Posts Recentes

[RESENHA] Golem e o Gênio - Helene Wecker

06 setembro 2015

Autor: Helene Wecker
Editora: DarkSide
Idioma: Português
Páginas: 514 páginas
Lançamento: Abril de 2015

Sinopse: Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desa-fiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.
Talvez essa tenha sido a melhor leitura do ano e uma das melhores dos últimos quatro. Golem e o Gênio é uma fabula fantástica, um ar limpo e fresco em meio a poluição, é a água limpa em uma cidade com rios poluídos, é o brigadeiro, é a pizza... Essa obra é com certeza uma das melhores coisas que já me aconteceu. 

Em seu romance de estreia, Helene Wecker nos apresenta a história de Chava e Ahmad, ambos personagens de culturas pouco conhecidas por mim, a judaica e a árabe. Ela nos mostra detalhadamente a vida de imigrantes em uma Nova York crescente. E se você pensa que a história apenas se passa ao entorno de Chava e Ahmad, você está enganado. A autora apresenta todos os personagens da história, contando suas histórias, seus pensamentos, seus desejos e isso tudo deixa a obra mais completa. 
Ao decorrer da história, vamos sabendo mais sobre a personalidade do Djim e da Golem, vamos entendendo seus sentimentos, pensamentos e conflitos internos. No caso de Ahmad, o Djim, vemos o quão explorador e curioso ele é. Ele ficou aprisionado em uma garrafa por mais de mil anos e quando foi ''solto'' (observação: Helene trabalha muito bem a questão da liberdade nesse livro. Por mais que na teoria o Djim e a Golem estejam libertos, eles se sentem presos, pois aquele lugar não os pertence, não são os seus mundos), se viu ali, em meio a pessoas totalmente diferentes, uma cultura diferente. Quando Ahmad conhece Arbeely, o latoeiro que o ajuda, ele começa a desenvolver a habilidade de se socializar com humanos e viver como eles. Logo ele passa a ser o aprendiz de Arbeely. Mas isso não era o suficiente para ele, ele precisava sair, se ''libertar'', ou ficaria louco. 
Já Chava, a golem, foi criada de uma dia para o outro, uma criatura feita do bairro com o intuito de servir o seu mestre, o seu dono. Imagina a confusão mental que ela possui, quando vê que seu mestre morreu e a deixou sozinha, indo rumo a uma terra totalmente desconhecida? Chava não tem um passado, não tem memórias. Tudo o que ela sabe foi seu dono que pediu para colocar em sua mente, curiosidade, obediência e inteligência. Quando a Golem perde seu dono, ela começa a sentir os desejos e ouvir os pensamentos de todos a sua volta, deixando-a nervosa e um pouco louca. Mas quando ela conhece um rabi, começa a entender e controlar sua mente para que não ouça e sinta tanto as pessoas a sua volta. Chava é uma personagem linda e incrível, adorei todas suas falas e vontades e, assim como Ahmad, é uma personagem intrigante e interessante, bem diferente de muitos personagens que exitem por ai.
''Se o ato de amor é tão perigoso, por que as pessoas se arriscam tanto por ele? O rabi ficou em silêncio por um tempo. Então perguntou: "se você tivesse que dar um palpite, qual seria?" A Golem se recordou do que sabia sobre aquele tipo de desejo, a sensualidade noturna de quem caminhava pelas ruas. "É excitante para eles que seja perigoso, bem como o fato de guardar um segredo do resto do mundo." "Esse é um aspecto, mas não é tudo", disse o rabi. "Você não está considerando a solidão. Todos nós nos sentimentos solitários de vez em quando, e não importa quantas pessoas tenhamos a nossa volta. De repente, encontramos alguém que parece nos compreender. Ela sorri, e por um instante a solidão desaparece. Some a isso os efeitos do desejo físico - e a excitação que você mencionou -, e todo o bom senso e o juízo caem por terra". O rabi fez uma pausa antes de prosseguir. "Mas amor baseado apenas em solidão e desejo não dura muito." Pág. 175
De longe o relacionamento entre os dois é o mais interessante, contudo, Helene vai nos guiando por um bairro judeu e um sírio e nos mostrando outros personagens, os habitantes daqueles lugares. Ela nos mostra que toda história é importante, desde Michael o ateu sobrinho do rabi, até o sorveteiro (por sinal a história dele é muito boa). Helene soube dosar e mesclar os pontos de vista de cada integrante dessa história e, mesmo que não sejam os protagonistas, eles são importantes e agregam para a história. Não são avulsos.
Golem e o Gênio foi bem didático para mim. Não da pra descrever tudo o que eu aprendi lendo-o. Da para perceber que a autora estudou para escrever e sabe muito bem do que está falando. Soube desenvolver o relacionamento da Golem e do Djim de uma forma que poucos autores sabem. Ela não gritou aos sete ventos os sentimentos deles para um com o outro. Foi sutil, delicado, sempre explorando a personalidade dos dois, os limites. Além de inteligente, a história é perfeitamente guiada por uma Nova York no século XX próspera, onde imigrantes chegavam, formavam suas colônias, seus bairros. Foi tão incrível essa leitura que nem posso dizer muito mais para que não haja spoiler.

