Posts Recentes

| RESENHA #53 | A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith

04 julho 2016

ISBN-10: 8501106224
Autor: Jennifer E. Smith
Ano: 2016
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Galera Record
Gênero: Young Adult, romance, literatura estrangeira
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram - presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade.

Quando vi esse livro, logo pensei em solicitá-lo, porque além de ter uma premissa bonitinha, eu estou querendo ler Young adults, para aumentar o meu leque de leituras, visto que li poucos do gênero. A Geografia de nós dois conta a história de Owen e Lucy, dois adolescentes que se conhecem no elevador, devido a um apagão que teve na cidade de Nova York. A partir desse momento, ambos acabam desenvolvendo uma cumplicidade, um companheirismo em meio a escuridão. Mas nem tudo o que a gente quer acontece, apesar da latenta conexão entre os dois, o caminho os guias para outros lugares e o que parece impossível, se torna ainda mais. Mas será que eles são capazes de manter contato e deixar o sentimento intacto mesmo a geografia os separando?

Sempre que leio livros juvenis, mais adolescentes, eu percebo nitidamente a inocência e a falta de malícia nos corações, pensamentos desses jovens. Em A Geografia de Nós dois, pude perceber que a essência de romances young adults é essa, passar uma inocência que os adultos não possuem. A inocência que eu digo não é de ingenuidade, mas é uma coisa diferente. O romance entre Owen e Lucy é tão fofo, tão amorzinho, que é impossível não torcer para que eles fiquem juntos. Aquela esperança de amar incondicionalmente alguém, de ter alguém por perto, - mesmo longe -, não sei explicar, mas os dois personagens me conquistaram.

Narrado em 3ª pessoa, temos uma narração confiável, ou seja, nosso narrador nos da uma perspectiva de fora, não com os sentimentos, julgamentos e pensamentos dos personagens. Por parte, uma narração assim pode se julgar superficial, mas escrita da maneira certa, é capaz de envolver o leitor de uma forma arrebatadora, como foi o caso aqui. Temos que confiar naquilo que está escrito, pois não temos acesso as memórias dos personagens, nem aos seus sentimentos mais profundos.

Como todo young adult, não temos um aprofundamento tão gritante e a linguagem é mais acessível, fazendo com que o ritmo de leitura seja fluido, sem problemas de comunicação entre o autor e o leitor. Mesmo tendo essa pegada adolescente, o livro é extremamente bem escrito e envolvente, fazendo com que eu ficasse ansiosa e ansiasse o final, torcendo para que fosse digno do que a autora já havia apresentado.

Além de uma bela construção de narrativa, Jennifer Smith construiu personagens únicos e incríveis. Eu amei a Lucy, uma personagem solitária que vive a sombra dos pais que viajam o tempo todo. Gostei de como a autora também trabalhou um a questão familiar, porque tudo estava envolvido e em jogo ali. Ao contrário de adultos, adolescentes precisam dos pais para sobreviver normalmente e gostei que a autora não fugiu totalmente da realidade colocando personagens jovens que não precisam dos pais. Owen também é um amor, não da pra saber qual personagem eu amei mais, mas digo que esse em especifico me conquistou por sua simplicidade, sua bondade genuína, sua inteligência, tudo nele transborda energia boa.

O romance é bem leve mesmo. Os personagens nasceram para ficar juntos e a autora faz com a gente saiba e ateste isso fielmente. Realmente a construção do romance é um dos pontos altos, mesmo com a vida seguindo em frente, o pensamento deles estão juntos, um ao outro, pelo menos no momento que chega um cartão postal ou um e-mail.

O final é totalmente coerente e atingiu minhas expectativas. Não esperava algo diferente, porque realmente é uma história um pouco mirabolante, mas com elementos de uma vida bem real. Parabéns a autora por se manter fiel a sua linha de história e por ter escrito esse livro tão amorzinho. A diagramação também está ótima, essa capa é muito bonita e a fonte das lestras está em um tamanho bom.

Indico para qualquer pessoa, mesmo, que queira ler uma boa história. Independente se é do gênero young adult. Vale muito a pena!


Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Gosto muito de YA, no entanto não gosto nada quando os livros são narrados em 3 pessoa... Eu prefiro a história narrada pelos personagens, me faz me sentir mais conectada com a história, sei lá... Realmente é muito bom ver esse amor fofo e inocente, saber que mesmo longe eles querem fazer dar certo e ficarem perto. É o típico livro que eu amaria ler, mas que já não tenho mais tanta certeza pela narrativa mesmo que ela seja feita da forma certa, como é o caso, não me faz ter o interesse :/ Quem sabe eu leia mais para frente, no momento, não é uma escolha que eu faria... Mas a resenha está incrível, parabéns!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Desde que a editora postou sobre esse lançamento nas redes sociais, eu fiquei louca pra ler! Adoro ler Young Adult, é de longe meu genero favorito <3
    Fiquei feliz quando você mencionou que autora tratou sobre família no livro, eu gosto bastante quando a família é mencionada, pois, dá a sensação de que os personagens são mais reais.
    Parabéns pela resenha! Você super me convenceu á ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro mas ate fiquei curioso.... :) E olha que nao sou grande fa do genero! :)

    Ainda bem que a leitura foi fluida e que gostaste assim da leitura... SO nao aprecio muito a narrativa em 3 pessoa porque, ainda que possa ser mais confiavel e imparcial, acaba por ser sempre mais fria, na minha opiniao! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro YA e já tinha me apaixonada pela escrita da autora em A probabilidade estatística do amor a primeira vista.
    Estava esperando uma resenha desse livro e me deparo logo com a sua, tão bem construída e rica em detalhes.
    Gosto de livros com personagens cativantes e que abordam temas familiares e por isso fiquei mais curiosa.
    Quero ler em breve!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu adoro a escrita dessa autora e também li esse livro recentemente. O livro também atingiu as minhas expectativas, ainda mais por ser um YA. Só o que me incomodou foi ter sido narrado em terceira pessoa. Gostaria de perceber um aprofundamento maor sobre cada um dos personagens. E ah, o romance é mesmo muito fofo!

    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Sem sombra de dúvidas, YA é o meu gênero literário favorito, eu acho que gostaria muito da história, contendo assuntos familiares e também acho que adoraria a Lucy também. Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bastante curiosa. Sua resenha apenas me deixou super curiosa haha, espero poder ler logo!
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler esse livro e gostei bastante de ver a sua opinião sobre ele. Gostei de saber que a obra atendeu as suas expectativas e que o final foi condizente com o desenvolvimento da trama. Eu gosto de YA e acredito que esse seja um dos mais fofos. Eu espero que quando eu finalmente ler, goste também.

    ResponderExcluir
  8. Oieeee
    Tudo bom ?
    Não conhecia esse livro, mas adoro YA, por terem temas sempre bem leves.
    Não sei se leria, pois me incomoda quando tem narrativa em terceira pessoa nesse gênero, pois gosto de saber o que cada um dos personagens principais sentem e com essa narrativa fica meio difícil
    Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Li o livro mais famoso da autora e adorei muito. Este aqui está sendo bem divulgado e as criticas que tenho lido, são bem positivas. Que bacana que mesmo com o final previsível, a escrita da autora é que fez a diferença. Quero muito ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Anne,
    Gosto muito de ler YA, me dou bem com o gênero acho que, justamente, por eles não terem um aprofundamento tão grande. Obviamente, gosto de livros profundos e com partes reflexivas, mas sempre intercalo com esse tipo de leitura.
    Estou bem curiosa em relação a essa obra e quero saber como a autora trabalhou o relacionamento dos personagens e como ela atestou o amor deles e que eles nasceram para ficar juntos.
    Anotei a dica e fico muito contente que você tenha gostado.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Anelise, tudo bem?
    Estou doida para ler esse livro, não só porque a diagramação é incrível mas sim porque o tipo de romance que eu mais amo nesse mundo literário é o romance adolescente. Não sei como explicar, é aquilo que você disse dos personagens terem uma inocência que os adultos não têm, é exatamente isso que eu sinto. Os personagens parecem ser incríveis, a trama parece ser muito envolvente e estou super curiosa para saber como vão manter contato apesar de viverem tão longe um do outro. Com certeza está na minha lista de desejados.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Esse livro parece que é mesmo um amorzinho. <3 Adoro o gênero e livros assim sempre me conquistam. Depois de tantos elogios sobre a escrita da autora, me deu ainda mais vontade de conferir a obra. Tenho certeza que vou amar a história do Owen e da Lucy.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gosto muito de YA justamente por essa inocência que você citou. É um sentimento tão puro que não tem como não torcer pelo casal, não é? Esse livro já me chamou a atenção pela sinopse e a capa é simplesmente maravilhosa. Apesar de gostarmos de todos os personagens sempre tem um que a gente se apega mais mesmo, não tem jeito, e pela descrição que você fez do Owen ele parece ser um amorzinho mesmo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu quero tanto ler algo dessa autora! Só leio comentários elogiosos sobre suas obras e sinto que irei amar. A Geografia de Nós Dois me parece uma ótima porta de entrada. Sua resenha ficou perfeita! Amei demais. E vamos combinar que essa capa é muuuito bonita *-*
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olha esse romance me pareceu bem clichê. Mas eu não tinha tido muito interesse em ler esse livro assim que vi a editora anunciando seu lançamentos, mas depois de ver seu ponto de vista fiquei interessada. É capaz que eu compre depois para fazer a leitura ou pegue em ebook mesmo. Me parece ser uma história muito fofinha e gosto de livros assim, mesmo elas ficando naquele clichê. Espero poder ter a oportunidade de ler e resenha-lo no blog. Muito boa sua resenha amiga. Muito bem explicada também. Adorei viu? Já fez uma pessoa ficar interessada para comprar rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/07/novidades-literarias-3.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/07/resumo-do-mes-de-junho.html?m=0

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu gosto muito de livros do gênero, essa pegada adolescente muito me agrada. Isso da inocência dos adolescentes, acho que é quase uma essência que nós, adultos, perdemos quando finalmente percebemos que a vida é muito diferente do que a gente sonhava... E é essa coisa toda que deixa o romance em livros assim ainda mais bonitos <3
    Eu gostei muito de saber que os dois personagens são cativantes, a premissa é bem legal e o livro parece ser bem levinho mesmo.
    Adoro livros "amorzinho" e a dica tá mais do que anotada. Vou ler assim que puder!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Eu também gostei deste livro, mas me decepcionei um pouco. Eu esperava beeem mais dele, sabe? Não sei por que, acho que minhas expectativas cresceram mais pelo fato de eu ter gostado muito de "A probabilidade estatística do amor à primeira vista", e achei que "A geografia de nós dois" seria mais profundo *-* e os personagens não me encantaram tanto :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom!? Eu não sou fã de romances isso é um fato consumado kkk. E o enredo desse não despertou meu interesse ainda mais por ser um rkmace adolescente e com essa inocência que não me convence muito.
    Uma coisa que achei bacana nesse livro foi sua capa e título é mesmo não sendo um gênero que aprecio vou recomendar para as minhas amigas românticas.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Que bom saber que o romance é leve e que a construção dele é um dos pontos altos do livro. A sua resenha é a primeira que leio, não quis me arriscar na leitura antes porque amei um dos livros da autora que li e não achei nenhuma graça no outro, mas pelo jeito esse vale a pena. É muito bom quando a narrativa e os personagens são bem construídos, e gosto quando relações familiares são abordadas. Fico ainda mais feliz por você ter achado o final coerente, vou querer conferir.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Que resenha lindaaa, comprei esse livro hoje e não vejo a hora de lê-lo.
    primeiro porque amoooo o gênero e tenho lido livros maravilhosos nos ultimos dias, e segundo porque só tenho lido elogios e só de ler sua resenha já amo de paixão esses protagonistas, estou cogitando seriamente passar esse livro na frente das minhas outras leituras.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu estou com esse livro para ler aqui em casa e só não peguei ainda por falta de tempo mesmo, porque estou bem ansiosa com ele. Eu amo a escrita da autora e pelo que você falou na resenha eu tenho certeza que não vou me decepcionar com esse livro. Fico feliz em ver que você gostou bastante e que recomenda a leitura, com toda certeza irei ler bem em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Gosto muito de YAs no geral, andei um pouco afastada deles por um tempo. Porém estou com alguns projetos em mente, e para isso estou lendo mais títulos no gênero. Ainda não conhecia A geografia de nós dois, mas não posso negar que a premissa me chamou sim muito atenção. Com certeza colocarei ele na meta de leitura ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Tudo bem com você?
    Adoro livros com esse desenvolvimento mais leve. Que não nos traz muita informação. Que tenhamos que acreditar no autor quando ele diz que é aquilo.
    É um tanto estranho, mas bem gostoso de ler.
    A premissa desse livro me interessou, mas fiquei ainda com um pouco de receio sobre ele.
    Vou procurar saber outras opiniões também para ver se vou gostar mesmo da leitura.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir