Posts Recentes

| Resenha #46 | Wolf in White Van, John Darnielle

21 junho 2016

ISBN-10: 8501104663
Título: Wolf in White Van
Autor (a): John Darnielle
Ano: 2016
Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Record
Gênero: Fantasia / Ficção / Ficção científica / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Bem-vindo a Forte Itália, um jogo de estratégia e sobrevivência. A primeira rodada já vai começar. Depois de sofrer uma lesão que desfigurou seu rosto, Sean Phillips passa a criar jogos em que desconhecidos podem viver aventuras maravilhosas e trágicas. Sua primeira criação é Forte Itália, um RPG no qual ele envia uma cena por correio, e o jogador responde com uma ação. Bem simples. Mas o próprio Forte Itália, o objetivo final do jogo, com suas paredes labirínticas e sua promessa de estabilidade e segurança em meio a um Estados Unidos pós-apocalíptico, é inalcançável. Há apenas duas possibilidades: ou você continua em movimento, ou morre.


Wolf in White Van conta a história de Sean Philips, um homem que teve seu rosto desfigurado devido a uma lesão e que passou a criar jogos de RPG para desconhecidos. A sua primeira criação é o Forte Itália, um jogo no qual ele envia uma ação/cena por correio para esses participantes. No entanto, o Forte itália, o objetivo final, possui paredes labirínticas que promete estabilidade e segurança em meio a um Estados Unidos pós apocalíptico.

Sabe quando você vai com a expectativa super alta e de repente se decepciona de uma forma muito brusca? Foi isso que aconteceu comigo ao ler esse livro. Estava tão empolgada, tão ansiosa para conferir essa história que me parecia ser bem diferente e incomum, que acabei me deparando com decepções.

O livro em si é bom, mas eu esperava que ele fosse mais puxado para o lado do RPG e não focasse tanto assim no protagonista. Você pode me questionar "mas anne, ele é o protagonista, deveria ser assim", pois é, mas não fui com a cara dele, não senti empatia e não sei por que ele não me cativou, então eu estava esperando uma coisa mais voltada para os jogos mesmo. O que me leva a acreditar que o livro vende uma coisa, mas entrega outra.

No entanto, eu gostei do estilo de escrita do autor, achei que ele sabe como contar uma história, pois sua narrativa é bem fluída. A única coisa que acontece, é que para mim, Sean não é um narrador confiável, mas sim muito tendencioso, então preferia que tivesse sido narrado em terceira pessoa. Durante a história, vamos do presente ao passado e a história é contada de uma forma não linear. Acredito que o John Darnielle poderia ter passado menos tempo na cabeça do personagem, mas acho que tudo o que apresentou foi proposital, percebi que a intenção era mesmo algo meio o Elliot de Mr. Robot (se você assiste a série vai entender um pouco).

Em suma, é um livro que cada um terá uma experiência. É uma história bem mais introspectiva devido a personalidade e a condição de seu narrador. Particularmente, me decepcionei e talvez por isso eu não tenha conseguido abrir os olhos e enxergar além do que o autor propunha. Portanto, se a história te interessou, vá ler e tire suas próprias conclusões, porque cada um tem uma bagagem literária e isso interfere bastante nas percepções que temos perante a uma obra.

A diagramação está muito boa, além dessa capa linda, as folhas são grossas e a fonte da letra é bem agradável de se ler. Parabenizo a editora Record pelo trabalho excelente com esse livro. 
Comentários
24 Comentários

24 comentários :

  1. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas tamém achei a capa linda. Apesar de a premissa ser interessante, não parece fazer o meu estilo. Uma pena a leitura não ter satisfeito suas expectativas e é horrível mesmo quando não conseguimos nos identificar com os personagens. Seria melhor então se houvesse mesmo outros pontos de vista. Bom, mas é bem como você comentou: cada leitor pode ter opiniões diferentes, e interpretar a história de outro jeito. Por agora, não penso em fazer essa leitura, mas acredito que deve ser uma indicação ótima para quem procura uma trama semelhante.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Gostei da capa. Já me chamou a atenção por isso.
    Quanto à premissa, não me chamou muito a atenção.
    Acho que é como você disse, cada um terá uma experiência diferente com a leitura. Pra mim não convém no atual momento.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro me deixou com dor de cabeça, sério!!!
    Acho que você tem toda razão quando diz que o livro pode ser interpretado de outra maneira e funcionar melhor para outro tipo de leitor, mas entendo o seu ponto de vista e vou ficar com ele... rs Não me despertou muito interesse.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Anne,
    Assim como a Ivi, essa capa me deu dor de cabeça, acho que não aguentaria ter esse livro em casa, mesmo porque não pretendo ler.
    Veja, ao ler a sinopse, fiquei esperando que sua resenha seria em torno de jogos, como você esperou, e fiquei bem decepcionada - mesmo não querendo ler - em saber que esse não é o foco. Como você disse, a trama parece oferecer peixe, mas entrega tofu.
    Não gostei da premissa e não pretendo ler..
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oie, anne, que pena que o livro te decepcionou, é muito frustrante quando temos expectativas altas e caímos assim. Particularmente acho que eu não gostaria desse livro, em primeiro lugar porque cenários pós apocalípticos não fazem nem um pouco meu gênero e não entendo nadinha de rpg, então seria bem atrapalhada na leitura. E você falou que o narrador em primeira pessoa não é muito confiável, acho que isso seria um ponto que me perturbaria muito

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Confesso que só pela sinopse eu não teria arriscado.
    E depois de ler a suas impressões, tenho certeza que passarei longe. Principalmente depois de ver que o livro decepcionou.
    Mas como você disse, cada leitura é uma experiência.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Olá, sei muito bem como é essa sensação, já passei tanto por isso :(

    Eu não achei essa capa bonita, achei foi bem estranha. Bem, eu não conhecia o livro e a premissa não me agradou e nem me despertou interesse. Depois de ver suas impressões, aí mesmo que não me interessei. Mas gostei de ver a sua resenha bem sincera e mostrando todos os pontos da trama.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tinha adorado a sinopse do livro mas no começo da sua resenha já me desanimei hahaha realmente, acredito que o livro deveria focar mais no jogo, já que a sinopse se baseia nisso, e não no personagem principal. Também fiquei com a sensação que o livro vende uma coisa totalmente diferente do que ele demonstra. Acho que por isso vou deixar passar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Confesso que a premissa do livro não me cativou, não gosto muito de livros de RPG e ao ler sua resenha, mesmo vendo que o mesmo não é tão focado nisso, ainda assim não gostei, principalmente por saber que a história é muito focada no protagonista, e nos pensamentos dele..

    ResponderExcluir
  10. OIe!
    É tão chato quando o livro nos decepciona. Gente como eu fico frustrada com isso. Eu ianda não conhecia esse livro, mas já vi que vou deixar para um outro momento. Quem sabe acabe ficando interessada e eu dê uma chance para a história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!
    Não conhecia o livro ainda, mas achei a premissa interessante. Só fiquei decepcionada por ele não ter te agradado tanto. Uma pena quando isso acontece.
    Apesar de tudo a dinâmica do enredo parece ser diferente do que estou acostumada. Quem sabe no futuro não dou uma chance a ele.;)
    bjs

    ResponderExcluir
  12. OI Anne, vejo mais este tipo de histórias em filmes, não imagino lendo um livro sobre questões assim mas seria legal ver como é ele escrevendo a carta em estilo de jogo. Mas acho que te entendo porque eu iria imagina um jogo enorme e acho que não foi o que realmente aconteceu e não tem sequência né? Também ficaria esperando muita coisa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olha, fiquei curiosa. Eu gosto de narrativas introspectivas assim. Não sei se gostaria desse livro, mas me interessei pela leitura. E gostei também de sua sinceridade, mas mesmo não gostando muito ter recomendado a leitura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Nossa acredita que essa capa me deu agonia quando olhei?hahahaha acho que tenho algum problema.
    Realmente é muito ruim quando temos grandes expectativas com o livro e elas não são correspondidas nos deixando decepcionados.
    Confesso que não fiquei curiosa com a leitura também. Fica para uma próxima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi Anne, a capa do livro e bem convidativa digamos assim se olhasse só para ela sem ler a resenha não imaginava que se trataria de um jogo, a premissa me pareceu incrível , mas quando você falou que você foi com muita expectativa e meio que não era aquilo que você esperava me deixou com o pé atrás, de acordo com o a sinopse o livro tem tudo para ser bom. Fico triste pleo livro não ter te agradado na forma que queria, mas parece que em outros aspectos ele te agradou bastante. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas a capa e a sinopse me deixaram bem curiosa. É uma pena que o enredo e o protagonista não tenham te agradado tanto. Gostei da sua resenha, até porque agora já sei o que esperar da história, já que só pela sinopse também pensei em algo mais relacionados aos jogos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas aí li a sinopse e meus olhinhos brilharam quando vi RPG, por alguns poucos minutos me mantive iludida, rs, mas acho que me decepcionaria tanto quanto você, ainda mais pelo protagonista e narrador ser tão tendencioso e não ter te cativado - tenho a impressão de que também não me cativaria. Com certeza eu acharia muito mais interessante se o foco fosse no jogo, não acho que eu vá ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Fiquei um pouco dividida aqui. Achei a premissa muito boa, e mesmo você tendo falado que não curtiu porque o foco ficou mais no personagem, me pareceu que é uma história mais introspectiva, psicológica. To enganada? Acho que vou procurar mais resenhas desse livro e ver se vale a pena gastar as doloridas com ele ;p

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    O enredo realmente não me chamou atenção, a sinopse também não e o personagem não me parece lá dos muito agradáveis, a capa esta realmente linda e gostei da sua opinião sincera, mas não fiquei afim de ler esse livro, mesmo que o tema pareça intrigante eu não vou coloca-lo na minha lista de leitura...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Anne, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e devo admitir que ele não me chamou a atenção, talvez por ser um gênero bem diferente do que estou acostumada e também pela sua decepção com ele, é uma pena quando isso acontece, mas fazer o que né? as vezes a trama não supre as expectativas mesmo. Por isso eu não leria ele no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Huum, de fato a sinopse nao me chamou muito a atenção e sua resenha só me desinteressou mais, talvez um dia leia só para tirar a duvida, mas nada que queira tirar agora..rsrs

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  22. Apos ler a resenha eu fiquei dividida, o enredo pareceu interessante, mas sua opinião me deixou meio desanimada em ler o livro, Mas como você disse cada um tem que ler e tirar suas próprias conclusões. Quem sabe uma futura leitura? Muito boa sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    É muito chato quando nossas expectativas em um livro são frustradas e além disso não criamos empatia pelo personagem principal né? A temática dessa obra não chama minha atenção, então não leria a referida obra, mas, é como você disse, cada um tem uma experiência né... Enfim! Adorei a sinceridade! Parabéns pela resenha ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  24. Olá! Achei bacana sua resenha! Super direta e isso me alegra bastante! Uma pena que tenha se decepcionado. Mas acontece né! Estou com uma história aqui que acho linda, mas ando brigando com a forma que ela foi escrita. Então sei bem o que você está falando...

    Adorei seu texto. Nota 10!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir