Posts Recentes

| RESENHA #108 | DEPOIS DAQUELA MONTANHA, CHARLES MARTIN

21 novembro 2016

ISBN-10: 8580416191
Título: Depois Daquela Montanha
Autor: Charles Martin
Ano: 2016
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Nota: 3,5/5
Livro cedido em parceria com a editora Arqueiro.
Sinopse: O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo. Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida.  Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada. Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas. Publicado em mais de dez países, Depois Daquela Montanha chegará às telas de cinema em 2017, com Kate Winslet (de Titanic) e Idris Elba (de Mandela) escalados para os papéis principais de uma história que vai reafirmar sua crença na vida e no poder do amor.

Desde que vi a sinopse desse livro, fiquei imaginando que fosse algo como Náufrago ou a lagoa Azul, mas ao começar a ler a história, percebi que Depois Daquela Montanha poderia ser diferente. Publicado pela editora Arqueiro e escrito pelo Charles Martin, esse livro conta a história de Ben e Ashley, duas pessoas unidas pelo destino e por uma tragédia.

Ben Payne é um médico cirurgião na parte de ortopedia e estava voltando de uma convenção de medicina. Ashley é uma jornalista e estava no aeroporto prestes a voltar para casa, para o seu casamento que aconteceria em poucos dias. No saguão do aeroporto, os dois trocam palavras, conversam e dividem aquele espaço. No entanto, os planos dos dois personagens acabam mudando, devido a uma grande tempestade de neve que estava por vir. Todos os voos foram cancelados e eles teriam que ficar por dias ali, até que surge um homem de idade, chamado Grover, que tem um avião particular, e ele acaba ofertando uma carona para Ben, que aceita e pergunta se Ashley gostaria de pegar um voo até Denver e não se atrasar para suas atividades do casamento.

Ashley, Ben e Grover embarcam no avião rumo a Denver, mesmo com a tempestade, há chances de todos chegarem seguros em seu destino, no entanto, Grove acabou tendo um ataque cardíaco, mas ainda assim pousou o avião no topo de uma montanha. A partir desse momento, eram apenas os dois e o cachorro de Grove. Apenas os dois lutando pela sobrevivência. 

"Talvez juntar os pedaços seja contínuo. Talvez a cola demore a secar. Talvez os ossos demorem a se consolidar. Talvez seja bom o fato de a criatura confusa que sou, ainda estar em desenvolvimento. Talvez a caminhada seja longa e árdua para sair do local do desastre. Talvez a distancia seja diferente para cada um de nós. Talvez o amor seja maior que a minha confusão.”

Depois daquela montanha foi um livro legal de ler. Não houve nada excepcional que me fizesse achá-lo incrível e maravilhoso, mas a leitura foi gostosa e tranquila. Eu não me senti tão agoniada com o sofrimento dos personagens, acho que o autor poderia ter explorado mais. No entanto, Ben e Ashley são pessoas interessantes e seus diálogos foram o ponto alto da trama.

Eu gosto de personagens bem construídos, enquanto a construção de Ashley deixou um pouco a desejar, a de Ben foi instigante. Eu estava o tempo todo querendo saber mais sobre sua esposa e o final foi bem diferente em relação a vida de Ben. E apesar de sentir uma certa previsibilidade no roteiro, não foi tão ruim o final da história em si, mas talvez a falta de criação de vínculo dos personagens tenha comprometido isso.

Eu senti a falta do personagens se apaixonando, se perdendo um no outro, desafiando mais as leis da vida e da natureza. Acredito que o autor poderia ter contado a história de uma forma mais intensa. Eu não senti essa intensidade toda. Eu passei o livro todo esperando uma coisa que não veio. Uma das coisas legais, foi o cuidado que Ben teve com a Ashley, que estava bem debilitada. 

