Posts Recentes

| RESENHA #55 | O Príncipe de Westeros e Outras Histórias | George R R Martin & Gardner Dozois

11 julho 2016

ISBN: 9788580415834 
Ano: 2016 
Título Original: ROGUES 
Título Brasileiro: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Organização: George R. R. Martin e Gardner Dozois
Tradução: Petê Rissati, Taíssa Reis, Ana Resende, Eric Novello, Marina Boscato, Débora Isidoro, Ivar Jr, Carol Chiovatto, Ana Death Duarte
Páginas: 464 
Gênero: Contos

Sinopse: Se você é fã de literatura fantástica, irá se deliciar com esta antologia de contos organizada por George R. R. Martin e Gardner Dozois. Obras inéditas dos melhores autores do gênero irão surpreendê-lo com enredos ardilosos e reviravoltas intrigantes. O próprio George R. R. Martin apresenta uma nova história do apaixonante e violento mundo de A Guerra dos Tronos, introduzindo um dos personagens mais canalhas de Westeros. Acompanhe grandes autores, como Gillian Flynn, Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Scott Lynch e muitos outros, nesta coletânea emocionante sobre vigaristas, mercenários e ladrões.


O que dizer desse livro que já se tornou um queridinho da minha vida? Eu sou uma leitora que não consome muitos livros de contos e contos individuais em si, porque normalmente são curtos de mais e eu me apego e pa: acaba. Mas quando vi que teria um livro organizado pelo George R. R. Martin e o Gardner Dozois, fiquei bem empolgada, não só por conter um conto que se passa no mundo de Game of Thrones (As crônicas de gelo e fogo), mas também porque teria a oportunidade de ler a de outros autores consagrados, como Neil Gaiman, Gillian Flynn, Patrick Rothfuss, Scott Lynch entre outros. 

Nesse livro, especificamente na introdução, o George R. R. Martin, revela uma crônica que nos conta o propósito da organização desse livro, mas as sábias palavras de nosso autor vou deixar para vocês conferirem, pois é muito interessante a sua abordagem sobre o tema que essa coletânea de contos tem: os canalhas. Todo mundo é um ou conheceu um canalha. Todos os contos possuem uma espéciaede canalha, ou situações que expressem um caráter duvidoso e diferenciado dos personagens. 


“Curta a leitura... mas tome cuidado. Alguns dos cavalheiros e encantadoras damas destas páginas não são tão confiáveis assim.” (George R.R Martin)

Como um livro de contos, não temos histórias longas e super desenvolvidas. Essas são mais curtinhas, mais fluidas e mais leves. A proposta é tão boa, que li o livro tão rapidamente que me surpreendi. Não achava que iria me apegar tanto, mas acabei devorando todos os contos de uma forma muito interessante. Eu fiquei bem interessada na escrita do Scott Lynch, autor que eu nunca havia experimentado nada e também da Gillian Flynn, que apesar de ser super famosa, nunca li nada dela e fiquei bem instigada a conhecer seus outros trabalhos.

Com um tema base muito diferente, somos apresentados a histórias que trazem o melhor e o pior do ser humano. Contos que nos fazem pensar, principalmente os motivos de ficarmos do lado dos canalhas, na maioria dos casos. Todos os contos possuem uma narrativa bem fluída, não há aprofundamentos e nem muitas palavras difíceis, mas ainda assim podemos perceber a riqueza dos detalhes que compõem esses contos.

Eu indico esse livro para todos aqueles que gostam de ler contos e/ou querem ler mais o gênero. É um livro muito rico em histórias, com autores excelentes e uma diagramação impecável por parte da editora Arqueiro. É aquele tipo de livro que a gente precisa ter, precisa conhecer. Por ser um livro de conto, vou deixar para analisar conto por conto em um vídeo lá no canal, porque assim, podemos discutir um por um e minhas impressões. Mas já adianto que eu estou fascinada, mesmo alguns personagens de alguns contos, serem de outros livros dos autores. Mas acredito que não influencie no entendimento da leitura.
Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Olá
    Esse livro não chama a minha atenção porque não curto muito a leitura de contos também, como você mesmo comentou: são curtos demais e a gente se envolve e do nada acaba. Mas não é nem por isso que nao quero ler esse livro: posso ser exceção, mas não gosto de Game of Thrones, nem dos livros e nem da série. Já tentei acompanhar os dois, mas não vai. Agora, por outro lado, eu leria por conta dos tantos autores que fazem parte da obra e apresentam contos ricos em detalhes, o que eu adoro. Claro que deve mesmo ser super recomendado para quem curte o gênero. Vou ficar aguardando seu vídeo para conferir conto por conto.


    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adorei a sua resenha e fiquei muito feliz por você ter gostado tanto assim da leitura, isso dá um ânimo á mais, né?
    Eu até curto contos, porém, não sou muito habituada a literatura fantástica, logo, acho que não é uma leitura adequada pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas vontade é que não me falta!
    Adoro livros de contos e esse tem tudo pra ser incrível, já que conta com grandes nomes da literatura atual.
    Achei a temática do livro bem interessante e fiquei curiosa para saber como cada autor conduziu sua história.
    Fico feliz que tenha gostado da história e espero ter oportunidade de fazer essa leitura em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro e o li já faz um tempo mas ainda me lembro das crônicas e lembro bem o quanto eu gostei de ler. Acho a capa linda e ver que a editora manteve a capa me deixou mega contente, a versão que eu tenho é da Saída de Emergência mas não acredito que tenham havidos grandes mudanças. Achei muito legal saber que você gostou tanto assim da obra e que se tornou um de seus queridinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, não lembro se já tinha visto o livro e fiquei curiosa porque sempre quis ler algo do George R. R. Martin, mas tinha preguiça de encarar os calhamaços da Guerra dos tronos. Em um livro de contos, essa apresentação do autor se dará de forma mais leve para mim.
    Espero conferir o vídeo onde você falará de cada conto. Me deixou curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OI!!

    Creio que independente de serem contos ou que narrem a vida dos canalhas, existe um grande peso nessa obra, tal fato é verificado na própria capa que destaca o nome desse grande escritor George R. R. Martin! Acho que só em ler o nome leria, o ruim é antítese disso, pois por ter um grande peso o mesmo pode decepcionar. Que bom que tenha gostado, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu sou mega fã de livros de conto, acho que são leituras leves e que nos ajudam a crurar ressacas e afins, mas esse não me atrai muito não.
    A temática não é meu estilo e por isso acabo passando a leitura.
    Gostei da resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Quero ler esse livro por dois motivos: amo contos e quero ler algo do George R.R. Martin, já que não consigo ler GoT, vou ter que ler esse mesmo.
    Achei bacana você ter lido o livro, mesmo não sendo um gênero que você costume ler e ele ter te agradado. Outro ponto que me agradou foi que o livro é rico em histórias. Por vezes, ficamos pensando que livros de conto não serão assim e esse se mostra ao contrário.
    Subi ele na lista de prioridades, pois acredito que vá gostar muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oiee, tudo bem? Eu fico bem curiosa com esse livro, pois tem conto do Neil e da Gillian, além do próprio Martin! <3 Se bem que o conto da Gillian está sendo publicado pela Intrínseca esse mês! Estou maluca para ler e espero fazer isso muito em breve. Fico feliz que tenha gostado tanto dessa antologia! Já coloquei no topo dos desejados.
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie, eu já vi esse livro e ele me despertou bastante curiosidade justamente por trazer nomes tão consagrados na nossa literatura, e são autores que as vezes não lemos os livros, por exemplo, o george, nunca peguei o as crônicas de gelo e fogo por ser enorme, e talvez lendo um conto dele eu ficaria mais instigada a pegar sua obra. Adorei saber que os contos são rápidos e de fácil leitura e que o livro nos instiga. Acho que vou ler, e depois quero ver o vídeo onde você fala das impressões sobre cada conto.

    ResponderExcluir
  11. Oi Anelise, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa para conferir esses contos. Ainda não li Guerra dos Tronos, mas percebo que o autor tem uma escrita que surpreende a todos e achei a premissa do livro bem interessante, quero conhecer esses contos sobre pessoas não tão confiáveis. Além disso, o livro conta com outros autores super renomados, logo merece uma chance, rsrs. Gostei de saber que os contos são fluidos e que a leitura é fácil. Já adicionei a minha lista de leituras, espero ler em breve, claro que depois vou assistir no seu canal suas impressões sobre cada conto.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Confesso que quando me deparei com este livro pela primeira vez eu não fiquei muito animada por não gostar muito de contos também, mas pela sua resenha eu fiquei simplesmente apaixonada. Gosto de saber que são contos sobre personagens conhecidos, que demonstram o pior e o melhor do ser humano, e fiquei muito curiosa sobre os contos e a resenha que você vai fazer deles depois.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia esse livro, também acho que contos são ruins por isso: quando o leitor quer mais, acaba a história. Achei legal o tema abordado e leituras fluídas sempre são boas. Que ótimo que também tenha gostado da escrita dos outros autores.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie, nosso o livro tem um elenco de autores de peso hein? E só por si já percebemos que tem uma base que com toda a certeza vão nos envolver do início ao fim. Eu gosto de livros de contos para intercalar com outras leituras e achei esse livro bem fascinante. Eu ainda não o conhecia mas após ler sua resenha sei que necessito dele o mais breve possível.
    BJ

    ResponderExcluir
  15. Quero tanto ler algo desse autor,
    nossa tenho os livros gelo e fogo a um milênio e nunca li, apesar da minha vontade louca, não consigo pegar eles porque sempre tenho muitos livros na fila, e penso que se parar para lê-los vou atrasar ainda mais minhas leitura, sonho com o dia em que conseguirei colocá-las em dia. Já havia visto essa capa, mas não fazia ideia de que se tratava de um livro de contos, agora que sei estou tentada a embarcar nessa leitura tão fluída.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Oi, assim como você eu não sou muito fã de livros de contos porque eu sempre quero mais e mais das histórias e elas acabam rápido. No entanto, assim como você, quando esse livro foi publicado eu logo me vi querendo e peguei para ler. Gostei bastante dos contos e de conhecer mais sobre os autores, principalmente das histórias desenvolvidas com personagens fortes e determinados em situações diferentes. Realmente é uma leitura fluída e que vale super a pena conferir!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada de nenhum dos autores desse livro e gosto de contos, logo fiquei bem animada quando vi esse livro pela primeira vez, mas nunca parei para ler uma resenha sobre e saber mais, sabe? Agora lendo sua resenha fiquei bem animada mesmo, achei bacana as histórias falarem sobre canalhas, mostrando o melhor e o pior dos humanos, isso deve ser bem interessante de acompanhar mesmo. Enfim, esse é um livro que eu pretendo ler um dia ainda espero gostar tanto quanto você.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade em ler esse livro, eu sou meio suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acredito que esse cumpre o papel. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso aumenta muito mais minha curiosidade. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou de ler muitos livros de contos, eles sempre me deixam um tanto frustrada por terminarem na hora em que me apego aos personagens... Isso e o fato de eu achar que seriam somente histórias de fantasia me fizeram deixar o livro meio de lado. Agora, com o relançamento do conto da Gillian separadamente - que eu li e achei incrível e também foi minha primeira experiencia com a escrita da autora - e depois da sua resenha fiquei achando que deveria dar uma chance aos outros contos. Acho que seria incrível conhecer novos autores (já que não li nada da maioria dos autores presentes no livro).
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir