Posts Recentes

Dentes de Dragão, de Michael Crichton

04 junho 2018

Michael Crichton foi um escritor, roteirista, produtor, diretor e médico conhecido principalmente por ser o criador do sucesso Jurassic Park e um dos responsáveis pelo roteiro do filme Westworld, de 1973. Falecido no ano de 2008, “Dentes de Dragão” é uma história encontrada por sua esposa e publicada apenas em 2017 para o público e que chega agora ao Brasil através da Editora Arqueiro.

Sou da geração de crianças que cresceu com os filmes de Jurassic Park, mas nunca fui muito interessada pelo assunto de dinossauros e paleontologia. Então, apesar do medinho de ler o livro, achei que seria uma boa oportunidade para começar a entender mais sobre o assunto e também sair um pouco da minha zona de conforto. O que já falo de antemão para os que estão preocupados por não possuírem domínio sobre o assunto e de que não vão entender nada: calma!



Ficha Técnica
Título: Dentes de Dragão | Autor: Michael Crichton | Ano: 2018 | Páginas: 304| Idioma: português | Editora: Arqueiro

O livro trata-se de uma história de ficção baseada em fatos e personagens históricos reais, e apesar de se tratar de um assunto complexo, a linguagem de Crichton é muito acessível a qualquer um, o que faz com que você consiga aproveitar a jornada de uma forma ou de outra. 

A narrativa é feita em terceira pessoa, com alguns trechos de diários enfatizando o ponto de vista dos personagens principais, Othniel Marsh e Edwin Cope (ambos figuras reais), e William Johnson, o jovem que vai nos inserir em sua jornada. 

Marsh e Cope foram paleontólogos e inimigos famosos de sua época. Viviam competindo sobre quem descobriria mais ossos e novas espécies de dinossauros e até roubavam conquistas um do outro. Achei a rixa dos dois durante a história um tanto quanto cômica, principalmente da parte de Marsh. 

William é um jovem estudante que não se interessa em nada por paleontologia. Porém, após uma aposta, se candidata para acompanhar o professor Marsh em sua próxima expedição pelo Oeste dos EUA em busca de novos ossos. Mesmo sendo uma jornada extremamente perigosa - visto que naquela época ocorreram as guerras entre indígenas e soldados americanos, deixando muitas mortes pelo caminho - o jovem não poderia imaginar que o maior perigo talvez estivesse bem ao seu lado. 

Após ser abandonado pelo professor Marsh, Johnson se junta ao professor Cope e descobre um lado de Marsh que ele desconhecia, mas também aprende a gostar e a entender melhor o trabalho ali desenvolvido e a importância das descobertas que estavam por vir. 

O livro é de uma leitura muito fácil e fluída. Se você estiver com tempo livre, acredito que seja possível facilmente lê-lo em um dia, apesar de suas quase 300 páginas. A leitura só não foi ainda mais satisfatória para mim porque não me conectei com os personagens, mas foi muito interessante entender e saber mais sobre as guerras indígenas do Oeste americano do ano 1876. Acredito que, para quem já gosta de dinossauros, seja uma leitura ainda mais interessante e imersiva, mas para quem acha que não vai se interessar por essa leitura, a história será transformada em minissérie em breve pelos canais National Geographic em parceria com Amblin Television e Sony Pictures, então é esperar para ver! 

Livro cedido em parceria com a editora.
Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Ooi,
    Assim como você, cresci entre lançamentos de Jurassic Park, mas também nunca me interessei muito pelos dinossauros. Quando vi a capa do livro, imaginei que fosse uma grande aventura um pouco fantástica. Provavelmente não vou ler porque, apesar de interessante, não é meu tema favorito.

    Beijos,
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  2. Minha colaboradora leu o livro e a resenha dela me deixou muito empolgada pela leitura. Agora lendo a sua, e pegando mais detalhes sobre a obra, fico ainda mais empolgada. Eu li os dois livros do autor de Jurassic Park e amei a leitura, mas essa parece ser uma leitura ainda mais essencial, e com certeza vou conferir.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas ele parece ser muito diferente dos que eu já li! Sua resenha é tão boa de ler <3
    Vou colocar o livro na listinha porque estou curiosa demais sobre a história
    Beijos
    https://porvarioslugares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina!
    Eu havia visto a capa desse livro em alguma divulgação por aí, mas imaginava, por cima, algo de fantasia, rs. Não conhecia o autor, por isso também não fazia ideia da ligação dele com Jurassic Park, mas interessante saber do enredo dele agora. Eu não sou muito atenta - para não dizer nada, rs - ao tema de dinossauros, mas ironicamente tenho um personagem de um projeto que estou escrevendo que é apaixonado no tema, e acho que esse livro pode me ajudar com ele, de repente, hehe. Gostei de saber que a linguagem é bem acessível e se tendo tempo disponível pode ser facilmente lido em um dia ou dois. Não é o meu estilo de história, mas é bom sair da zona de conforto às vezes também, né? Obrigada pela dica! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bom?
    Já tinha visto esta capa por aí, mas juro que pensei que era uma ficção.
    De fato deve ser bem cômico acompanhar Marsh e Cope nessa disputa, ainda mais se tratando de dois paleontólogos, que eu presumiria que são pessoas super sérias! haha Por hora vou passar a dica por não curtir muito a temática e por saber que não se conectou com os personagens, no entanto, curti muito suas impressões sobre a obra.
    Resenha excelente ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol! Gostei da sua resenha, a história parece mesmo ser bastante interessante e estou curiosa para saber o motivo do nome do livro (talvez não tenha nada a ver, mas eu queria entender rsrs).
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol!
    Também cresci envolta nesse universo de Jurassic Park, mas nunca tive vontade de ler algo sobre ele. Confesso que esse livro não fez meus olhos brilharem, mas fiquei intrigada com a fluidez e com o conteúdo do livro. William parece ser aquele tipo de personagem que nos encanta e satisfaz.
    Acho que mesmo você tendo problema com envolvimento com o personagem e o livro não tendo saltado aos meus olhos, vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Realmente este livro não seria do tipo que me chama atenção, por tanto, não sei se irei ler. O importante é que apesar de você não ter se conectado com os personagens a leitura ainda foi fluida. Isso é importante. Enfim, quem sabe eu não veja pelo menos a série, não é?

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Vi quando esse livro foi lançado, mas não me interessei pela trama justamente por não ser o estilo de leituras que curto realizar. Apesar de ter acompanhado os filmes ao longo da adolescência, a narrativa me parece ser arrastada e cansativa.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!

    Tudo bem? Confesso que já não sou mais uma fã tão grande de ficção científica como alguns anos atrás, então li muito menos. Do Crichton eu só li mesmo Jurassic Park e faz tanto tempo que nem me lembro direito da história e se fosse para escolher uma de suas obras para ler é certo que Dentes de Dragão não seria minha escolha (O Mundo Perdido seria).

    Fico feliz que tenha gostado da trama e que a narrativa tenha se mostrado fluida, é sempre bom quando a leitura corre sem problemas neste sentido. Por outro lado quando não consigo me conectar ao personagem principal (ou algum secundário que seja muito relevante) fico bastante frustrada. Vou passar a dica por enquanto, quem sabe em um outro momento eu não pegue para ler?

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir