada em ver o filme, agora que eu sei que tem o livro, vou querer ler com certeza. Fico pensando em quanto deve ter sido terrível para o Saroo ter se perdido da família. Quero muito saber o que aconteceu realmente nessa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tive o conhecimento do livro e do filme ao mesmo tempo e amo esses relatos baseados em histórias reais e histórias que trazem uma boa dose de reflexão para nós. Com certeza quero conferir o livro antes do filme e acredito que sera uma excelente experiência.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de leitura e mesmo se você falasse mal dele eu iria ler! KKK Adoro o ator que foi escalado para o filme e por isso a curiosidade para conhecer tanto o livro, quanto o filme é bem grande! Dica mais que anotada!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu me lembro de ter visto uma espécie de trailer promocional do Google usando essa história e devo dizer que logo me interessei. Não apenas pelos acontecimentos serem verídicos, mas pelo drama que a história carrega.
    Não leio muito livros do gênero, mas esse sem dúvida está na minha lista de próximos a serem lidos. Eu espero logo poder ter essa chance!
    Beijos~

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gosatste de fazer a leitura. Não fazia ideia da existência do filme também...

    QUe ótimo que a própria narrativa te agradou, objetiva, direta ao ponto. Isso não me agradou tanto assim, mas e bem subjetivo :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história muito interessante, ainda mais por ser autobiográfica.
    Adorei o fato de ser ambientado na Índia, saber mais sobre a cultura deve ser muito legal.
    Uma coisa que me deixou curiosa é saber o que aconteceu quando ele encontrou a família biológica, já que a separação foi involuntária.
    Gostei da dica, e pretendo ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ane

    Eu não sabia que o livro era autobiográfico até pouco tempo atrás. Que bom que não há excessos na história, que o autor se propõe a contar o que é essencial. Apesar de achar uma bela história de vida, não leria por não fazer meu gênero.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, tenho que dizer que essa história eu nunca me interessei quando vi comentarem. Apesar de ser legal isso do senso cultural de diferentes culturas vivendo juntas e tendo que conviver, não é algo que me atraí. Acho que é bem interessante o detalhe dessa parte da cultura e do encontro da família, mas do resto não é algo que me anime a ler, até porque eu não sou fã de biografias. Mas fico feliz que tenha sido proveitosa para você!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tenho bastante interesse nessa biografia. Mesmo parecendo ser meio pesado pelo tema, pelo desaparecimento da criança, parece ser um drama bem emocionante.
    Ainda mais sendo pelo ponto de vista do próprio ator.
    Fiquei curiosa para saber que rumo o autor tomou... se ficou com a família biológica ou adotiva.
    Que bom que gostou do livro.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu vi ótimas críticas do filme e só fui descobrir que também tinha o livro essa semana rsrs. Mas eu estou tão ansiosa que quero conferir ambos, tenho certeza de que irei me emocionar bastante. Sem falar que estou super curiosa para saber como foi o reencontro do personagem com a sua familia.

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom? Eu preciso te confessar que, dificilmente eu leio um livro após ver o filme kkkkk só quando eu gosto muitooooooo e geralmente prefiro ver os filmes antes de ler porque quando leio primeiro sempre me decepciono com o filme. Vivo nesse looping eterno :P Eu ainda não assisti Lion mas é algo que pretendo fazer em breve, a história mesmo sendo autobiografia(coisa que não me atrai na maioria das vezes) me chamou a atenção! Bjosss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo certo? Gostei bastante da resenha e saber sua opinião sobre essa obra. Parece mesmo ser uma leitura bem tocante, que mexe com os sentimentos do leitor. Eu adoro narrativas assim e espero conseguir ler o livro logo <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Recebi este livro da Record, mas ainda não consegui ler. Apesar de ser bem fininho, não encontrei tempo para lê-lo. Mas estou bem ansiosa em realizar a leitura, e depois disse pretendo assistir o filme.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu amo esses livros biográficos e só ouvi elogios dessa obra, inclusive do filme também. Gostei muito de ver sua opinião e saber que é mesmo uma obra sincera e que conforta o leitor, acima de tudo emociona. Com certeza lerei ele.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie
    eu ainda não vi o filme ou li mas quero taaanto pois parece ser muito tocante, adorei demais sua resenha. Que ótimo saber que é algo tão sensível e forte

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. eu amei demais essa dica, pois tem duas coisas que eu sou totalmente apaixonada.Primeiramente o fato de que é uma biografia, amo demais, e ainda se passa na Australia, é um país que eu certamente não tenho vontade de visitar, haha, mas amo os livros que são ambientados lá.

    ResponderExcluir
  19. A fotografia de "Lion Uma Jornada Para Casa" é outro plus, pois retrata bem algumas belas paisagens outras, nem tanto, já que a pobreza impera em diversos dos cenários usados nas filmagens, e um último ponto muito interessante é o respeito à linguagem dos personagens. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que os filmes baseados em fatos reais são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Também gostei muito de Dunkirk, não conhecia a história e realmente gostei. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do ator Tom Hardy, seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir