Posts Recentes

#27 O Primeiro Último Beijo, Ali Harris

13 abril 2016

Ficha Técnica:
Titulo: O Primeiro último beijo
Autor: Ali Harris
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Ano: 2016
Páginas: 448
Idioma: português 
Editora: Verus
Gênero: Romance, literatura estrangeira, drama
Livro cedido em parceria com a editora.
Sinopse: “O primeiro último beijo” conta a história de amor de Ryan e Molly, de como eles se encontraram e se perderam diversas vezes ao longo do caminho. Na primeira vez em que eles se beijaram, Molly soube que ficariam juntos para sempre. Seis anos e muitos beijos depois, ela está casada com o homem que ama. Mas hoje Molly percebe quantos beijos desperdiçou, porque o futuro lhes reserva algo que nenhum dos dois poderiam prever… Esta história comovente, bem-humorada e profundamente tocante mostra que o amor pode ser enlouquecedor e frustrante, mas também sublime. Na mesma tradição de P.S. Eu Te amo e Um Dia, O Primeiro Último Beijo vai fazer você suspirar e derramar lágrimas com a mesma intensidade.
Classificação: 4/5 

Uma das minhas metas literárias é ler mais romances. Então estou me jogando de cabeça em todos os que eu acho que eu irei gostar mais. Quando recebi o e-mail da editora a respeito dos lançamentos, assim que bati o olho em O Primeiro último beijo, o quis. 

O primeiro último beijo conta a história de Ryan e Molly e de como se perderam algumas vezes durante o caminho da vida e do relacionamento, mas se encontraram na mesma proporção. Narrado em Flashbacks e em primeira pessoa com o ponto de vista da Molly, vamos sendo guiados por essa história emocionante, bem humorada e tocante, onde vemos um casal feitos para o todo sempre, se perderem. 
É o meu primeiro contato com a autora Ali Harris e fiquei bem contente com o que vi. Em uma narrativa não linear, ou seja, os acontecimentos não são narrado de ordem cronológica, alteram entre o passado, o presente e um passado mais mais distante, somos guiados pela perspectiva da protagonista Molly.

Começamos o livro com o presente. Molly está empacotando suas coisas, porque está se mudando do apartamento. Mas é impossível não chorar ao se lembrar de tantos momentos ali. Molly sempre amou fotografia e isso era a coisa mais gostava de fazerno mundo, desde muito nova criou esse gosto por captar momentos e armazená-los. No começo, o leitor fica meio perdido com a situação, mas com os flashbacks (muito bem produzidos e aplicados na história) vão desmembrando e nos mostrando todas as peças do quebra cabeça chamado "Molly e Ryan".

Eu adorei a escrita da autora, mas creio que não será qualquer pessoa que irá amá-la. Achei suas descrições bem ricas e detalhadas e por ser em primeira pessoa, Ali Harris garantiu que o leitor sentisse toda as emoções da protagonista e foi um acerto da autora, pois me senti bem mais próxima a Molly. Além do mais, a autora não economizou palavras para nos contar essa história.
Ryan também é um personagem muito agradável. Apesar de algumas coisas, não consegui sentir raiva dele. Só consegui compreende-lo e sentir empatia por tudo o que aconteceu. E Molly? Bem, eu amei ela o tempo todo. Quis protege-la, amá-la e cuidá-la. Eu me identifiquei muito com seus pensamentos, com suas decisões, seus dramas e sonhos. Acho que isso tornou a leitura muito particular para mim. Particular e íntima de um jeito bom.

"Não sou mais uma adolescente, e meu coração não pode ficar mais partido do que já está. Quando se passa pelo que eu passei, quando se aposta tudo no amor - e se perde -, nunca se é a mesma de novo. Não de verdade." Molly - Página 9. 

Esse livro é sobre relacionamentos, sobre a vida, sobre decisões e escolhas, sobre bagagem emocional, profissional e tudo mais. Não é um romance comum, ele frustra um pouco o leitor, porque torcemos por uma coisa e não necessariamente conseguimos com que ela aconteça. Eu adorei o final, particularmente, o achei muito coeso com tudo o que a autora nos mostrou durante toda a história. Acho que a coerência é um fator primordial nessa obra.

A diagramação está perfeita. As letras estão em um bom tamanho, acredito que isso tenha sido um fator que me agradou muito, pois toda a diagramação é muito aconchegante. A tradução foi pela pela Sandra Martha Dolinsky e está muito bem feita. Não encontrei nenhum erro de digitação ou de concordância. 

Se você ama romances e principalmente OS BONS, esse livro é perfeito para você. E você? Já leu? Se sim, deixa ai nos comentários o que achou!

Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Olá!
    Já ouvi falar da autora e até li um livro dela mas não consegui concluir a leitura...
    Mas, esse livro me chamou muito a atenção durante a resenha. AMO romances desde que me conheço por gente!
    Gosto de livros que me fazer sentir as emoções, por mais tristes que elas sejam e esse parece ser um desses livro, por isso já estou louca para lê-lo e descobrir o que acontece com Molly e Ryan.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Anelise, eu gostei bastante desse livro, inclusive também resenhei ele ontem no meu blog haha. E assim como você eu também adorei a escrita da autora e o romance é realmente incrivel. Adorei sua resenha, assim como as fotos, e concordo que não é qualquer leitor que irá gostar dos detalhes envolvidos.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Anelise, eu imaginava que seria um romance, só não fazia ideia desta bagagem de reflexão sobre a vida. Achei a capa mega fofa e logo que a editora começou as primeiras divulgações, eu caí de amores. Gostei do jeito que você falou dos personagens e será que eu vou sentir raiva do Ryan?
    Enfim, quero ler sim!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie! Quando vi a lista dos lançamentos fiquei louca por O Primeiro Último Beijo, mas acabei não o solicitando. :c Estou nessa onda de querer ler mais romances também e acredito que essa seria uma obra maravilhosa para impulsionar o gosto pelo gênero. Pela sinopse do livro, não imaginei a carga emocional que ele traria. Sua resenha me deixou com uma empolgação enorme para ler e toda ansiosa para descobrir o que acontece com o casal. Essa capa ficou extraordinária! *-* Gostei de saber que o leitor consegue criar um vínculo forte com a protagonista. Acho esse um dos pontos mais importantes em um enredo. <3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    desejei ler esse livro desde que soube do lançamento, mas acabei não correndo para lê-lo por receio, li um dia e tive uma relação de amor e ódio com ele e acaba que fiquei com medo de sentir o mesmo lendo esse, mas tomando como base suas impressões acredito que não tem erro com esse livro não é mesmo, vou tentar providenciar meu exemplar, tinha pensado em adiar a leitura dele para um momento mais propício, mas depois de sua resenha irei prioriza-lo na medida do possível.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  6. Ai, este livro tem me chamado a atenção pela temática. Sim, as pessoas muitas vezes tem aquela coisa de relacionamento lindo, mas por alguma coisa se separam e ficam as lembranças e como poderia continuar a ser e achoque este livro deve retratar mais ou menos esta questão. Essa é a segunda resenha que leio e fala a mesma coisa em questão de sentimentos. Eu já desejo ler.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Anelise,
    Que resenha mais encantadora *-*
    Estou bastante curiosa para ler esse livro, pois gosto de livros que não são lineares. Acho que toda a história é apaixonante e faz o leitor suspirar. A escrita da autora pareceu ser bastante verossímil, pois permite que o leitor se aproxime dos personagens.
    O único ponto intrigante é que, algumas pessoas, já disseram que a leitura é confusa.
    Acho que a leitura será agradável pra mim, pois temos gostos parecidos.
    Adorei sua resenha, está incrível, como sempre.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anelise.

    Eu já tinha visto algumas postagens sobre esse livro e ameeei de paixão essa capa. É muito fofa! Agora lendo sua resenha, me apaixonei pela premissa da trama. A história parece ser realmente muito boa e não sabia que ele trazia tantas reflexões. Eu gosto muito de um bom romance e espero curtir essa leitura.
    beijos!

    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu também bati o olho nesse livro e o quis, agora está aqui na espera para eu ler kkkkk Bom, como não o li ainda meio que li sua resenha por cima, porque eu gosto de ler as escuras, sabe? :c Bom, mas pelo o que li eu vou gostar bastante da história também, confesso que fico frustrada quando não acontecem as coisas que quero no romance, mas quero ler pra já esse e saber mais sobre.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não conhecia o livro e adorei a carga emocional da obra! Sério, é lindo demais ver como essas obras mexem conosco e nos faz pensar e refletir sobre momentos nossos. É ótimo e fundamental.
    Pelo o que eu pude perceber esse é um livro leve, com uma boa dose de drama, o que eu já gosto também.
    A resenha está bem escrita. E as fotos ficaram um amor, acho que combinou bastante com ela! Parabéns

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Anelise, sabe que desde que eu vi esse livro eu fiquei morrendo de curiosidade com ele? ele parece sim ter uma história encantadora e digna de um bom romance, e é exatamente isso que eu aprecio em um livro. Só posso dizer que sua resenha me cativou mais ainda a tentar ler ele o quanto antes eu conseguir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anne! Tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas o enredo e sua resenha já me fizeram ter uma vaga ideia a respeito do drama presente na história. Estou precisando fazer uma meta de leitura de romances também, pois confesso que não gosto deste gênero literário e gostaria de não ter tanta resistência assim a ler estes livros, mas infelizmente ainda não consigo. No entanto, fiquei bem feliz por você ter dito que a autora escreve de uma forma detalhada, pois isso é uma das coisas que eu mais admiro em livros. Não irei descartar totalmente este livro na minha opção de leituras, pois isso já o fez ganhar um ponto positivo comigo! hahaha Sua resenha está muito bem escrita. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  13. Ah, eu gosto muito de narrativas não lineares! Só isso já me deixou bem animada para conhecer a história. Não preciso dessa meta de ler mais romances não, rs, já amo, leio muitos! Que bom que achou o final coerente, apesar de não ter sido necessariamente como você queria. Já estou com um pouco de medo de não ter um final feliz como eu gostaria, mas vou ler mesmo assim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu não sou uma leitura assídua de romances, eu gosto muito do gênero, mas não é um dos meus favoritos. Mas eu tenho que confessar que adorei a capa, e pelo que vi da sua resenha a autora conseguiu acertar na historia. Fico feliz que tenha gostado da leitura e que entrou de cabeça nesse e não se decepcionou, espero ter a oportunidade de o ler.

    ResponderExcluir
  15. Eu estava pensando em ler este livro, pois também estou tentando ler mais romances. Infelizmente este não é o gênero que mais se destaca na minha estante, mas quero mudar isso hehehe

    Mas o fato da autora ser um tanto quanto detalhista me afastou da obra. Não consigo me prender a histórias com essa característica, principalmente se eu estiver tentando sair da minha zona de conforto!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    A coisa que mais me chama a atenção nesse livro é a capa! Ela tem um quê de romântico, que atiça minha curiosidade. Ainda não li nenhuma resenha (só li suas considerações), sou dessas que não procura saber nada sobre os livros, para que a leitura seja melhor aproveitada. E sua opinião foi muito favorável, acredito que irei amar esse livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ei, tudo bem?
    Não sou chegada a romances, então são poucos que chamam a minha atenção. Só pela sinopse eu não leria o livro, apesar da capa ser bem atrativa, mas a sua resenha despertou a minha curiosidade e parece ser uma boa leitura, visando alguns acontecimentos que tenho passado. Já adicionei a lista e espero poder lê-lo em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Oi flor, sew eu colasse uma meta dessa de ler mais romances, sei que jamais conseguiria realizar...pois eu não sou muito fã do gênero e por mais que eu tente, sempre acabo desistindo.
    Quanto ao livro, achei sua resenha super bem estruturada, e ficou muito legal pois conseguiu trnaspassar tudo que sentiu na leitura, porém vou deixar a dica passar dessa vez.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir