Posts Recentes

| RESENHA #133 | PRINCESA DAS ÁGUAS, PAULA PIMENTA (PRINCESAS MODERNAS #3)

12 janeiro 2017

ISBN-13: 9788576950080
Série: Princesas Modernas #3
Título: Princesa das Águas
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2016
Páginas: 368
Idioma: português 
Editora: Galera Record
Gênero: Infanto juvenil, nacional
Nota: 3/5
Livro cedido em parceria com a editora. 

Sinopse: "Ele estava tão perto que pude perceber a tonalidade verdadeira dos seus olhos. Antes eu pensava ser da cor de uma piscina. Mas agora eu via que não era bem isso. Eles eram como o mar quando fica mais fundo... Aquele tom exato em que o verde se torna azul." Arielle Botrel é uma nadadora famosa, prestes a viver o maior desafio de sua existência: participar das Olimpíadas pela primeira vez. Porém, ao contrário do que todos pensam, ela não possui tudo que deseja. Por ser a filha caçula de uma grande família, a garota é muito protegida e, apesar das medalhas e dos troféus, sonha com um cotidiano diferente, onde possa ser livre. Até que um dia um acidente faz tudo mudar. Arielle é apresentada a um mundo novo... E nele existe alguém que vira sua vida de cabeça para baixo. Porém, para conquistá-lo, ela terá que abrir mão de sua voz. Será que Arielle - sem uma única palavra - vai conseguir conquistar esse príncipe? E se no coração dele já existir outra princesa?

E eu finalmente li alguma coisa da Paula Pimenta. 
Desde a minha adolescência tenho escutado o quanto essa autora e suas séries são ótimas para o público teen brasileiro e o quanto a autora tem potencial de se tornar uma das mais influentes da nossa literatura contemporânea. Quando recebi a oportunidade de ler Princesa das Águas, terceiro volume da série Princesas Modernas, não hesitei, mas acabei me decepcionando bastante.  

Princesa das Águas conta a história de Arielle Botrel, uma nadadora famosa que está prestes a participar das olimpíadas pela primeira vez. Mas Arielle é muito mais que uma nadadora profissional e seus troféus, ela também tem outros sonhos e ambições, e, por ser a filha caçula, acaba ainda sendo uma garota bem protegida e "mimada" pela família. Arielle sonha em ser livre de muita coisa, até que um dia um acidente faz sua vida inteira mudar e ela encontra um novo mundo e, nesse mundo, temos - talvez - o seu príncipe. Arielle fará de tudo para conquistá-lo, será que ela vai conseguir? 

Arielle é uma personagem que daria tudo para ser mais trabalhada e complexa, mas que faltou alguma coisa no final das contas. Ela é filha de um nadador e uma cantora famosos, mas acabou perdendo sua mãe muito nova e apesar de amar cantar, para agradar o pai, ela seguiu a carreira de atleta. Com as olimpíadas chegando, ela está a todo vapor, mas ela não contava que ia se apaixonar. 

Quando eu comecei a ler o livro, tentei voltar a ser adolescente, principalmente para não deixar meu senso adulto interferir no que eu acharia da história. No entanto, os personagens não me cativaram e uma história com potencial acabou sendo mais do mesmo para mim. Veja bem, a escrita da autora é bem fluida e ela conduz bem toda a história. No entanto, a empatia por sua protagonista não acabou funcionando para mim e eu acabei achando o livro tedioso.

A narrativa da Paula Pimenta é bem parecida com a maioria dos young adults e juvenis que eu já li, não trazendo nada de diferente ou inovador. O romance faz a linha clichê e apesar de ser bonitinho e fofo, não segura as pontas de uma protagonista chata e até mesmo um pouco infantil. Acredito que algumas coisas poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas que foram deixadas de lado por algum motivo que eu não consegui identificar ainda. 

A autora poderia ter explorado mais as relações humanas, desenvolvido mais as escolhas dos personagens, principalmente da protagonista, e deixado de lado o romance e focar em coisas mais importantes para o enredo. Mas é um livro que fala sobre família, amizade, amores.. Sobre a vida. 

Em suma, Princesa das águas é  um livro bom, mas para o público alvo. Se você, assim como eu já leu inúmeras histórias, poderá até se envolver, mas vai encontrar uma coisa que tem em todos os outros livros, ou seja, a leitura vai ser indiferente. Talvez eu tenha começado pelo pé errado com a autora, não significa que eu não vá ler mais nada dela, mas por enquanto, estou tranquila. 

Eu indico o livro para todos aqueles que gostariam de presentar adolescentes, porque apesar de não ter me envolvido, o livro é bom e perfeito para o seu público alvo. 
Comentários
24 Comentários

24 comentários :


  1. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras desde o ano passado, porém ainda não peguei pra ler.
    Espero que pra mim funcione, mas também depende do momento em que lemos né, por isso estou ainda segurando um pouco a leitura dele!
    Gostei muito das suas impressões!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, e concordo sobre a personagem Arielle... achei que poderia ter algo a mais. Bom, eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa, para mim que gosto da escrita da Paula Pimenta e sempre recomendo bastante a leitura, é muito divertido e carismático para seu público especifíco.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    eu compartilho do mesmo lema que você, nunca li nada da Paula Pimenta e a vez que tentei, finalmente não fluiu, acho que foi um dos únicos livros que abandonei.
    Saber que o livro poderia ter sido melhor explorado, me fez não ter muito interesse em conhecer. Acho que fiquei com um pré conceito. E embora adulta, não tenho muito problema com livros adolescentes, como tenho um filho pré adolescente, acho que é natural vivenciar este mundo de novo.
    Gostei de saber sobre sua experiência, assim se precisar presentear alguma das amiguinhas do meu filho, já sei o que dar.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já tive muita vontade de ler Paula Pimenta, mas todo mundo diz que não fluiu ou que se decepcionou, ai eu acabei deixando pra lá, mas que as capas são bonitas, isso elas são.

    ResponderExcluir
  5. oie! Tudo bem? Eu estou de olho nessa coleção da Paula Pimenta, porque se eu não estiver errada são histórias baseadas nas princesas, mas não leio ainda exatamente por isso que você citou, pois eu sei que vou acabar achando um furo, ou algo na história e vou acabar não me envolvendo por ela, mas não nego que amos demais as capas!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas ainda bem que gostaste, mesmo com as suas características menos boas... ahah :)

    Bem, realemnte, e uma pena quando a autora se foca demasiado no romance, negligenciando coisas mais "importantes"... Esta a acontecer no livro que estou a ler agora! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Anelise,
    Já li algumas obras da Paula Pimenta e gostei do que encontrei, apesar de ter precisado me despir de um olhar mais adulto, como você tentou fazer. É uma pena, entretanto, que a protagonista não tenha te cativado. Estou bem curiosa para esse livro pois gosto muito da Ariel, mas estou ficando com o pé atrás com tantas impressões parecidas com as suas.
    Acho que a autora pecou nesse livro e acho que isso me incomodará, como aconteceu com você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi Anelise,

    Sempre achei que Paula Pimenta seria meio infantil, por isso nunca me interessei em ler. Acredito que foi mais isso que deve ter feito você não gostar e não se sentir bem com a personagem, a questão do público alvo mesmo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá, é exatamente por esse motivo que parei de ler alguns autores e nem tentei outros, com a Paula nem peguei nada, afinal acho que se no começo tivesse lido até que aguentaria a leitura, masa agora depois de ler tanto fiquei mais criteriosa e não gosto de mesmice e nada que seja muito clichê.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oie! Eu também nunca li nada da Paula Pimenta e, apesar dos inúmeros comentários positivos que vejo por aí, não consigo me sentir atraída a realizar leitura. As únicas obras que já quis ler dela foram Princesa Adormecida e Cinderela Pop há algum tempo, mas fui deixando e hoje nem sei mais se vale a pena. É bem decepcionante quando colocamos expectativa em um autor ou em uma obra e ele não chega a ser tudo isso no nosso conceito. Não sei se eu leria Princesa das Águas. Se um dia a oportunidade aparecer, talvez eu até me arrisque, mas não garanto que será uma experiência maravilhosa..

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  11. Olá Anne
    Bom meu primeiro contato com a escrita da Paula foi em um conto que ela fez para um de seus livros, gostei bastante da escrita jovial dela. Estou louca para ler esse livro, mas vejo algumas pessoas falando que o livro realmente é voltado para o público mais jovem. A protagonista também vi muitas pessoas que não se deram bem com ela por vários motivos. Eu quero muito ler, e tenho que confessar que mesmo lendo algumas resenhas que falam alguns pontos negativos do enredo minha vontade ainda é bem grande. Amei sua resenha Anne, assim como amo todas, pois você explica tudo que o seu leitor realmente precisa saber antes de ler o livro ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Anelise, tudo bem?
    Até o momento, ainda não li nenhuma obra da Paula Pimenta e morro de curiosidade para conhecer, até porque como você, eu já ouvi muita gente elogiando a autora. É uma pena que esse livro não tenha te agradado como esperava, já que não possui nada de inovador e segue a mesma linha dos outros livros Young Adult. Eu gosto muito desse gênero, e mesmo que a história seja focada para o público adolescente, acredito que investiria nessa história. É uma pena que a protagonista não foi muito bem trabalhada, pois em qualquer história é essencial que os personagens principais sejam bem desenvolvidos.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,
    Simplesmente amooo os livros da Paula Pimenta. E essa história parece ser muito boa, já quero ler. Eu fico fascinada mesmo não sendo adolescente pelos livros dela.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem??

    Sempre quis ler Paula Pimenta, mas nunca sei por onde começar (rsrsrs)

    Sempre li ótimos comentários a respeito desta série e quero muito me arriscar nela (:

    Amei conferir suas impressões!

    ResponderExcluir
  15. Poxa, que pena que sua primeira experiência com a autora não foi tão boa. Eu li a obra e gostei do que encontrei, pro público alvo realmente está bem desenvolvida, e eu gostei da protagonista. Só achei o garoto pouco desenvolvido, ele meio que não teve diferença no enredo, foi bem secundário, seilá. Mas curti bastante, já conhecia a escrita da autora e adoro!
    E isso aí, leia mais obras da autora, uma hora você acha um livro que você goste! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, Analise, tudo bem?

    Eu ainda não tive nenhum contato com a escrita da Paula Pimenta, apesar de sempre ouvir maravilhas de sua escrita. Pena que seu primeiro contato não tenha lhe agradado tanto, e espero que da próxima vez a experiência seja diferente.
    Apesar do gênero não me atrair tanto, acho que daria uma chance caso tenha alguma oportunidade. Parabéns pela resenha super sincera! ;)

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  17. Oi, Analise!
    Já li o conto Cinderela no "O Livro das Princesas" da Paula Pimenta e não gostei. Resolvi dar mais uma chance e li "Princesa Adormecida". Não gostei também. Senti a mesma sensação que você: protagonista irritante e mimada, história sem profundidade e desenvolvimento. Só não sei se terei a sua coragem de continuar a ler algo da autora futuramente. Acho que já passei da idade para ler os livros da autora. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu adoro a autora, ela sempre me faz ficar envolvida com as historias mas ainda não li nenhum livro de princesas dela, porém quero muito esse pois já tenho aqui na estante e espero gostar apesar de parecer algo típico, gostei da resenha e entendo o porquê não foi tão diferente

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi. ei esse é o único livro da Paula dessa série de princesas que eu não li e não tenho vontade. Acho que é por eu não ser muito fã da Ariel, mas em relação aos outros dois que ela lançou são incríveis e eu amei a leitura; e é uma pena que justamente no seu primeiro contato com a autora não tenha sido uma boa experiência! Eu concordo com os pontos que você ressaltou, mas quanto a ser um pouco clichê acho que todas as histórias e principalmente as para os mais jovens acabam indo para esse lado. Espero que suas próximas experiências possam ser melhores!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Oi miiiiiiiga! Realmente fica chato quando não temos empatia pela personagem principal e a história acaba ficando chata né? Uma pena, mas vamos tentar uma outra experiência com a autora <3 Já que há tantos elogios à ela. Beijooo!

    ResponderExcluir
  21. Puxa, que pena que acabou se decepcionando. Apesar de eu já ter passado bem da idade do público-alvo da Paula, acompanho essa série e amo. Esse livro especificamente ainda não li, mas é o próximo da fila e estou bem ansiosa para iniciar a leitura. Espero não achar a protagonista chata nem infantil, porque olha, quando os personagens não me cativam é mais que meio caminho andado para não gostar de um livro.

    ResponderExcluir
  22. Oi Anne, tudo bem?
    Eu novamente me deparo com uma resenha de um livro da Paula Pimenta e Deus sabe como fico curiosa com alguns tipos de trama, que costumam ser as que eu não leio com frequência. Se bem que costumo com certa assiduidade ler livros para adolescentes, inclusive recentemente li dois com a temática voltada para o jogo Minecraft.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada da Paula Pimenta, embora ache alguns de seus livros lindos... As capas são sempre maravilhosas e atrativas.

    Por sua resenha, acredito que não perdi muita coisa por ainda não ter lido. Se segue muitos cliches, não tem personagens explorados, não é uma leitura que me agrada... Talvez pela mesma razão que você disse: é mais do mesmo.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Anelise, tudo bem?

    Nunca li nenhum livro da Paula Pimenta, mas sei que esta série dela é a menos cotada entre os que adoram a escrita dela. Sempre vejo resenhas com notas abaixo de 3 estrelas. Provavelmente seja essa falta de aprofundamento na narrativa que permita isso.

    Beijos

    ResponderExcluir