Eu vi que muita gente amou o livro e o achou original. Apesar das minhas percepções, eu indico o livro para todos que buscam leituras mais calmas e sensíveis, que exploram mais o limite humano. A história não funcionou totalmente para mim, mas isso não significa que ela seja ruim. No entanto, a escrita do autor é fluida e eu acabei lendo o livro bem rapidamente. E vocês? Já leram? Me contem!
Comentários
24 Comentários

24 comentários :

  1. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e realmente tenho muita curiosidade a respeito do desenvolvimento e personagens, mesmo porque a própria sinopse me deixou bem intrigada e também ouvi comentários de pessoas dizendo que amaram essa história. Imagino que seja uma história bem sensível mesmo, especialmente no sentido que explora o limite humano diante de tantas emoções conflituosas. Uma pena que não funcionou tanto para você essa leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane,
    Poxa sua resenha me deixou desanimada com o livro. Os pontos que você achou que deveria ter sido mais explorados, são exatamente os que eu achava que a narrativa teria. Como sou teimosa vou querer conferir o livro, mas acho que vou me animar mais com o filme, já que terá dois atores que curto muito o trabalho.


    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu já havia visto o livro nas redes sociais, mas não conhecia a trama, não sabia do que se tratava. Considerando seus comentários, apesar de os personagens serem bem construídos, gosto de livros com narrativas mais instigantes. Mas deve ser muito bacana ler sobre os sentimentos dos personagens numa situação tão complicada. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Quando li a sinopse desse livro a primeira coisa que me veio a cabeça foram os filmes de náufragos que passavam na sessão da tarde e ainda assim fiquei animada pois parecia ser uma daquelas histórias em que uma grande reviravolta surge mudando tudo e deixando o leitor vidrado, mas pelo visto não é bem assim que as coisas são. A ideia de enredo do autor realmente foi muio boa e foi uma pena que ela não tenha sido melhor aproveitada mas mesmo assim me parece ser uma boa leitura e por isso pretendo dar uma chance.
    Ps: Impressão minha ou o blog está de carinha nova? Ficou lindo, parabéns!
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste, ainda que não tanto! :) ahah Achei a capa linda!!

    Compreendo que não tenhas apreciado as personagens, a construção das mesmas... Não gosto nada quando isso acontece, devo dizer!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, toda pessoa que leu esse livro diz que ele é só bafão.
    Gostei muito de ver um outro lado da moeda porque evita que eu vá ler com expectativas demais. Pelo menos é uma leitura gostosa, poderia ser mais explorada, mas é gostosa.

    Amei sua sinceridade. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro e simplesmente adorei, discordo de você em muitos pontos. Não acho que tenha havido uma falta no quesito dos personagens se apaixonando, até porque A Ashley está seguindo caminho para o casamento e Ben é um casado que quer se reconciliar com a esposa, pelo menos é nesse cenário que somos levados a acreditar e se acontece algo entre os dois nas condições em que estavam seria estranho, na minha opinião. Não achei o final previsível, claro que depois da grande revelação eu esperava que acontecesse o que aconteceu. E acredito que o autor não tenha se aprofundado no sofrimento deles justamente para nos deixar ansiosos pelo reencontro do Ben com a esposa, acho que o autor quis construir um vínculo do leitor com ele e desejar esse reencontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, como eu disse no final da resenha: para - mim -, o livro não funcionou totalmente. Eu entendo suas considerações, mas não concordo com elas e essa é a graça da literatura haha. Acho que o autor poderia SIM ter explorado melhor a Ashley e os sentimentos que um nutriu pelo outro, porque achei o final meio 'Bleh', já que não senti vínculo nenhum para ter aquele final. Mas tudo bem né, vamos fazer o que.

      bjs :)

      Excluir
  8. Olá,

    O livro me chamou atenção e gostei bastante da premissa, porém uma pena a história não ser tão intensa assim. Também gosto de personagens bem construídos, mas ainda sim apesar de alguns pontos negativos, fiquei com vontade de ler.

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá amore,
    Ainda não conhecia o livro, mas já me interessou, tanto pela capa linda quanto pela história que parece ser muito interessante.
    A Arqueiro sempre capricha, e esse não parece ter sido diferente.
    Uma pena que não tenha funcionado pra ti.... mas anotei a dica por aqui!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Anelise,
    Estou muito curiosa para ler esse livro, pois acho a premissa dele muito interessante. É uma pena que o livro não tenha funcionado para você, que o final tenha sido previsível e que você tenha sentido falta de um pouco de paixão dos personagens e acho que até te entendo, mas esse livro é aquele tipo que quero ler para tirar a prova, pois li resenhas que amaram e a sua, que não foi tão positiva.
    Espero que seja diferente para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Gostei muito da sua resenha. Adorei como você escreve. Eu gostei muito da história, mas esperava algo intenso, um romance marcante e avassalador, e pelo que você conta ele não é tudo isso. Porém, quando tiver a oportunidade, irei ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Desde que vi o lançamento do livro fiquei bem curiosa para conferir, afinal achei a premissa bem inusitada.
    Também tenho visto vários elogios acerca da obra e fico triste que não tenha atingido todas as expectativas que tinha.
    Adorei saber que Ben é um personagem bem construído, mas que Ashley não ser tanto me deixou com pé atrás.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Legal já amo. Gosto muito de Idris e da Kate, certeza que vou amar o filme. E achei muito interessante a História, pelo jeito não tem romance né... Já que o Dr. é casado e a Ashley estava indo para seu casamento, mas mesmo assim é algo que leria. Eu gosto muito de romances clichês onde já sabemos quem vai ficar com quem. Várias vezes revejo filmes desses romances água com açúcar só pela leveza. Com certeza eu vou gostar dessa leitura. Bjs
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ane

    Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro. Que pena que você não foi arrebatada pela história. Entendo quando você disse que ficou esperando por algo que não aconteceu. Mas que bom que a história ao menos foi fluida, né? Não descarto uma leitura futura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que pena que não gostou tanto da leitura. Já aconteceu comigo isso de ficar esperando algo ao longo da leitura e no final este algo não veio. Achei que o relacionamento deles seriam mais intenso também quando conheci o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu desde que vi a capa e título desse livro fiwiei super curiosa para ler e interessante a premissa com acidente e sobrevivência. Acho que o foco do livro deve ser mais a luta pwla sobrevivência em si do que no romance. Pena que não curtiu tanto assim a leitura desse. Pena o Autor não ter explorado a agonia dos personagens de forma que te envolvesse melhor.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Olá Anne =) Que chato que a construção de Ashley deixou um pouco a desejar. Pelo o que li na resenha realmente parece que o autor poderia ter explorar mais a intensa das emoções nos personagens. Que pena que você esperou por algo que não veio. Li apenas resenhas de um lado do livro, gostei de ver o outro lado que o livro também, ver que nem tudo é perfeito. Para quando for ler não ir com tanta expectativas. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Oieee, tudo bem??? Quando vi esse livro nos lançamentos da arqueiro QUASE pedi ele, mas tive a mesma impressão que você. Me arrependi porque vi muitas críticas positivas. Quando soube da adaptação achei que seria melhor conferir o filme e agora, com as suas impressões, acredito que fiz certo. Talvez os personagens e suas aflições sejam melhores explorados na telinha né? Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Anelise,
    eu já coloquei esse livro na lista de desejados, pq amei a sinopse. Fiquei meio receosa agora, depois de ler suas impressões, mas como não é um livro muito grande e o enredo é interessante vou lê-lo apesar disso. Afinal, gosto de fazer comparações entre o livro e o filme.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro até hoje.
    Percebi que a leitura não atendeu suas expectativas. É frustrante quando isso acontece né?
    Eu não me interessei pela premissa do livro, e o fato dele não ser tudo o que poderia ser me deixou mais desinteressada, por isso vou deixar a dica passar.
    Acredito que ele vá agradar muitas pessoas, como já agradou. Mas é isso, alguns amam e outros nem tanto.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Tudo bem?
    Bem estranho um livro com uma resenha empolgante ter tudo pra ser eletrizante e acabar sendo uma leitura calma e sensivel, não sei se ia querer fazer uma leitura assim.
    No mais gostei da capa e fiquei feliz em saber das suas impressões.
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  22. Oi Anne, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e gostei muito dele, achei a proposta bacana e inteligente, uma pena que o livro não funcionou totalmente para você, vou ver se consigo ler uma hora dessas para ver o que irei achar.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Muito linda história o trabalho de Idris Elba é maravilhoso. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei a história e sem dúvida este é umo dos melhores filme de Idris Elba é umo dos melhores, porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível.

    ResponderExcluir