A escrita da autora flui e, apesar de ser detalhada, não é maçante. É uma escrita envolvente, sem furos de roteiro, de sequência, sem palavras muito difíceis que dificultam a leitura do leitor e quando há um termo que não conhecemos, judeu ou árabe, temos as explicações no rodapé.

O final do livro, assim como ele todo, é surpreendente e lindo. Eu amei cada segundo do final, das descobertas, da ''reviravolta'', da maneira como Helene fechou todas as pontas soltas da história. Mal posso esperar para ler sua próxima obra. Se você procura algo novo para ler, Golem e o Gênio é perfeito.


Comentários
35 Comentários

35 comentários :

  1. Anelise, sua resenha ficou sensacional! Puxa vida, acho que vou correndo comprar o livro depois de lê-la! (E eu já tinha planos de compra-lo, mas vou ter que adiantar isso aí! hehehehe)

    Aliás, eu amo o layout do seu blog! R2 e gatinhos cochilando??? Quem precisa de mais que isso? ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  2. Ola lindona a capa e edição do livro são sempre um show a parte da Editora não me canso de elogiar suas publicações, com relação a premissa do livro gostei muito, e da forma como os personagens foram construídos, assim como você não conheço muito sobre os temas e pelo visto a autora nos apresenta de forma muito rica os detalhes. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já estava doida para ler esse livro, agora após ler sua resenha, que por sinal está ótima, tive certeza que preciso lê-lo para ontem!
    Gostei da maneira com a história foi desenvolvida e o envolvimento de todos os personagens na história.
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Apesar de sua resenha extremamente positiva e de uma edição belíssima, a premissa do livro não me agradou muito. Não sou fã de literatura fantástica e quase sempre passa direto por mim.
    Parabéns pela resenha, mas vou deixar passar.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Ainda não li nenehum livro da editora mas fiquei curiosa com esse livro
    Adoro romances onde são apresentados personagens de culturas diferentes
    Gostei da autora detalhar isso no livro sem ser maçante
    Adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha visto esse livro, mas já me encantei muito pela história, ainda mais pela autora trabalhar tão bem com os personagens, e não deixar pontas soltas.
    E essa edição, completamente show né, vou adc so skoob, e quando tiver promoções eu compro ele com certeza

    ResponderExcluir
  7. A Darkside arrasa nessas edições né?
    Confesso que o enredo não chama muito minha atenção, mas amei a capa!
    Valeu a dica =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Realmente parece ser um livro surpreendente e fiquei sedenta de vontade de ler :d Essa capa é fantástica e convidativa, se foi tua melhor leitura do ano, deve ser bem instigante, né?

    ResponderExcluir
  9. Eu estou muito curiosa sobre esse livro e, mais uma vez, leio uma resenha que exalta as qualidades já visivelmente incríveis do livro. Espero muito poder ler em breve e apreciá-lo em minhas mãos porque, fala sério, que livro lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. pelo jeito vc se encantou mesmo com o livro, né??? Gosto de histórias que me surpreendam e certamente essa leitura com reviravoltas vai me deixar atenta do começo ao fim. ^^
    Achei linda essa edição, a DarkSide caprichando sempre <3 *-*

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ver que o livro traz um pouco de outras culturas me deixou curiosa para ler, e por mais que não seja um gênero que eu goste muito, fiquei bastante curiosa para conhecer o livro. Principalmente vendo que você favoritou e gostou bastante do final.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Meu amor pela Darkside, mesmo o genero não me conquistando as edições da editora são lindas *-*
    Sobre o livro acho que é a primeira resenha que leio e vou ser sincera não me chamou atenção, mas fiquei feliz em saber que a autora estudou e teve segurança ao escrever o livro, isso faz toda a diferença.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Esse livro está muito lindo! olha a capa, e essa lombada!!!!
    Sua resenha esta ótima, e me deu uma vontade de comprar o livro agora mesmo!
    Pena que eu não tenho money kkkk
    Mas vu ler assim que possível, pois fiquei bem ansiosa. espero gostar tanto quanto você gostou.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Anelise!
    Já li várias resenhas desse livro, quase todas elogiosas, mas nenhuma foi tão didática para mim! Eu sinceramente não imaginava que o livro fosse assim tão rico em detalhes que trouxesse tantos elementos interessante sobre essas culturas que estão bem distantes da nossa. Adorei! e quero ler com certeza!
    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  15. Não, não, nãoooooo! Eu me recuso… *se descabela* Por que esse livro tinha que ser tão bom?! Por quê?! Menina, fiz recentemente um cálculo que me deixou muito assustada. Veja, leio em média 100 livros ao ano. No meu Skoob, há cerca de 1.300 livros que "quero ler". Divida isso por 100 ao ano e, meu Deus, tenho livros para os próximos 13 anos da minha vida!!! Isso é assustador. E até lá, sugirão mais e mais… Eu acho que farei uma lista de prioridades, porque provavelmente morrerei antes de ler todos. Buáááá.
    Enfim, estou desesperada e sua resenha vem e mostra que Golem e o Gênio é perfeito, cultural, bem escrito e tal e coisa. Não tem como resistir. D:

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Não tinha visto nadinha sobre esse livro até o momento e, ao terminar de ler a sua resenha fiquei completamente interessada pelo livro. Tipo, são culturas que conheço pouquíssimo tb, para não dizer nada. hehehe. E, sou uma boa apreciadora da literatura fantástica, acho que curtiria esse livro...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A sua resenha ficou fantástica! Fiquei muito curiosa para ler a obra, já que eu gosto de livros de fantasia e a sua resenha foi muito positiva.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Anelise!
    Desde o lançamento, estou querendo muuuuiiito esse livro!
    Agora, após ler a sua resenha, que foi a primeira que li de Golem e o Gênio, fiquei ainda mais curiosa com esta história.
    Preciso deste livro com urgência!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. OI
    Sua resenha ficou muito boa, achei a capa do livro linda, mas é um livro, que a principio não sinto vontade de ler.
    Bjss

    ResponderExcluir
  20. AI QUE EDIÇÃO LINDA. Estou vendo todo mundo falando super bem, desse livro e eu só fico babando, tento pela história que parece incrível, quanto por essa edição, que é simplesmente a edição mais linda do ano.
    Adorei sua resenha. Já sabia bastante sobre o livro mas gostei de saber sua opinião sobre a história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. oi ^^
    eu to doida pra ler esse livro desde que lançou mas ainda não tive a oportunidade.
    essa foi a primeira resenha que eu li e já gostei. adoro livros detalhados <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro,
    mas depois do dessa resenha me deu uma vontade imensa de ler!
    mas o tamanho me dá medo kkkk !
    Já está na minha listinha!

    ResponderExcluir
  23. Olaa. Essa edição esta perfeita. Bom, nao é um gênero que normalmente leio mas sua resenha e percebi que você se apaixonou pelo livro me deixou curiosa e a premissa é beem diferente do que já li hehe. Darei uma chance a ele mas terei que separar um tempinho ja que ele é meio grandinho hehe

    Beijão da Lari 😘
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  24. Oi oi!
    Já tinha visto o livro por aí (que aliás, tem uma edição impecável), mas confesso que não sabia nada dele.
    Assim que li a sinopse já fiquei curiosa, e agora sei que preciso ler. Também não conheço nada das culturas presentes no livro e acho que vai ser bem interessante conhecer.
    Espero muito poder ler em breve e devorar, até porque amo um livro com muitas e muitas páginas ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Anelise, apesar de aparentemente não fazer muito meu estilo gostei muito da história.
    Realmente parece que a autora estudou bastante sobre as duas culturas e explorou bem a relação entre a golem e o Djim.
    Sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Oii,
    Essas edições da DarkSide são sensacionais né? Adorei a premissa do livro e sua resenha ficou incrível.
    Vivi
    Corujas de Bibiblioteca

    ResponderExcluir
  27. Que livro lindo heim, amei essa capa.
    Mas infelizmente o livro não faz meu tipo, não leria por não ser meu genero mesmo.
    Mas adorei saber que a escrita da autora é detalhada e não maçante e que a leitura flui bem.
    Isso é definitivamente muito importante em um livro.

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu recebi esse livr e fiquei bem animada, mas confesso que por ser um livro gordinho eu acabei deixando ele de lado, sabe? Além disso eu não tinha lido nada sobre o livro até agora, por isso não sabia se devia mergulhar de cabeça na leitura, mas lendo sua resenha tive certeza que sim e espero conseguir fazer a leitura em breve. Enfim, fico feliz em ver que a autora soube construir uma boa história e animada ao ver que o relacionamento dos personagens também foi bem construído.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu estou muito curiosa para ler esse livro. Achei lindo. A capa, a sinopse e adorei sua resenha.
    Deve ser muito surpreendente.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Estou louca por esse livro, sério. Desde que a Editora anunciou o lançamento. Não é o meu tipo de leitura, mas achei o enredo mega interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá! Que resenha maravilhosa! Transmitiu muito bem a emoção que você sentiu lendo o livro e, obviamente, me deixou morrendo de vontade de conferir a história! Eu ainda não tinha lido a sinopse dessa obra, mas achei incrível, assim como a edição! Pelo visto, a autora soube desenvolver muito bem esse universo e harmonizar os elementos. Espero gostar tanto quanto você! Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    Eu já conhecia esse livro, mas não imaginava como era a história. Confesso que me interessei mais do que imaginava, ainda mais depois da sua resenha.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Anne, AMEI sua resenha um um nível que eu nem sei medir. Me interessei muito pelo livro, parece ser de tirar o fôlego e a edição está impecável também. Adicionei aos desejados, hahaha!

    ResponderExcluir
  34. Oii!

    Amei esse livro! Fiquei mais feliz ainda por saber que irá ter uma continuação ^^ A capa é simplesmente maravilhosa e estou apaixonada por ela <3 Estou a um tempo procurando uma série nova, pois as minhas sagas favoritas já estão acabando e acho que essa série vai ser muiiiitoooo boooaaa!!!
    Parabéns pela resenha e amei a dica ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  35. Olha eu achei o livro simplesmente maravilhoso só pela foto.
    Eu compraria ele por conta disso, mas não sei se curtiria a estória de fato, porque eu não me senti muito atraida pela estória, mas só lendo para saber, porque não adianta a gente julgar sem antes de conhecer né? Enfim...Espero um dia poder ter a chance de fazer a leitura dele. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/memorias-literarias-2-caca-da-mulher.html

    ResponderExcluir