Posts Recentes

#35 ME BEFORE YOU, JOJO MOYES

19 maio 2016

Ficha Técnica:
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2012
Páginas: 480
Idioma: inglês  
Editora: Michael Joseph 
Gênero: Ficção, romance
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Classificação: 4/5

Ler esse livro para mim foi uma conquista. Baixei um PDF de "Me Before You'' e li em pouco tempo a história. Não sei exatamente o que sentir, mas adianto que sai bem satisfeita com a leitura. Não falarei sobre a sinopse, porque esse livro é conhecido (até de mais), vou focar nas minhas impressões que é o que realmente importa. No Brasil, o título foi traduzido para "Como eu era antes de você" e lançado pela Editora Intrinseca

Me Before You é um livro bem encantador na sua medida. Por eu ter lido na língua original, pude sentir realmente como a autora é, como ela narra, como ela conta essa história. Clarke é essa mulher de 26 anos que não possui perspectiva, que trabalhou por 6 anos em café e se via acomodada com a situação, já que precisava ajudar a sua família financeiramente. Mas o café fecha e ela precisa encontrar outro emprego. Seria a oportunidade perfeita para ela sair da zona de conforto. Indiretamente é isso mesmo que acontece quando Clarke vai trabalhar com a família Traynor e cuidar de Will, um tetraplégico de 35 anos que perdeu a vontade de viver. 

Uma das coisas que eu mais gostei no livro foi a sutileza do crescimento do relacionamento entre Will e Clarke. É visível que ambos precisam se desgarrar de convicções, medos e algumas ideias pertinentes e perigosas. Mas no começo, ambos estão mais perdidos do que nunca. É por isso que aparentemente esse livro é um sucesso. A narrativa da autora é muito fluída, mas ao mesmo tempo ela é bem descritiva a respeito da vida e dos pensamentos dos personagens. Como é narrado em 1 pessoa, pelo ponto de vista da Clarke, a gente entende mais seus sentimentos do que das pessoas ao redor. Mas é inteligente a forma como Jojo Moyes coloca a interação dela com o mundo, com sua família, com seu emprego e com Will


"You only get one life. It’s actually your duty to live it as fully as possible"

Gostei bastante do modo como a deficiência do Will foi mostrada e abordada. Acho que foi na medida certa para a gente sentir um pouco da angustia, da dor e da tristeza que ele sente. Gostei dos personagens secundários, exceto Patrick, por motivos bem óbvios. Toda a motivação dela continuar no emprego também me fez ficar bem contente, pois nada foi ligeiro e rápido de mais. Tudo na medida certa. 

Me Before You é um livro bem escrito e emocionante. Me surpreendi totalmente com a leitura, pois esperava algo bem mais meloso e mal escrito. Gostei bastante do final, mas confesso que tinha uma expectativa diferente, já que eu não sabia de nenhum spoiler da história. Mas a leitura em si valeu bastante a pena. Senti um dever cumprido por ter lido essa história.


Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Ah que legal que você leu no original, com certeza deve ter percebido novas características e se se sentido ainda mais próxima da autora e de como ela idealizou todo esse universo e os personagens. Com certeza a história é emocionante mesmo, e por mais que ja tenha lido o que fora publicado pela Intrínseca, tenho vontade de conferir na versão original também.
    estou muito ansiosa pelo filme.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor.

    Nossa, que lindo! Meu sonho é ler livros em inglês e já estou planejando fazer um curso para tornar esse sonho real. Eu nunca li nada sobre a autora,mas vejo muitas pessoas falando bem dos seus livros. Eu fiquei super desanimada em ler Como Eu Era Antes de Você, visto que eu peguei spoiler do que acontece com Will. Vi também muitas pessoas não gostando do Depois de Você, então não sei se vou ler a obra. Mas o filme eu vou assistir! Fico feliz que você tenha gostado do livro ♥

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro (o do Brasil) mas a história me encanta, já sei que vou chorar por horas e ficar com uma baita ressaca literária depois disso, mas mesmo assim eu não vejo a hora de ler. Eu não consigo ler em inglês porque não sei o idioma mas tenho muita vontade de aprender e ler um livro original e sem precisar esperar para ser publicado aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Oi, esse livro é um dos meus favoritos da vida e algumas das suas considerações são parecidas com as minhas, como ter se encantado pelo amadurecimento da relação entre o Will e a Lou. mesmo tendo lido o livro a mais de 3 anos, ainda tenho as emoções a flor da pele quando penso no desfecho da história. Amei ler sua resenha e me lembrar de uma história tão tocante!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adoro ler livros na língua original, pois acho que a tradução tira um pouco da essência do autor.
    Já li muito a respeito desse livro é ainda tenho dúvidas se quero ler ou não.
    Acho que o final é meio previsível, não sei, estou pensando em assistir primeiro o filme para ter uma ideia mais formada e assim, enfim decidir se irei ler ou não.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu achei esse livro tão lindo! Aforei a história, o drama, a deficiência, a reflexão que a história transmite para o leitor. Não vejo a hora de assistir o filme, e chorar na história como sei que vou chorar. um livro inesquecível \o/ Que todos deveriam ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Quando li, apesar de todos estarem falando bem, eu também pensei que seria algo meloso, mas foi uma surpresa boa que esse livro se tornou meu favorito.
    Me lembrou, de certa forma, de A culpa é das estrelas, apesar de não haver nenhuma semelhança na trama, acho que foi pela forma que me fez sentir ao ler a estória.
    Tô super ansiosa pelo filme!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu sinto vontade de ler esse livro mais tenho um pouco de medo porque muito comparam com "A Culpa é das Estrelas" e eu não gostei nem um pouco. Não gosto de livros que me deixam pra baixo e me fazem chorar, prefiro outros gêneros que me deixam mais leve. Mas o seu ponto de vista sobre o livro foi ótimo, que bom poder ler direto o que foi escrito pela autora, sem interpretações. Vou ver se crio coragem para ler.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tenho uma amiga que é louca para ler essa obra e eu acabei por ficar curiosa também. Mas depois do anúncio da adaptação tenho lido tantas resenhas e comentários que acabei desanimando. Minha ansiedade maior é para ler Depois de Você, então creio que vou deixar a euforia do povo passar para depois me aventurar pela trama. Adorei a forma como você conduziu sua resenha, expondo apenas os fatos mais importantes, que são capazes de atrair o leitor. Também adorei saber que o livro não tem nada de muito meloso ou dramático, tudo sendo na medida correta. Assim que surgir oportunidade, com certeza vou realizar leitura. ♥

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  10. Oi, esse livro tá na minha lista. Tô louco pra começar a lê-lo. E só de ler sua resenha que 1. ta maravilhosa e 2. sem spoilers, já fico com mais vontade ainda. Só li a sinopse do livro. Sempre fico com medo de ler resenhas por causa de espoilers. Vi o trailer e ele é apaixonante! Volto pra dizer o que achei quando terminar de ler.

    Http://PorreDeLivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Parabéns por ter conseguido ler o livro em ingles, eu ainda não consegui essa proeza rsrs. Mas eu tenho muita vontade de ler esse livro, pois as criticas são muito positivas. Espero ter a oportunidade de o comprar antes de estrear o filme, pois assim já me preparo psicologicamente.

    ResponderExcluir
  12. Que legal que leu o livro no idioma original, acho que assim deve ter se sentido mais próxima da autora, eu gostei bastante do livro quando li, mas confesso que esperava me surpreender ou me emocionar mais, fiquei surpresa que não tenha pegado um único spoiler, pois o livro esta na boca do povo...

    ResponderExcluir
  13. Eu não li a obra ainda, mas só pelo trailer do filme fiquei bastante emocionada com a trama. Eu acho que vou gostar muito da leitura, e me emocionar mais ainda! Eu gostei bastante da trama, que parece bem sensível, só estou com medo do final, que já imagino saber o que acontece, mas quero que esteja errada, sabe? hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Olá... sou uma entusiasta deste livro, ele me tocou muito, um dos livros que ao final me fez chorar como um neném... gostei muito também do modo como o relacionamento dos dois foi crescendo, o segundo livro mostra como ela ficou depois daquele trágico final e me deixou muito sentimental, gostei do modo que você descreveu o livro de deu sua opinião...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi oi, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas eu estou tão ansiosa. Eu quero ler esse livro, pois tanto você como também muitas blogueiras disseram que se emocionaram com a história, e recomendaram.
    Eu adorei a CAPA do livro e parabéns que você consegui ler ele em inglês e não conseguiria. Adorei a sua resenha pois você falou da história mais não deu Spoiler para quem ainda não leu.

    XoXo, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Li essa obra em português mesmo e senti uma leve estranheza com a escrita da autora no início, mas passou ao conhecer melhor os personagens, principalmente com o sarcasmo dos dois em relação a situação da vida deles, que deixou tudo bem divertido e triste ao mesmo tempo.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OI Anne, jurava que este livro era a continuação. desculpe. Mas vamos lá, como eu ainda realmente não li o livro porque estava esperando o filme eu não gostaria de saber tudo o que acontece com eles, apesar de uma revista já ter me entregue o final assim de cara quando quis anunciar a sequência, e isso foi péssimo. Esta questão de ele ter se tornado tetraplégico e descontar a raiva eu já vi em outros filmes mas acho que neste tem uma reviravolta mais romântica, que é o que parece tornar tudo tão chamativo. Eu li um livro da Jojo e foi suficiente para entender porque ela encanta todo mundo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Anelise, que bacana da sua parte ler o livro na língua original! tenho certeza que foi muito mais satisfatório né? acredita que eu nunca li a obra? mas morro de vontade e ainda mais agora com o lançamento do filme. Vou ver se consigo ler ele em breve.

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-branca-de-neve-os-contos.html

    ResponderExcluir
  19. Queria ter a paciência de ler em inglês que as palavras desconhecidas me tiram HAHAHA. Então, você fez certinho, sem falar de sinopse pq não há nada novo, mas, vamos focar nós duas aqui no final desse livro: Tu gostou? Eu odiei, achei o Will um egocêntrico egoísta que só pensou nele, como sempre tinha sido. Ele evoluiu no meio do livro mas terminou exatamente como começou, com um pouquinho de sutileza pra disfarçar. Hahahahaha sim, carrego um odeio do personagem. Haha haha. Bjs Tayletitshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Voltei porque percebi que a resenha não é do segundo livro *-* Perdão *-* Este foi um dos melhores livros que eu já li na vida, e um dos mais emocionantes também, mas é uma pena que ele não tenha sido taaaanta coisa para você, apesar de perceber que você gostou. Estou doida para ver o filme, mas não sei se estou pronta para que o Sam me faça chorar mais uma vez *-*

    ResponderExcluir