Posts Recentes

Minhas 3 personagens literárias favoritas

24 março 2016

No mundo da literatura a gente sempre corre o risco de ficar muito íntimo de um personagem. Virar amigo dele, se apaixonar por ele, tudo isso é capaz de acontecer. Há personagens que nos inspiram, nos fazem bem e nos causam momentos de alegria ou tristeza. Alguns desses personagens marcaram a minha vida e é sobre eles que eu vim falar aqui. 

Hermione Granger 
Hermione Jean Weasley (nascida Granger), nascida em 19 de setembro de 1979, foi uma bruxa nascida-trouxa é a filha única dos trouxas Sr. e Sra. Granger, ambos dentistas em Londres. Ela descobriu, aos onze anos, que era uma bruxa e que fora aceita na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Logo começou a frequentar a escola, em 1 de setembro de 1991, quando tinha onze anos, quase doze, e foi colocada na Casa Grifinória.
Um dos motivos da minha admiração pela Hermione, é sua coragem e sua inteligência. Desde a primeira vez que me deparei com a personagem no livro, me identifiquei com suas ideias e seus pensamentos. Sua vontade de ajudar seus amigos, sua esperteza, seu amor por Hogwarts é lindo de se ver. Com certeza uma personagem memorável e amável.

Celaena Sartodhien
Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.
Celaena me conquistou logo pela capa do livro e pela sinopse. Eu sempre gostei de acompanhar personagens femininas que se destacam por sua força e por sua coragem. Eu adoro a construção da personagem, quem ela e como mesmo sendo considerada uma assassina, ela ama cachorros e é uma romântica. Essa junção faz com que a personagem se torne única.

Arya Stark
Arya Stark é a terceira filha de Lorde Eddard Stark e Catelyn Stark. No início do livro A Guerra dos Tronos, Arya tem nove anos de idade. Ela tem um irmão mais velho, Robb e dois irmãos mais novos, Bran e Rickon. Ela também tem uma irmã mais velha, Sansa, e um meio-irmão bastardo, Jon Snow. Assim como alguns de seus irmãos, ela é uma Troca-peles. Seu lobo gigante se chama Nymeria, uma referência a uma rainha guerreira Roinar. Arya é a única personagem a ter pelo menos um capítulo PDV em cada um dos livros.
A Arya foi uma das personagens que mais me chamaram a atenção quando comecei a ler As Crônicas do Gelo e Fogo. Eu via aquela menina com sede de crescer e quando olho pra ver quem se tornou, fico feliz. É uma personagem muito bem construída e eu sou totalmente apegada a ela. Gosto da força que ela exala e  mesmo sendo praticamente uma criança, ela possui uma coragem incrível.

Como vocês podem perceber, todas as minhas 3 principais personagens favoritas possuem a coragem em comum. É uma característica que eu aprecio muito em personagens literários. 


Comentários
13 Comentários

13 comentários :

  1. Oi Anelise,
    Todo leitor que se preza, sabe o que é realmente ser íntimo de um personagem, ou vários, ainda mais quem é muito sentimental. E é claro que me identifiquei com seu post, especialmente por Hermione Granger e Celaena Sartodhien, sendo que as duas são incríveis é há muitas características positivas que a definem. Sobre sua outra referência, não posso opinar nada porque não conheço.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Anelise, das tres personagens, conheço um pouco mais a Hermione e achei uma graça você traze-la com o nome de casada... Sempre achei que ela nunca mudaria o nome. Só li o primeiro livro da serie HP, mas assisti os filmes e tenho um PotterHead em casa, meu filho de 8 anos está no segundo livro. Todo mundo fala maravilhas da Celaena, mas desconheço sua história, mas acredito que não deve ser a toa seus elogios. Agora momento vergonha/confissão, nunca tinha ouvido falar da Arya Stark, não li os livros e nem assisti a serie e também, nunca vi uma referencia direta à ela. Curti o post!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Gente, eu sou doida para conhecer a Celaena desde que eu li a primeira resenha de "Trono de vidro", mas até agora não comprei os livros (guardando dim dim pra bienal *-*). Vejo o pessoal falando muito bem dela, e já gosto da personagem sem nem mesmo conhecê-la direito...hehe' "A guerra dos tronos" não é uma história que eu tenho curiosidade de conhecer, mas já consigo imaginar quão demais (pra não falar outra coisa...hehe') a Arya deve ser ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooi, bom dia!♥

    Adorei a idéia do post. Das três personagens que você citou, só conheço um pouco a Hermione, do Harry Potter. Nunca li nenhum livro da série , mas já assisti alguns dos filmes! E posso dizer que ela é mesmo uma garota corajosa e está sempre pronta pra ajudar seus amigos. Sua inteligência é de admirar. Agora as outras duas, adorei saber sobre elas , e espero conhecer os livros.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    É interessante isso que você comentou sobre os personagens, quando uma trama é bem escrita, nós nos tornamos íntimos dos personagens, conhecendo seus medos e anseios. Quanto as personagens citadas, eu gosto mais da Celaena. Quando eu li o livro, eu fiquei intrigada com aquela mulher de fibra e determinada, mas que ao mesmo tempo, tinha um lado solitário. Eu estou acompanhando essa série e não vejo a hora de ler o quarto livro que foi publicado.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá Anelise,
    Nossa, adorei a ideia do post, não havia pensado em nada do tipo.
    A Hermione é uma de minhas personagens preferidas da vida. Adoro a personagem, sua determinação, coragem e inteligência.
    A Celaena também é uma de minhas personagens preferidas, pois ela foi muito bem construída. Ela é capaz de tudo em troca da sua liberdade.
    A outra personagem, Arya, ainda não conheço, mas, como quero ler o livro, vou me ligar nela, pois adorei o que você disse.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Das três personagens escolhidas, a única que esta entre as minhas favoritas é a Celaena, acho que ela é uma personagem muito forte e que superou muitas coisas, e olhe que só li o primeiro livro (até agora).
    Sobre Hermione, gosto dela, mas não acho que ela seja tudo isso que as pessoas idealizam, sabe? Não consigo ver o motivo para tantos "adoradores".
    Nunca li Games of Throne, até tentei ler o primeiro, mas acabei desistindo, então não tenho o que falar sobre a Arya.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/2016/03/resenha-111-pequenas-grandes-mentiras.html

    ResponderExcluir
  8. AHHh tenho visto tanta gente falando da Calaena que fico curiosa para ler essa série. A Herminoe eu também gosto muito e a outra eu ainda não conhecia mas já fiquei curiosa com ela pelo que você falou

    ResponderExcluir
  9. Só conheço a Aria e a Hermione da série e dos filmes, sendo assim não vou opinar a respeito pois sei que muitas coisas mudam nas características e personalidades nessas adaptações, digo apenas que não curto a Aria da série, mas pretendo ler os livros e espero mudar minha opinião a respeito dela. Já Calaena é uma personagem que quero muito conhecer, tenho lido inúmeros elogios a ela e algumas características dela que li me agradam. Estou comprando meus livros da série para poder iniciar a leitura em breve.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Conheço as três personagens, mas estou dividida. Eu adoro a Mione, mas depois que li trono de Vidro, passei a gostar muito também da Celaena, então agora estou sem saber de qual gosto mais. Mas se fosse para escolher uma, então seria a Hermione, já que sou fã de Harry Potter. Não posso dizer muito da Arya, já que assistir apenas alguns capitulos da série.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ola Anelise eu amei suas escolhas Hermione desde pequena mostrando seu valor e lutando contra o preconceito, a assassina de Trono de Vidro irei começar a ler logo, leio tantos elogios não vejo a hora de começar a ler. Guerra dos Tronos ainda não tive coragem de ler, mas já gostei das características da personagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Também adoro a Hermione!! Acreditas que eu só li o HP e a Pedra Filosofal na semana passada e tambem fiquei a adorá-la?? Ela é tão "queridinha"... :)

    Ah! A segunda não conhecia.. Mas a Arya Stark bem me chamou a atenção pela sua personalidade palpitante e pela coragem, embora tambem algo sentimental! :) So li o primeiro livro da serie tambem, mas simpatizei bastante com ela... :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Olá;.
    Eu simplesmente amei esse post, acho super legal quando os blogueiros contam um pouco sobre seus gostos literários.
    Só conheço a hermione e a Calaena, mas nunca li os livros hehehehe. Notei que as personagens tem algo em comum, são fortes, guerreiras. Foi bom saber um pouco sobre cada uma.
    Eu acho dificil escolher 3 personagens, mas acho que escolheria a Rosa de Uma saga na toscana, Cristina de Jardim de espelhos e Sarah de Beco da Ilusão.
    Amei o post

    ResponderExcluir