Posts Recentes

[RESENHA] Uma Curva no Tempo - Dani Atkins

23 agosto 2015

Título: Uma Curva no Tempo
Autor (a): Dani Atkins
Editora: Arqueiro
Páginas: 235
ISBN: 9788580414134
Ano: 2015

Sinopse: A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
 A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

"Mas Anne, por que você leu esse livro?" Pois é gente, eu também não sabia o por que de ter comprado Uma Curva no tempo da Dani Atkins. Agosto é o mês do meu aniversário, então destinei uma certa verba do meu salário para comprar livros novos e que eu estava com muita vontade de ler. Uma Curva no tempo não estava na lista de prioridades, mas o submarino sugeriu a leitura e eu comprei, sem ler a sinopse, me baseando apenas e exclusivamente na capa. E hoje, fico muito feliz de ter comprado, pois a obra é muito gostosa de ler e a história me cativou de uma maneira inteligente.

"Deixei escapar um soluço de dor tão brutal que parecia mais um animal que humano em sua agonia. Senti meus joelhos começarem a fraquejar e afundei na grama gelada ao lado do túmulo. Eu tinha ido até ali na esperança de dar voz a todos os meus sentimentos, mas nenhum deles conseguia atravessar a onda fervilhante de dor que me arrastou. Eu havia acreditado que, com o passar dos anos, alcançara um ponto de aceitação, mas percebia agora que tudo o que fizzera fora assar uma fina camada de fingimento sobre uma ferida aberta." 

Uma curva no tempo começa com a protagonista, Rachel, contando sobre como era sua vida antes do acidente e como tudo aconteceu. Vemos todos os amigos reunidos, vemos Jimmy, vemos como ela o amava, mas estava com Matt, vimos tudo isso. Depois, a autora nos apresenta a situação real e atual da nossa querida Rachel. Vemos que após a morte de Jimmy, ela se isolou, se perdeu na tristeza profunda, na melancolia, não ouviu seus sentimentos e simplesmente se afastou de tudo o que um dia considerou mais sagrado. No começo, me identifiquei demais com a Rachel, eu compartilhei e dividi fervorosamente o fardo que ela carregava, da culpa, do remorso. Presa em uma vida frustrada e deprimente, ela vê seu pai se abdicar do tratamento do câncer, que adquiriu por ''causa dela'', vê seus amigos seguindo seus caminhos, ela ali: perdida, desolada e triste.

Para mim, a autora soube dosar bem os acontecimentos e a forma como foi explicado tudo. Quando Rachel se vê ''obrigada'' a prestigiar o casamento de sua melhor amiga, Sarah, ela percebe que precisa voltar a sua cidade natal e enfrentar tudo aquilo que tanto escondeu em seu lugar mais íntimo. Reviver aquelas memórias, aqueles ressentimentos ia ser duro para ela, mas o fez. Voltou para a cidade, recorreu a suas lembranças e se permitiu, mesmo que de forma contraditória, sentir tudo o que havia negado.

Após uma terrível e frustrante noite com seus amigos, na reunião que Sarah havia proposto como sua despedida de solteira, Rachel ao voltar para o Hotel em que estava hospedada, decidiu por puro instinto, que deveria ir para o único lugar que saberia que confrontaria seus sentimentos. O túmulo de Jimmy. E é aqui, amigos, que as coisas mudam drasticamente na trama. "Acontece'' uma coisa no cemitério, e como temos acesso a apenas as memórias e a mente de Rachel, após seu desmaio ao lado do túmulo do melhor amigo, passamos a ver a história por dentro de sua cabeça. Não sabemos se é real essa nova via que ela obtêm, após acordar em uma cama de hospital. No início, não faz sentindo ela ter simplesmente mudado de vida da noite para o dia, e a autora soube muito bem como trazer essas duvidas.

Como se fosse jogada para um universo paralelo, - de certa forma sim, ela foi -, Rachel tenta conseguir respostas. Após cinco anos do acidente, ela tem a vida que sempre sonhou. Era uma jornalista, morava em Londres em um apartamento fino, era noiva de Matt e Jimmy estava vivo! Mas por que ela apenas se lembrava da vida miserável que tinha antes do que ocorreu no cemitério? A partir daqui, a história percorre os caminhos para que Rachel se lembre dos últimos cinco anos, nessa vida paralela que ela não se lembra de jeito nenhum de ter vivido. Todas suas lembranças são aquelas tristes e frustradas e ao ver que seu pai não tinha câncer e que Jimmy estava vivo, ela surtou e a confusão da protagonista, foi passada para o leitor.

[SPOILER ZONE]
Percorremos caminhos e caminhos para descobrir a verdade. Por um momento, achei que a morte de Jimmy tinha sido uma grande metáfora pelo rompimento da amizade dos dois, mas quando a autora nos apresenta a real verdade sobre o que aconteceu, eu me senti tão enganada. A coisa estava tão óbvia e eu não havia percebido. Aquela vida maravilhosa que Rachel estava vivendo, se passava realmente dentro de sua cabeça. Tudo o que aconteceu, todos os momentos com Jimmy, com seu pai, naquela nova vida, naquele universo paralelo, era fruto da sua inconsciência. E foi quando a autora começou a alternar os fatos reais, onde Rachel se encontrava em coma e seu pai ao lado autorizando o desligamento dos aparelhos, e ao mesmo tempo, Rachel se casava com seu amor verdadeiro, eu entendi tudo. Foi um tiro no meu peito.

A verdade é que Uma curva no tempo foi uma deliciosa surpresa. Li em menos de 24 horas e me permiti sentir todas as sensações que a história me proporcionou. Por isso, se você tiver a oportunidade de ser essa história tão incrível, não perca a oportunidade.

Comentários
49 Comentários

49 comentários :

  1. um livro de superação tbm n me arrependi de comprar o livro tbm!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito esse livro, ele deve ser encantador. Assim que eu tiver a oportunidade vou ler.

    ResponderExcluir
  3. :/ Não tenho muita vontade de ler! Quem sabe um dia, mas não no presente momento.
    Mas que legal! Parabéns "atrasado ou adiantado". E que bom que a sugestão do site te agradou. :D

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é feito para aqueles que quer refletir alem de quando li o final fiquei surpreendida com o que a autora fez, a verdade estava na minha cara o tempo todo.
    no começo fiquei com medo de me arrepender de ter comprado o livro mas assim que fui me envolvento eu vi que super valeu apena ler pagina por pagina.

    ResponderExcluir
  5. Olá, nossa eu estou muito interessada em ler esse livro, vejo muitos comentários bons sobre ele, eu acho a capa linda também mas foi muita coragem sua comprar sem ler a sinopse, eu não consigo! gostei da sua resenha mas a parte que mais gostei foi... Spolier Zone, me mostrou uma coisinha que eu ainda não sabia e aumentou meu interesse no livro, valeu mesmo =D

    ResponderExcluir
  6. esse livro foi um dos quais me fez quebrar a cara kkkkkkkkkkk eu julguei pela capa e a história é foda.

    ResponderExcluir
  7. OI anne!
    Que bom que livro foi uma boa surpresa pra você! Eu não consegui sentir empatia com a Rachel, a achei bem chatinha do começo ao fim, mas o final! QUE FINAL, hein?! Muito digno e por isso o livro não foi de todo o ruim para mim!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou esse livro nesse exato momento. Até pulei a parte dos spoiler para não acabar com a surpresa da leitura. Eu li críticas positivas e negativas, o que me deixou com receio de ler. Fico feliz que você tenha gostado, sinto-me mais animada em continuar a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Anelise!!
    Mesmo lendo o spoiler, estou intrigada com a trama. Não conhecia a obra, e pela sua resenha pude sentir o quanto ela te tocou.
    Adicionando já para a lista dos desejados.
    Beeijoss

    ResponderExcluir
  10. Olha todos comentam muito bem sobre esse livro.
    Eu o comprei logo após ver algumas resenhas e pretendo ler assim que tiver mais tranquila em relação as parcerias, porque eu ando um pouco atolada, mas mesmo assim gostei bastante de tudo que colocou em sua resenha. Me chamou bastante atenção também. Espero ter a oportunidade de ler meu livro em breve. Espero gostar bastante, porque me parece ser um livro muito envolvente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-vale-das-borboletas.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Ane
    Eu amei esse livro. O final foi incrível. Dani soube brincar bem com os leitores!
    Top sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já li algumas resenhas positivas e outras negativas sobre o livro, então confesso que fico meio em cima do muro.
    Talvez o leia por curiosidade, mas não no momento.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca para ler esse livro.
    A premissa é realmente muito linda, super minha cara :D
    E caramba, vc leu em 24 horas, deve ser realmente bom.
    O tema abordado me agrada muito, tenho certeza que eu vou me emocionar lendo o livro, sou assim kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Ane-flor,
    Adorei sua opinião. Eu pulei a parte do spoiler, porque pretendo ler a obra, mas gostei muito de saber que a autora soube desenvolver o enredo e a proposta com maestria, de um modo que nos colocamos no lugar da protagonista. A mensagem desse livro, tenho certeza, é marcante (rs). Em pensar que o adquiriu só pela capa, hein? Haha. Acho que você teve sorte.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estou doida para ler Uma Curva no Tempo! Acho que a história tem tudo para me agradar.
    Gostei dos pontos que você ressaltou na resenha, mas confesso que pulei a parte do spoiler rs.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Oi! Estou morrendo de vontade de ler esse livro... Você nem imagina! Pelos comentários que tenho ouvido sobre ele, realmente é uma história fascinante!! Além disso, a capa é perfeita! Adorei a sua resenha.

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Anelise, eu sou louca para ler esse livro, desde o lançamento dele eu tenho o sentimento de "preciso desse livro!" sabe? haahah Sou apaixonada pela capa dele, e a premissa me chama muito atenção!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem fofo, mas sempre evito ler livros muito tristes, porque sempre acabo ficando de ressaca literária. E sei o que é comprar o livro só pela capa, rs.
    Essa coisa de "área de spoiler" não funciona comigo. Sou muito curiosa e sempre leio, mesmo não querendo hehe
    Eu ainda não conhecia seu blog, mas adorei e estou seguindo. Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. nao dava nada pelo livro, mas ai uma amiga acabou me contando toda a história... e pasmem! eu quero ler msm sabendo o segredo da história xD

    ResponderExcluir
  20. Venho querendo ler este livro ja faz algum tempo que capa mais graciosa achei super fofa , mais o que me fez querer lê-lo definitivamente não foi a capa e sim as criticas muito positivas a respeito dele , seu spoiler me deixou chocada e agora necessito realmente ler este livro
    Adorei sua resenha
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Oi, não estava muito interessada no livro, achei que fosse uma história completamente diferente, olhando pela capa. Mas adorei sua resenha. E fiquei bem curiosa sobre o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Ooi,
    Estou a um bom tempo com o livro me esperando e ainda não consegui fazer a leitura. Espero gostar assim como você.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu tive oportunidade de ler esse livro e assim como você me baseei apenas na capa e fui conquistada completamente.
    A Rachel não é a personagem mais cativante do mundo, mas amei a história dela e fui enganada também sobre o que realmente estava acontecendo, eu imaginei tanta coisa, até achei que tinha uma dose de fantasia na história, mas não, era algo obvio e eu não pensei nisso kkkkk Enfim, eu fiquei feliz em ver que você também leu e gostou dessa história maravilhosa.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Esse livro parece ser tão lindo,
    não posso ler livros assim que me emociono.
    Esta obra está na minha listinha desde quando lançou e vou comprar agora na bienal.
    Sua resenha só me conquistou mais, estou convicta que irei ler esse livro!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  25. Tanta gente fala desse livro e são opiniões tão diversificadas que nem sei ao certo o que achar.
    No momento ele não me atrai, mas que bom que ele funcionou para você.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. Ei Anelise,
    Acho que compraria esse livro pelo mesmo motivo que seu, ele é lindo!
    Não conhecia a história dele e fiquei maravilhada por este livro trazer essa novidade em seu enredo, já esta na minha lista.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  27. Oiee, eu já vi várias resenhas desse livro, haha, sempre cm elogios para a escrita da autora, eu sinceramente n consigo ficar com vontade de ler, hha :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  28. Oie :D
    Estou com o livro aqui e só esperando a hora de poder ler, realmente parece um livro bom :D
    Parabéns pela otima resenha
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ahh, estou louca por esse livro desde o seu lançamento. Parece ser exatamente o tipo de leitura que eu irei amar fazer. Sua resenha só confirmou minhas crenças: preciso dele pra já! Mas vou diminuir a pilha de livros não lidos antes porque senão a bola de neve só cresce.
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Anne, tudo bem?
    Eu AMEI este livro, mas olha, ele quebrou meu coração, mas de uma forma boa digamos assim, pois fiquei triste e feliz com o que aconteceu.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  31. Li várias resenhas do livro, e não vejo a hora de poder lê-lo. *-* Eu adorei a trama, parece fofa demais, espero não me decepcionar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    Eu infelizmente não gostei desse livro. Eu achei a narrativa emocionante, mas confesso que já imaginava aquele final na metade do livro. Além disso, achei a Rachel muito chata e não me emocionei com ela.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    Esse livro está sendo tão comentado que não não tem como não ficar curiosa sobre a história! Já li resenhas positivas e negativas e isso só me deixa com mais vontade de ler. Essa espécie de viagem no tempo, ou universo paralelo, não sei, é um assunto que gosto bastante em livros, sem contar que a capa é linda!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Li o livro e tbm achei maravilhoso.
    Também não desconfiava de nada e como vc disse o final foi um tiro no peito.
    Chorei horrores com esse livro e tive uma ressaca daquelas
    Recomendo a todos a leitura

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. oi ^^
    gente tive de ler o spoiler pq olha tava muito curiosa. um tiro no seu peito? senhor to chocada, acho que se eu fosse mesmo ler o livro eu tinha chorado horrores. não é uma das leituras que me empolgam, mas eu acho que talvez um dia eu leria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  36. Oi Ane, sua linda tudo bem
    A vida é assim mesmo, em um segundo tudo muda. Por isso estou torcendo para que depois que ela acordou, seja uma segunda chance. Mas tenho a impressão que algo vai acontecer, pois mudar o desfecho da nossa história trás consequências. Estou curiosa para saber desse mistério. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Tenho um livro parecido com esse, com uma 'vida paralela', garota replay, e achei bem interessante esse que indicou, pois parece ser mais real e mais triste hahaha.
    Vou adicionar a minha lista de leituras, parece ser muito bom o livro

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    Eu tinha gostado bastante da capa e esse seria o fator fundamental para eu ler o livro, mas depois de ler sua resenha percebi que ele tem mais que uma capa bonita.

    ResponderExcluir
  39. Achei muito interessante todo o enredo construído, e pelo visto após páginas e páginas seremos bombardeados com uma mega reviravolta!
    Mesmo não sendo do meu gênero favorito eu acho que leria esse livro de boa.
    Parabéns pela resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  40. Oii, tudo bem?
    Ultimamente eu tenho visto muitas resenhas desse livro e muitas pessoas tem gostado. E sim, eu li o spoiler, e ai meu deus. Tenho certeza que se/quando eu ler o livro eu vou chorar horrores.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oie Anilise!!
    comprei Uma curva no tempo na semana passada, e chegou hoje.
    estou bem curiosa com a leitura, espero lê-lo o mais rápido possível kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  42. Olá, tudo bem?

    Ainda que sua resenha tenha sido positiva, não bfiwuei muito interessada na premissa do livro. Não sei, esse lance de desmaiar e acrdae em uma nova vida não me conquistou muito. Vou deixar a indicação passar

    Beijo!

    ResponderExcluir
  43. Não li a parte que conté spolers,mas o que li antes me deixou extremente desesperada para ler o livro!! Eu me identifico muito com personagens que param suas vidas em função do sofrimento,tenho levado a vida assim a alguns anos,e ler sobre isso,ver a história se desenvolvendo,seja ela como for me fa repensar na minha vida,então,preciso conhecer a história de Rachel!!! Obrigada pela linda resenha,porque já tinha ouvido algumas blogueiras falarem desse livro,mas sempre em como ele era triste e coisas do tipo... Agora,definitivamente cou comprá-lo e lê-lo o mais rápido possível!!

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    A história me pareceu bem interessante e que prende o leitor.
    Gosto de livros que façam entrar na história e me passem uma mensagem.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Geeeente! Mas esse livro parece ser incrível! Amei sua resenha, me deu muita vontade de conferir o que acontece no cemitério e como tudo muda. Tive uma sensação do filme "De repente 30", dos fatos que ficaram esquecidos. Depois vou procurar e ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  46. Olá

    Olha, eu chorei tanto ler esse livro e da mesma forma que VC ele me impressionou.
    Ai ai, só de ler a resenha meu coração palpitou RS

    Ótima resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi Anelise,
    Eu li o spoiler hehehehe. Diferente de muita gente isso nao afeta a minha leitura. Inclusive, na maioria das vezes faz eu querer ler mais ainda. Esse livro parece realmente ser muito interessante e a dica está anotada. Ótima resenha.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá,
    Adorei a resenha, é um dos livros que amei a escrita e como foi conduzindo a história da Rachel. Realmente, é muito linda e fofa e mais ainda é a desfrutar dessa viagem maravilhosa!

    Aguardo a sua visita!
    Muitos Livros e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir