Posts Recentes

| RESENHA #153 | CINDER, MARISSA MEYER (AS CRÔNICAS LUNARES #1)

12 fevereiro 2017


ISBN-10: 8579801524
Série: As Crônicas Lunares #1
Título: Cinder
Autora: Marissa Meyer
Ano: 2013
Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Jovem Adulto, Ficção cientifica
Nota: 4,5/5
Livro cedido em parceria com a editora.
Sinopse: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.
Olá leitores! Como vocês estão? 
Hoje eu trago a resenha de um livro que foi uma grande surpresa para mim. Na verdade, eu tinha boas expectativas para com "Cinder" da autora Marissa Meyer, no entanto, eu tinha medo de me decepcionar de alguma forma. Mas não aconteceu e já adianto para vocês que eu gostei bastante da obra.  

Em mais uma releitura de clássicos de contos de fadas, só que em uma sociedade futurística, temos Cinder, uma misteriosa ciborgue, que vive com sua madrasta e tutora, Adri, enquanto cuida de uma oficina especializada em robôs e protótipos. Cinder tem mais duas irmãs e vive como a Cinderella mesmo, como a "ralé", como a gata borralheira. No entanto, em um dia em sua oficina, Cinder acaba recebendo Kai, o príncipe herdeiro do trono da Comunidade das Nações Orientais. O que ela não sabia, é que se envolveria em uma guerra intergalática e um romance proibido.  Além de já carregar o fardo de não ser querida na sua própria família, Cinder ainda levou a culpa pela doença de sua meia-irmã, Peony, o que a levou para caminhos perigosos. Sua vida se tornará bem diferente do que ela imaginava. 

Em "Cinder", temos uma história que se passa em uma sociedade futurística e claro, carrega elementos distópicos e de ficção cientifica. Cinder, nossa protagonista, é uma ciborgue e se você não sabe o que é isso, é nada mais, nada menos do que metade humana, metade robô. Por causa disso, Cinder precisa de um tutor, já que ciborgues não são bem aceitos nessa sociedade. E mesmo sofrendo todo esse preconceito, nossa protagonista ainda consegue se destacar e ser considerada a melhor mecânica de Nova Pequim e por isso, o príncipe Kai vai até o seu encontro, afim de que Cinder recupere um android que possui valor sentimental para ele e mais ninguém consegue concertá-lo.

''Uma garota. Uma máquina. Uma aberração.'' Pág. 145

Além do romance, temos a trama de uma doença que atormenta a todos os moradores daquela comunidade. Uma doença sem cura, rara, ainda a ser estudada. Então além de termos todos os trejeitos de um conto de fadas, ainda temos essa trama rolando, o que deixou o livro com muito mais informação e muito mais envolvente. 

Não conhecia a escrita da Marissa Meyer, mas gostei bastante, gostaria de ter lido na língua original, mas a tradução da editora Rocco está excelente. A narrativa é ágil, rápida e leve. Sua escrita é fluida, mas muito bem condensada, de forma que o linguajar não é tão fácil assim. Apesar de ser um young adult, achei um livro bem mais adult do que young, rs. No entanto, a proposta consegue se sustentar e a autora entregou um livro leve, divertido e gostoso de acompanhar. 

Os protagonistas carregam bem a história. Cinder é um personagem fácil de se gostar, não é tão coitadinha, mas demonstra seus traços de fraquezas. No entanto, a autora soube explorar bem cada coisa em cada momento certo. Kai também foi um personagem que eu gostei bastante e achei todo o desenrolar do envolvimento dele com Cinder, muito bom e gostosinho. 

A história em si caminha por um final previsível, mas é bem envolvente e você fica preso durante a história toda. Tem bastante informação e talvez a autora poderia ter explorado uma coisa de cada vez, mas no final das contas, tudo valeu a pena, porque eu me diverti, me envolvi e adorei ler e acompanhar a jornada de nossa protagonista. O romance não é forçado, não deixa a gente com aquele sentimento de "estão indo rápido demais" e por serem personagens legais, eu me envolvi bastante com a história de Kai e Cinder.

A história contém bastante coisa, mas não quero falar muito para que vocês não peguem spoiler. Mas já adianto que vocês irão mergulhar de cabeça nessa história.

Em síntese, Cinder foi uma leitura divertida e gostosa, que me deixou muito feliz. A história não é extraordinária, mas a autora conseguiu trazer para o clichê, algumas nuances diferentes, como a ficção cientifica dentro de um conto de fadas. A edição e tradução da editora Rocco estão ótimas, diagramação atraente, folhas amareladas e mais grossas, além dos detalhes no começo de cada capítulo. É realmente uma obra que vale a pena adquirir e se jogar. Não vejo a hora de poder continuar a série. 
Comentários
11 Comentários

11 comentários :

  1. Ahhhh, eu vi a capa desse livro hoje pela manhã e fiquei intrigada! Já imaginei que seria uma releitura, mas jamais pensaria que seria uma ciborgue! Me interessei MUITO, AMO contos de fadas e releituras! Adorei também o fato de ser uma trilogia, então já quero saber quais outros contos eles "recontam" aí! <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anelise!
    Li "Cinder" já faz um bom tempo e estou louca pelas continuações. A edição está muito linda mesmo! A Rocco fez um ótimo trabalho. <3
    Esses pontos para serem melhor explorados, talvez sejam mais abordados nos outros livros. Vamos nos próximos! o/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    Estou de olho em Cinder faz algum tempo. Gosto bastante de releituras de contos de fadas, mas essa história é totalmente surpreendente já que envolve distopia e ficção científica.
    A capa é muito linda e eu compraria o livro apenas por causa dela.
    Gostei bastante dos pontos ressaltados, como a leitura fluida e a subtrama que não deixa o livro ser apenas mais um romance.
    Com toda certeza vou querer ler.
    Adorei conferir suas impressões.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu amo demais releituras e coisas nessa pegada. Cinderela foi uma obra que eu desejei por muito tempo e só consegui ler ano passado. Eu amei todo o enredo e realmente tenho que concordar com o final, mas o mesmo não deixou perder a sua magia. Quero sim continuar com a série, mas os outros livros são tão caros e eu não quero ler em ebook. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oii Anelise, tudo bem? Que bom que se envolveu e divertiu com a leitura! Sempre leio comentários bem positivos (e alguns nem tão positivos assim) sobre essa serie, e minha vontade de ler só cresce. Acho a premissa bem interessante, mesmo não curtindo tanto assim releituras. Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Acho releituras algo bem interessante, apesar delas geralmente trabalharem com contos de fadas e esses não serem meus assuntos favoritos. Mas achei bem bacana misturar conto de fada com sociedade distópica, essa sim eu gosto hahaha. Também gostei de saber que, apesar de haver romance, não é algo forçado. Ainda não sei se leria, mas consigo ver pontos positivos, quem sabe um dia? :D



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  7. Eu amei a leitura desse livro. Adoro releituras, e essa está perfeita e diferente de tudo que li. Adoro distopia e ficção científica, então achei a trama muito bem elaborada. Estou ansiosa para a continuação, pois aquele final é de matar de curiosidade. ):
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee... tenho lido várias resenhas ótimas sobre esse livro!
    Sou fã de releituras de contos de fadas e fã de distopias, portanto esse livro me parece um prato cheio!!
    Pelo que você avaliou, Cinder me pareceu uma personagem bastante "real" apesar de todo o contexto, com qualidades e defeitos, e isso é algo que eu acho muito importante nos livros.
    Espero que eu goste também! hehehe
    Um beijo...

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. oiii!!!
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei a mistura que foi feita. Eu gosto muito de Cinderela, e ver que esse livro também vai ter ficção cientifica envolvida, me deixa com muita vontade de ler. Gosto de releituras, mas essa foi a mais diferente que já ouvi falar. Você disse que é uma série, mas quantos livros vem depois desse?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Anelise, tudo bem?
    Menina, esse é o tipo de livro que eu gostaria muito de ler, sabia? Não sou muito chegada a Sci-fi... mas essa série foi uma das unicas que me chamou a atenção.
    Curti a sua resenha, foi a primeira que li sobre ele e aguçou minha vontade...

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Oie
    que legal que gostou do livro, apesar de clichê parece ser bem gostoso e divertido de ler, eu gosto desses livros inspirados em conto de fadas

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir