Posts Recentes

Aventura infanto-juvenil de autores paranaenses nas livrarias do Brasil e Portugal

19 fevereiro 2016

As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata

Oi gente! Hoje trouxe para vocês o livro As Crônicas de Mirar: O segredo do Camafeu, escrito por dois autores paranaenses, inclusive, um é daqui da minha cidade de Maringá - Paraná. Como o livro tem uma premissa muito interessante, decidi compartilhar com vocês um pouco sobre ele.

Custeado por um site de financiamento coletivo, a obra foi lançada simultaneamente nas livrarias do Brasil e de Portugal.

Chegou às livrarias do Brasil e de Portugal no início de novembro do ano passado As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata, uma das primeiras aventuras de fantasia genuinamente brasileira, inspirada nas maiores histórias de superpoderes publicadas mundialmente.

Nessa história, o leitor vai conhecer  Liz, Dan, Isaac, Sara  e Gabriel: cinco adolescentes com habilidades especiais que vão parar num lugar chamado Miramar, onde terão que lutar contra poderes e pessoas desconhecidas enquanto aprendem a lidar com as próprias habilidades e com os conflitos típicos da idade para descobrir os segredos e mistérios do lugar.

As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata é o primeiro livro dos autores curitibanos Flávio St Jayme e Wemerson Damasio. Lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal pela Chiado Editora, o livro foi todo custeado em um projeto de financiamento coletivo pelo site Catarse, onde obteve mais do que o valor necessário para a publicação. Os autores contam que uma das maiores dificuldades em se lançar o livro foi encontrar uma editora: “As editoras brasileiras sequer responderam nossos contatos, não se deram ao trabalho nem de receber o original para análise”, comenta Wemerson. Flávio não esconde o descontentamento com esta atitude: “Preenchem as prateleiras com genéricos de autores norte-americanos mas não prestam atenção em novos autores locais. Se importam com o dinheiro que os livros podem trazer mas nem analisam se um novo autor pode dar ou não retorno financeiro”. Diante disso, a escolha da Chiado Editora, que tem grande atuação em Portugal e chega agora ao Brasil foi relativamente importante: “Já que as editoras nacionais como Rocco, Intrínseca, Arqueiro ou Darkside Books não valorizam novos autores locais, vamos partir pra tática de primeiro aparecer fora do país e quem sabe então ficar conhecido aqui”, diz Flávio.

Inspirados em filmes, séries e revistas em quadrinhos, os personagens da história possuem características, poderes e conflitos próprios (alguns envolvendo preconceitos e racismo) e, enquanto se adaptam à nova realidade daquele lugar estranho, conhecem uns aos outros e descobrem amizades e inimizades.

Um dos personagens de As Crônicas de Miramar é Isaac: um adolescente gay assumido que precisa aprender a lidar com o preconceito de outros jovens além de viver com um superpoder. “O Isaac é um adolescente como qualquer outro, antenado e conectado ao mundo pop, e tem os conflitos próprios da idade. Mas o fato dele ter um superpoder e ser gay o coloca diante de várias questões durante a história.”, diz Wemerson. E Flávio complementa: “Não usamos os poderes como metáfora para a homofobia, como em histórias conhecidas como X-Men, mas tratamos do preconceito contra o gay junto com o preconceito contra os poderes. Uma coisa pode andar junto com a outra sem excluí-la. E Isaac acaba sofrendo das duas discriminações, o que torna as coisas um pouco mais difíceis pra ele.”.
Com forte presença nas redes sociais (o livro já possui página oficial no Facebook, perfil no Instagram e até um booktrailer feito por fã e muitas referências pop, As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata é o primeiro volume de uma trilogia que chega às livrarias e lojas virtuais do Brasil e de Portugal pelas mãos de uma das editoras mais tradicionais da Europa.
Hoje o livro já possui mais de dez resenhas em sites especializados, que destacaram a obra como “envolvente” e “original”, chegando a compará-la com os livros da Coleção Vagalume e dando nota máxima. Nenhuma resenha foi negativa.


Sobre os autores:

Flávio St Jayme
Formado em Pedagogia e com especialização em História da Arte. Natural de Curitiba, Paraná, onde reside atualmente.  Jornalista por experiência e crítico de cinema, é fã de super-heróis, literatura e cultura pop.

Wemerson Damasio
Natural de Maringá, Paraná, é professor de crianças e adolescentes. Atualmente reside em Curitiba, também no Paraná. Fã de literatura, em especial: a fantástica, a de suspense e de terror.

Curta a página do facebook e fique por dentro das novidades: facebook.com/ascronicasdemiramar. Também pode seguir no instagram: @ascronicasdemiramar



Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Nossa! Que coisa linda, ainda bem que conseguiram publicar.
    Não sei se eles entraram em contado, mas a Darda editora parece ser de "mente aberta", ela sempre ta com projetos de antologias e sempre abre seleção de contos.
    Amei a ideia de As Crônicas de Miramar :D vou procurar a página deles pra saber mais sobre, fantasia é minha paixão *-*. Gostei da história de Isaac e quero conhecê-lo logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que história boa!!! A do livro e a da publicação. Sempre leio alguma coisa nessa linha para poder indicar para o meu filho e via de regra, acabo gostando bastante também. Espero conferir e apreciar em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Fico tão feliz quando leio histórias desse tipo! Autores nacionais, que mesmo com dificuldades, foram atras do sonho de publicar um livro.
    Não costumo ler muito infanto juvenil, mas compraria pra der de presente para meus primos mais novos. Acho super importante a gente incentivar os autores nacionais.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu já conhecia o livro tem um tempo de alguns e-mails que eu recebi com divulgação,
    depois recebi o contato do autor também, mas tinha até esquecido disso até agora.
    Eu gosto bastante de fantasias, acho a premissa da obra bem interessante, que bom que eles conseguiram publicar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já fui fissurada por esse tipo de história na minha adolescência, agora não curto muito, mas se tivesse o livro em mãos com certeza leria.
    Parece ser ótimo, já que aborda questões de preconceito.
    Publicar livros aqui no Brasil deve ser difícil mesmo, já que nem só as editoras, mas também os próprios leitores preferem a literatura estrangeira. Que sorte que eles conseguiram!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bom que conseguiram publicar, pois agora nessa época as editoras estão dando mais chances para os youtubers (nada contra pois gosto deles) , mas tem muitos autores nacionais com tanto talento, e nem são conhecidos como deveriam.

    Parece ser bem legal o livro, gosto de fantasia, e além disso trata de assuntos mais sérios, como preconceito. .

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei os conceitos de alguns personagens, falar sobre poderes e Preconceito. Apesar de não ler muito o gênero, me arriscaria nesse.
    É parabéns aos autores que persistiram e conseguiram a publicação.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que bacana, eu ainda não tinha visto nada assim e fiquei bem tentada a ler o livro. Gostei de os autores abordarem o preconceito, pois o livro pode ser indicado para crianças e isso pode ajudá-los a compreender melhor algumas coisas.
    Achei muito legal a história da publicação e já fiquei curiosa com a leitura.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas não sou muito fã de livros infanto-juvenis e com uma pegada de fantasia, sabe? Sou mais os romances dramáticos...hehe' mas gostei do que eu vi aí sobre os personagens, acho que acabaria gostando bastante deles. Gostei da capa :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá... eu conheço esse site de financiamento através da parceria que tenho com a Empíreo... eu acho esse projeto de financiamento bem bacana e espero um dia poder ter dindin para investir em nossos nacionais... eu achei a capa do livro muito bonita e fiquei imensamente honrada pelo fato do livro ser publicado tanto aqui como em Portugal... é uma excelente referência... desejo muito sucesso aos autores... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir